Por Lucas Furtado
O argentino Francisco Cerundolo conquistou o ATP Challenger 80 Tour Campinas com uma vitória por 2 sets a 1 sob o espanhol Roberto Carballes Baena em 2 horas e 14 minutos de partida com muitas reviravoltas e altos e baixos dos dois tenistas. Em dez edições, esta é a sexta vez que um tenista da Argentina conquista o título de simples do torneio, a última vez tinha sido em 2016 com a vitória de Facundo Bagnis.
No primeiro set, o jogo começou com equilíbrio nos erros e nos acertos e também quebras dos dois lados e persistiu até o oitavo game com Cerundolo fazendo sua segunda e decisiva quebra, o que lhe propiciou tranquilidade para fechar o set em 6/4.
O equilíbrio voltou a persistir até o meio do segundo set quando foi interrompido para atendimento médico para Carballes Baena que sentia dores na região lombar. A paralisação mudou o rumo do set e o espanhol começou a sacar com mais facilidade e dominou o adversário, apesar de Cerundolo ainda ter conseguido com dificuldade vencer mais um game, Baena venceu por 6/3 o segundo set.
O espanhol continuou a se afirmar no começo do terceiro set e chegou a fazer 2/0, mas depois seu rendimento despencou e, ao mesmo tempo, Cerundolo ressurgiu na partida e venceu cinco games consecutivos. Baena venceu o oitavo game, mas o argentino fechou o jogo e conseguiu o título da 10ª edição do torneio com 6/3 e fechando o melhor ano de sua carreira entrando no top 140 do ranking da ATP depois de começar o ano na 248ª posição. O espanhol vai fechar 2020 entre os 100 primeiros do mundo, mesmo sendo o vice-campeão do torneio.
O torneio de Campinas encerrou a temporada 2020 de todo o circuito ATP. O circuito de elite da entidade foi encerrado em 22 de novembro com o encerramento do ATP Finals e deverá ser retomado em janeiro. O calendário da entidade será divulgado nos próximos dias e é muito aguardado pois haverá modificações em datas de vários campeonatos devido à readequação que o calendário da gira australiana deve sofrer para atender protocolos determinados pelo governo de Victoria, estado onde fica localizada a cidade de Melbourne, sede do Australian Open, primeiro grand slam da temporada.
Dupla francesa desbanca Meligeni/Martinez nas duplas
Mesmo com a torcida que estava presente na Sociedade Hípica de Campinas torcendo a favor, o brasileiro Felipe Meligeni Alves e o venezuelano Luis David Martinez perderam para a dupla francesa Sadio Doumbia e Fabien Reboul, de virada, na final de duplas realizada no sábado (05) por 2 sets a 1: 6/7(7), 7/5 e 10/7 em um jogo muito equilibrado, do começo ao fim, que durou uma hora e quarenta e cinco minutos. Esta é a primeira vez que sul-americanos não vencem o título de duplas do torneio.