Confira os enredos das escolas de samba do grupo especial do RJ

Por Maria Luiza Queiroz 

A maior festa do planeta, o Carnaval, obviamente também sofreu seu momento de incertezas diante da pandemia, as escolas de samba, que nessa altura do campeonato já estariam em alto ritmo de produção para os desfiles do ano que vem, ainda não tinham noção das datas dos desfiles até o último dia 16 de novembro quando finalmente a LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba) decidiu em plenária que o Grupo Especial irá desfilar nos dias 10 e 11 de julho, isto é, se houver vacina até a data definida.   

 Apesar das incertezas sobre quando ou se irá ocorrer o Carnaval de 2021, a maioria das escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro já teve seus enredos divulgados para o próximo desfile, exceto a Mangueira. Quanto aos enredos, pode-se notar a grande alta dos temas afros, inclusive em escolas que há tempos não tinham esses modelos de desfile passando pela Marquês de Sapucaí, como Portela e a Mocidade Independente de Padre Miguel.  

O Carnaval 2021 também será marcado pela quantidade de assuntos atuais que trarão à tona discussões extremamente necessárias e críticas. Dentre tantas discussões que o carnaval propõe, destaca-se o racismo, tema atual que será levado a Marquês de Sapucaí para que o Brasil e o mundo enxerguem e discutam tal problema.  

Confira abaixo os enredos das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro:  

 Acadêmicos do Salgueiro  

A academia do samba apresenta “Resistência” para o Carnaval 2021, a escola do carnavalesco, Alex de Souza, entrará na avenida falando sobre a vida dos pretos que por si só é um ato de resistência. A escola carrega uma tradição em enredos afros.   

Sinopse completa: http://www.salgueiro.com.br/carnaval-2021/   

Beija-Flor de Nilópolis   

O enredo “Empretecer o Pensamento é Ouvir a Voz da Beija-Flor” é a aposta dos carnavalescos Alexandre Louzada e Cid Carvalho. Um enredo escrito coletivamente com os membros da própria escola, que propõe quebrar os estereótipos dos pretos.   

Sinopse completa: https://www.beija-flor.com.br/post/empretecer-o-pensamento-%C3%A9-ouvir-a-voz-da-beija-flor-sinopse   

Grande Rio   

 A vice campeã do Carnaval 2020, com “Tatalondirá – O Canto do Caboclo no Quilombo Caxias”, mantém o estilo. Dessa vez apresenta “Fala, Majeté! Sete Chaves de Exu”,  falando da entidade cultuada no Candomblé e Umbanda. Os carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora pretendem conquistar o primeiro título da agremiação.   

Sinopse completa: https://www.carnavalesco.com.br/confira-a-sinopse-do-enredo-da-grande-rio/   

Imperatriz Leopoldinense   

 Campeã da Série A do Rio de Janeiro, a Imperatriz sobe ao Grupo Especial trazendo a carnavalesca Rosa Magalhães de volta à escola. Rosa foi a responsável pelo último título da escola em 2001, exatos 20 anos depois tenta tirar a escola do Jejum com o enredo “Meninos eu vivi… Onde canta o Sabiá, onde cantam Dalva e Lamartine” em homenagem ao carnavalesco Arlindo Rodrigues 

 Mais sobre o enredo da Imperatriz: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2021/noticia/2020/10/23/imperatriz-leopoldinense-vai-homenagear-o-carnavalesco-arlindo-rodrigues-no-proximo-carnaval.ghtml   

Mangueira   

A verde e rosa ainda não fez a divulgação do enredo para o possível carnaval de 2021, a escola é a única do Grupo Especial que ainda não tem o tema definido. 

Mocidade  

A Mocidade Independente de Padre Miguel leva Oxóssi para a avenida, padroeiro da escola e responsável pelo toque da “não existe mais quente”, bateria da verde branco da zona oeste, “Batuque ao caçador” é a volta da Mocidade à temática afro, a escola não adotava este tipo de enredo desde 1976. 

Paraíso do Tuiuti   

 Paulo Barros, o nome da Tuiuti para 2021, apresenta “Soltando os bichos” como enredo da escola. Nome conhecido no Carnaval carioca por grandes desfiles, Paulo sempre cria expectativas e uma ansiedade pelas surpresas nos foliões.  

 Sinopse completa: http://paraisodotuiuti.com.br/enredo/   

Portela   

 A maior campeã do Carnaval carioca traz o primeiro enredo com matriz afro desde 1972. “Igi Osé Baobá”, sobre a árvore sagrada africana, é a aposta do casal de carnavalescos Renato e Márcia Lage para a azul e branco de Oswaldo Cruz e Madureira conquistar o 23º campeonato.   

Sinopse completa: http://www.gresportela.org.br/Noticias/Detalhes/portela-divulga-sinopse-do-enredo-igi-ose-baoba   

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é portella.jpg
Carro abre-alas da Portela: Guajupiá, o paraíso terreal (Foto: Marcelo Brandt/G1)

 São Clemente   

A agremiação da zona sul leva “Ubuntu” para a Marquês de Sapucaí, enredo humanitário. A sinopse saiu no dia 2 de dezembro. A escola muda o estilo que vinha apresentando nos últimos anos, o responsável pelo enredo é o carnavalesco Tiago Martins.   

 Unidos da Tijuca   

 ‘Wanarã- a reexistência vermelha”,  que contará a lenda do guaraná,  é o enredo da tijuca para o Carnaval 2021. Jack Vasconcelos desenvolverá o trabalho com objetivo de conquistar o campeonato que a Tijuca venceu pela última vez em 2014.   

Sinopse completa: https://www.unidosdatijuca.com.br/carnaval-2021/sinopse/  

Unidos  do Viradouro     

Atual campeã do Carnaval carioca, a Viradouro anunciou como título para o enredo do ano que vem “Não há tristeza que possa suportar tanta alegria” sobre o Carnaval de 1919, considerado o maior do século passado, pós guerra e gripe espanhola. Tarcísio Zanon e Marcus Ferreira são os responsáveis pela escola vermelho e branco de Niterói.  

Sinopse completa: https://unidosdoviradouro.com.br/carnaval-2021/   

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é viradouro.jpg
Anna Giulia, aluna da Facha, desfilou na Viradouro em 2020 (Foto: RICARDO MORAES | Crédito: REUTERS)

Vila Isabel   

“Canta, canta, minha gente! A Vila é de Martinho” é enredo da Vila Isabel ao seu mais ilustre torcedor. Martinho receberá a homenagem da escola do coração, a azul e branco.  Ao biografar o cantor,  a escola também leva à avenida uma parte de sua história. Enredo de Edson Pereira, Victor Marques e Clark Mangabeira.  

Sinopse completa: http://www.unidosdevilaisabel.com.br/carnaval-2021/   

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s