Conheça a UEFA Nations League: Quatro seleções decidem a fase final da competição

Por Leo Bronstein e Raphael Brandão

A Nations League, ou Liga das Nações, é um torneio disputado bienalmente entre as seleções europeias de países membros da UEFA (União das Federações Europeias de Futebol). A ideia é separar as seleções em divisões e transformar os jogos que seriam amistosos em jogos competitivos, valendo o campeonato e até mesmo uma vaga para as disputadas Eurocopa e Copa do Mundo. A liga é disputada pelas seleções de todas as 55 federações nacionais filiadas à UEFA. 

As seleções são divididas em grupos e separadas em quatro divisões diferentes (A, B, C, D). Na divisão A, as seleções são divididas em quatro grupos que jogam entre si, em partidas de ida e volta. Os primeiros colocados de cada grupo serão os semifinalistas que disputarão o “Final Four” (semifinais e finais). Vale lembrar que sempre haverá rebaixamento e ascensão dos quatro últimos e dos quatro primeiros colocados de cada grupo de cada divisão, para a divisão inferior/superior respectivamente. 

A primeira edição realizada em 2019 foi vencida por Portugal, com o resultado de 1 a 0 sobre a Holanda, na cidade de Porto. Agora a Nations League 2020/21 está em sua fase final com quatro grandes seleções classificadas para o “Final Four”: Espanha, Bélgica, França e Itália. Os espanhóis ficaram com 11 pontos no grupo 4, os belgas com 15 no grupo 2, com 16 pontos ficaram os franceses no grupo 3, enquanto os italianos marcaram 12 pontos no grupo 1. 

Formação dos Grupos da UEFA Nations League 2020/21  – Foto: uefa.com

As partidas para a fase final já foram marcadas na reunião do Comité Executivo da UEFA. As semifinais acontecerão nos dias 6 e 7 de outubro de 2021, com Itália x Espanha, no estádio San Siro, em Milão, e Bélgica x França, no Allianz Stadium, em Turim. A disputa do terceiro lugar e a grande final serão no dia 10, também na Itália. Milão sediará a final da Nations League e a decisão do terceiro lugar será em Turim. 

Espanhóis, belgas, franceses e italianos chegam à fase final da Nations League como campeões de seus grupos na Liga A da competição. Os espanhóis, do grupo 4, passaram por Alemanha, Ucrânia e Suíça. A Bélgica, do grupo 2, passou por Inglaterra, Dinamarca e Islândia. Os franceses que estavam no grupo 3, superaram Portugal, Croácia e Suécia. Enquanto os italianos, no grupo 1, passaram por Holanda, Polônia e Bósnia. 

Com o final da fase de grupos as seleções que ficaram em último lugar foram rebaixadas para a Liga B de 2022-23. São eles: 

Bósnia – Grupo A1 

Islândia – Grupo A2 

Suécia – Grupo A3 

Suíça – Grupo A4 

As seleções mais bem colocadas na Liga B que garantiram acesso para a Liga A foram: 

Áustria – Grupo B1 

República Tcheca – Grupo B2 

Hungria – Grupo B3  

País de Gales – Grupo B4 

Para a fase final temos excelentes equipes, França e Bélgica com um elenco forte, bem estruturado, Itália e Espanha se renovando e querendo se afirmar. Grandes seleções que tem tudo para fazer uma grande final. Até outubro de 2021, muita coisa vai acontecer, inclusive a Eurocopa, que pode abalar e mexer com as estruturas dessas seleções. Mas de fato essa grande fase final da Nations League promete! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s