Agatha e Duda levam a quarta etapa e empatam embate com Ana Patrícia e Rebecca pelo título brasileiro.

Duplas olímpicas do Brasil fazem duelo acirrado dentro do campeonato nacional e mostram estarem afiadas para os jogos de Tóquio.

Por Armando Edra e Rodrigo Glejzer  

A quarta e penúltima etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Open 20/21 ocorreu entre os dias 19 a 22 de novembro no complexo do Centro de Desenvolvimento de Vôlei (CDV) em Saquarema. O público continuou proibido de frequentar as partidas devido os protocolos contra a pandemia do coronavírus, mas pode acompanhar todas as partidas seja pelo Canal Vôlei de Praia TV, durante as fases preliminares até as quartas de final, ou pelo SporTV, exclusivamente exibindo a semi e a final.  

O primeiro dia de competição (19) seguiu quase o mesmo modelo das etapas anteriores com diversas duplas disputando o qualifying em busca da oportunidade de se juntar às 12 melhores duplas ranqueadas nacionalmente com 8 vagas a serem conquistadas. Com isso Rita/Aninha (RJ/SE), Talita Simonetti/Victoria Strehl (CE/RS), Izabel/Teresa (PA/CE), Danni Neves/Thais (MS/RJ), Thainara/Carol (RN/PR), Tory/Ana Luiza (CE/SC), Flávia Moura/Bárbara Ferreira (RJ) e Beatriz/Maria Fernanda (RJ) venceram suas partidas e avançaram para a fase de grupos. Devido a algumas atletas terem testado positivo para a Covid-19, ao chegarem na “bolha” criada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), ocorreram algumas mudanças em certas duplas. Tainá e Juliana formaram uma dupla temporária em razão do afastamento de suas respectivas parceiras, Victoria e Josi, enquanto Cacá Richa  convidou Fabrine para competir conforme  sua parceira, Juliana Simões, se mantém isolada das demais jogadoras. 

Todas as partidas dos grupos desenrolaram-se na sexta (20) com 16 vagas em disputa para as oitavas de final. A surpresa fica por conta de Bárbara Seixas (RJ) e Carol Horta (CE) conseguirem a melhor campanha ao vencerem seus dois jogos e manterem uma PA (média entre os pontos marcados pelos pontos sofridos) maior do que favoritas, que também venceram suas duas partidas, como Duda/Agatha (SE/PR), Ana Patricia/Rebecca (MG/CE), Talita/Carol Solberg (AL/RJ), Thamela/Elize Maia (ES/ES) e Andressa/Vitória (PB/RJ). Completam as classificadas as duplas Val/Viviam (RJ/PA), Hege/Angela (CE/DF), Victoria “Tory”/Ana Luiza (CE/SC), Talita/Victoria (CE/RS), Taiana/Paula Pequeno (CE/SP), Andrezza/Rosimeire (AM/AL),  Érica Freitas/Thati (MG/PB), Aline/Neide (SC/AL), Rafaela/Jéssica (PA/PA)  e Tainá/Juliana (SE/CE)  que apesar de terem perdido um de seus jogos, conseguiram manter uma média de pontos maior que as demais concorrentes às últimas vagas.  

Talita ataca observada por Carol Solberg – Foto: Wander Roberto/Inovafoto/CBV

O sábado (21) reservou as emoções para as oitavas de final. Com facilidade, as duplas olímpicas, Duda/Agatha e Ana Patricia/Rebecca, garantiram vagas na próxima rodada ao vencerem ambos os seus jogos por 2 a 0. Talita/Carol Solberg, Thamela/Elize Maia e Andressa/Vitória também confirmaram o favoritismo e venceram suas partidas sem ceder nenhum set, além de Bárbara Seixas/Carol Horta ratificarem o bom momento ao baterem Andrezza/Rosimeire por 2 a 0 (21/15, 21/10). Fecham as quartas Hege/Angela, em sua melhor campanha até agora no circuito, e Érica Freitas/Thati. A competição seguiu no mesmo dia, à tarde, com Duda/Agatha eliminando Hege/Angela por 2 a 0 (21/11, 21/18) , Talita/Carol Solberg derrotando Bárbara Seixas/Carol Horta pelo mesmo placar (21/17, 21/15) e Thamela/Elize Maia e Ana Patricia/Rebecca sofrendo muito para bater, de virada, respectivamente Andressa/Vitória (15/21, 21/17, 15/12) e Érica Freitas/Thati (21/23,  21/18, 15/11). 

As semifinais aconteceram no domingo de manhã (22) começando com o triunfo de Duda e Agatha contra Thamela e Elize Maia. Apesar do primeiro set disputado, terminado a favor em 23/21, as campeãs da segunda etapa não tomaram conhecimento das adversárias no segundo set e garantiram a vaga com um tranquilo 21/11. Desta forma se mantém o hábito de ao menos uma das duplas olímpicas estar presente na final de cada etapa do circuito. No entanto, não teremos outra “final olímpica” pelo título da quarta etapa já que Ana Patrícia e Rebecca não conseguiram segurar Talita e Carol Solberg e acabaram eliminadas com direito a um surpreendente atropelo no segundo set (22/24, 14/21). 

Na decisão do terceiro lugar, Ana Patrícia e Rebecca superaram Thâmela e Elize também por 2 a 0 (21/16 e 21/19) e conquistaram o bronze. Mais uma vez, o público não esteve presente devido às restrições por conta da pandemia do coronavírus, mas alguns fãs do vôlei de praia tiveram a oportunidade de acompanhar os duelos por meio da “Arquibancasa”, um sistema que exibia os torcedores em telões espalhados pela quadra, onde interagiram com o animador e participaram de ações nos intervalos das partidas. 

De baixo de uma forte chuva que caiu em Saquarema na noite deste domingo,a  final foi vencida por Ágatha e Duda, que fizeram uma partida impecável para conquistar o título da quarta etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia. Com parciais de 21/12 e 21/11, a dupla derrotou Carol Solberg e Talita. Ágatha chega agora a 15 títulos de etapas de Open, e ainda foi o destaque do jogo final, escolhida como a melhor do confronto em eleição dos internautas. Após a quarta decisão consecutiva na temporada nacional, a medalhista olímpica destacou o foco do time em corrigir os erros, e mostrar evolução a cada torneio. 

“Esta foi a quinta final que fizemos. Foram os quatro eventos do Circuito Brasileiro, e ainda jogamos o torneio na Holanda em setembro. Nós estamos ficando insatisfeitas com nossos erros, não estamos nos acomodando, é o nosso combustível. A cada etapa nós analisamos o que não funcionou e voltamos a trabalhar nisso. Enfrentamos um time muito forte e experiente, usamos uma tática surpresa e deu muito certo”, comentou Ágatha ao Sportv. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s