Após quase 25 anos, Tivoli Park retorna trazendo pedacinho da história do Rio

Por Valentina Sulam

Crédito imagem: tivolipark

Seguindo a mesma onda de nostalgia dos cinemas drive-in, os cariocas ganharam mais um espaço para diversão. Sucesso nas décadas de 1970, 1980 e 1990, o Tivoli Park está de volta, dessa vez com novo endereço. A estrutura instalada ao lado do estacionamento do shopping Via Parque, na Barra da Tijuca, conta com uma área de 50 mil metros quadrados, que foi inaugurada no dia 10 de outubro, em fase de pré-lançamento para o Dia das Crianças.

Com brinquedos que marcaram gerações, incluindo os originais Bicho da Seda (uma espécie de carrossel em alta velocidade com gôndolas para duas pessoas) e Barco Viking, o parque oferece 20 atrações, entre elas, a maior pista de bate-bate do Rio, com mais de 200 m², passatempos exclusivos como Moveit, Terminator, Kataclisma e Comic Show, e os tradicionais Evolution, Kamikase, Taga Disco, Tele Combate, além da roda gigante panorâmica, todos totalmente adaptados para os padrões atuais de segurança. E ainda tem novidades vindo por aí: a Looping Star, maior montanha-russa itinerante da América Latina, e outras atrações populares como a famosa Conga, o Castelo do Terror e a Casa do Terror, poderão ser conferidas pelo público em breve.

Os pequenos também não ficam de fora. As crianças podem curtir brinquedos lúdicos como Carrossel, Trenzinho, Pistinha, Jumbos Voadores, Aviãozinho e as mini montanhas-russas Abelhinha e Ligeirinho.

Vale lembrar que todos os protocolos de proteção contra a Covid-19 estão sendo respeitados, com uso obrigatório de máscara por funcionários e visitantes, medição de temperatura no acesso ao parque e totens de álcool gel espalhados pelo local. Por ordem da prefeitura, a capacidade máxima foi reduzida a 5 mil pessoas por dia e todos os brinquedos serão higienizados após cada uso.

À frente do projeto de reabertura, que resgata um pedaço da história da cidade, com o slogan “É tempo de viver e reviver o melhor…”, está o empresário cultural do entretenimento, Frederico Reder, referência no eixo Rio-São Paulo.

História

Em uma época em que não havia internet, a cidade não tinha grandes shoppings centers e a vida cultural era fortemente vinculada a ambientes externos, Orlando Orfei, famoso empresário do ramo do entretenimento, inaugurou, em 1972, o Tivoli Park da Lagoa, onde hoje fica o Parque dos Patins. Nesse período, o único concorrente era a Divertilândia, situada em São Conrado, bairro de difícil acesso. O nome foi uma homenagem ao parque de diversões dinamarquês Tivoli, em Copenhague, considerado o segundo mais antigo do mundo.

Após a adoção do sistema de passaporte, o auge veio nos anos 1980. Os festivais como o “Festival do Sorvetão”, que, no verão, dava direito a um sorvete para quem comprasse o passaporte, atraiam bastante público e o Tivoli se tornou um dos principais pontos de encontro dos jovens cariocas.

A década de 1990 não foi tão próspera. Entre outros problemas, alguns acidentes levaram a Prefeitura do Rio a fechar o Parque em 1995.

Legenda: Nas fotos, o Tivoli Park da Lagoa nas décadas de 1970 e 1980; o circense Orlando Orfei, fundador do parque, e brinquedo em funcionamento após a reabertura, com todos os visitantes usando máscara para proteção contra a Covid-19

Informações de serviço

Endereço: Av. Ayrton Senna, 3.000 – Ao lado do estacionamento do Via Parque – Barra da Tijuca

Horários: Sábados, domingos e feriados: de 14h às 22h. Quintas e sextas: de 17h às 22h

O passaporte pode ser adquirido em Sympla.com.br (combo ou individual) ou na bilheteria do parque (apenas individual). Crianças com menos de 2 (dois) anos entram gratuitamente, apresentando documento (certidão de nascimento, ou documento oficial com foto) na portaria.

Formas de Pagamento Bilheteria Tivoli: Cartão de Débito, Crédito e Dinheiro. Compras para o mesmo dia precisam de, no mínimo, 3h de antecedência para validação.

BLACK TIVOLI: Promoção válida durante o mês de novembro*

. Sáb, Dom e Feriado – 2 passaportes por 149,90

. Quintas e Sextas – 2 passaportes por 119,90

. Individual: R$ 99,99

* Preço correspondente a lote promocional, disponível por tempo indeterminado. Consulte a disponibilidade.

** O passaporte é válido apenas para brinquedos. As barracas de habilidade (tiro alvo, bilhar, etc), alimentos e bebidas são vendidos à parte.

*** O parque reserva o direito de pausar o funcionamento das atrações por motivos climáticos ou de manutenção.

Para mais informações, acesse: www.tivolipark.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s