Por: Matheus Monteiro
Por conta da pandemia da COVID-19, a Bienal do Livro de São Paulo vai acontecer de uma forma diferente este ano: o evento irá acontecer em um formato online e será totalmente gratuito. A 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo será entre os dias 7 e 13 de dezembro e vai reunir pessoas de todo o país. Os interessados em comparecer terão acesso ao evento através do site oficial da Bienal.
Inicialmente, a 26ª edição da Bienal paulistana estava prevista para acontecer no final de outubro, porém o cancelamento do evento foi anunciado ainda em junho. A Câmara Brasileira do Livro (CBL) está responsável pela organização da edição virtual da Bienal, que terá como temática o slogan “Conectando Pessoas e Livros”.
A Bienal oferecerá diversas palestras para o público geral, contando com mais de 100 expositores e 330 autores. Além disso, todo o conteúdo ficará disponível no site até o dia 13 de janeiro, sem necessidade de cadastro para acessá-lo.

Segundo o presidente da CBL, Vitor Tavares, a expectativa é de receber mais de 1 milhão de pessoas online. “Pela primeira vez, pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo poderão participar dessa grande festa, conhecendo as novidades, fazendo bons negócios e aproveitando as palestras que jamais estariam disponíveis de outra forma”, destacou Vitor.
Aqueles que participarem da edição virtual poderão também comprar seus livros como nos outros anos. Será possível acessar as lojas online de editoras como a Companhia das Letras, Rocco, Editora Globo e conferir as ofertas e os lançamentos dos autores.
No Rio de Janeiro, a próxima edição da Bienal do Livro tem previsão de acontecer entre os dias 3 e 12 de setembro de 2021. Esta será a 19ª edição da versão carioca do evento.
Crédito: Câmara Brasileira do Livro, Bienal do Livro Rio e Veja
Crédito imagem capa: Parada POP