
Por Lucas Furtado Isaias
O cantor e vocalista da banda Totem e o Tabu, Victorvines, participou da série de lives que o Núcleo Artístico Cultural da FACHA (NAC) está realizando em seu perfil no Instagram. Na entrevista à Maria Eduarda Sampaio, no dia 15/11, ele falou sobre o surgimento da banda que tem a mistura de tons da música popular brasileira com o psicodélico.
A banda já se apresentou no pátio da FACHA por duas oportunidades no Foguetinho Cultural. Victorvines relembrou com carinho destas experiências: “tocar num ambiente que não há um show, especificamente, e captar as reações das pessoas que não estavam esperando por passar por ali, botar um som e dar esse feedback pra gente foi uma experiência massa”, afirmou animado em sua terceira participação em eventos do núcleo.
O vocalista também falou sobre o nome da banda que surgiu na fase de cuidado de sua saúde mental em sessões de psiquiatria e no começo do trabalho profissional como médico. “Foi um momento buscar o cuidado da saúde mental e a psicanálise supriu bastante esta angústia e um dos exercícios era escrever e levar para a terapia e começou o trabalho musical daí, foi o momento que tinha retomado a música. Eu comecei a estudar música pequeninho e parei durante a faculdade e voltei depois tomando uma proporção maior”, relatou Victorvines que trabalha em Terapia Intensiva, além de ser músico.

VictorVines também deu dicas para quem quiser começar sua trajetória em uma banda. Disse que a vontade de fazer é importante, em tempos de acesso à informação com rapidez, também estar ao lado de pessoas que pensam de maneira progressiva com a arte e esteja com vontade de fazer e ousar na música são elementos importantes na área da música. O vocalista do grupo antecipou que em 2021 a banda lançará um EP e pretende realizar uma live com todos os seus sucessos.
O Núcleo Artístico Cultural da FACHA desde abril vem realizando transmissões ao vivo em seu perfil no Instagram (@nacdafacha) com convidados das mais variadas áreas do cenário cultural falando de seus trabalhos, de suas trajetórias e tudo que cerca os seus projetos. O NAC encerra as lives de 2020 com esta programação e seguirá esse trabalho em 2021, com o retorno das aulas.