Por Isadora Teixeira
Ao longo do ano de 2020, a área da gastronomia precisou se reinventar de inúmeras maneiras. As opções de delivery ou take away eram as únicas realidades para esse mercado em um primeiro momento da pandemia. Ainda que a situação de hoje em dia seja de preocupação e cautela por causa do coronavírus, os eventos estão voltando e se adequando a todas as medidas de proteção e claro que os festivais de gastronomia já entraram nessa.
Após seis meses, a Feira Carioquíssima aconteceu na Praia Vermelha, zona Sul do Rio, nos dias 24 e 25 de outubro e foi um grande sucesso. Agora, em novembro, mais um evento de gastronomia na rua vem chamando a atenção do público: Degusta Tijuca. Além de marcar também a inauguração de um novo espaço para eventos em uma área popular e de fácil acesso no bairro, a Arena Tijuca.
Idealizado por Otto Grunewald, promotor cultural e dono do restaurante Otto, que é referência na região, o novo projeto vai tomar conta da Rua Uruguai por três dias, de sexta (20) à domingo (22), e expor 25 tendas de comidas e bebidas. Entre elas, as novas marcas da área, como a Wursteria, uma nova casa alemã que ganhou sua fama na própria Rua Uruguai, e o exclusivo Manda!, um restaurante não tão grande de comida brasileira. Além disso, o festival contará com o famoso Bar do Adão com seus pastéis, o centenário Bar do Luiz e o tradicional Angu do Gomes.

Não esquecendo do Dia da Consciência Negra, a festa contará com o curador gastronômico do Degusta Tijuca e jornalista, Pedro Landim, trazendo ao evento também as iguarias com influências africanas e da culinária brasileira, como a essência do Cheirinho de Dendê, a deliciosa comida baiana de Rosa Perdigão, o melhor acarajé de São Sebastião do Rio de Janeiro, como muitos dizem, e o Caldo da Nêga trazendo os mais saborosos bobós, feijões tropeiros e mais algumas surpresas.

De acompanhamento para todas essas delícias, a Heineken, parceira do evento, também estará presente. Para quem preferir cervejas artesanais, terão as opções de Eisenbahn e Baden Baden. Além de cervejas, o evento incluirá os vinhos em taças e drinques elaborados com a cachaça artesanal fluminense 7 Engenhos. Todas as bebidas alcoólicas a preços que irão variar entre R$ 3,50 a R$ 30,00. Além dos comes e bebes, a música não poderia ficar de fora e um palco para shows de todos os ritmos será montado na Arena, tocando do jazz à black music.

O Degusta Tijuca terá entrada franca e contará com todos as medidas de segurança necessárias exigido pela Covid-19: distanciamento lateral, uso obrigatório de máscara para todo o público, álcool em gel espalhado em todos os pontos de venda de tickets e nas tendas, além da medição de temperatura na entrada do evento.
O evento ocorre na sexta e sábado, dias 20 e 21, de 12 às 22 horas, e domingo, dia 22, das 11 horas às 21 horas. A Arena Tijuca fica localizada na Rua Uruguai, entre a Avenida Maracanã e a Rua Conde de Bonfim.