Como a cozinha transformou a vida de Marcus Spagola e se tornou paixão

“Cozinhar é o ato de espalhar amor” 

Por Helena Baltasar

Foto: Reprodução/ Instagram Brownie Casa Spagola

Carioca, 46 anos, casado e com um filho. Marcus Spagola é amante de viagens, boa culinária e a famosa combinação de biscoito Globo com mate na praia. Seu lema é “levar a vida com amor e humor”, segundo suas próprias palavras. 

A paixão pela culinária é familiar e vem diretamente de Portugal, mais especificamente da cidade de Porto e com uma mistura de Itália. Neto de uma portuguesa e um italiano, imigrantes, que moravam em Minas Gerais, Marcus Spagola é dono do Brownie Casa Spagola, no Rio Janeiro.  

A influência na culinária veio de família, passando pela avó, mãe, até chegar nele. Desde muito pequeno teve a referência e aprendizado na cozinha sob os olhares das duas mulheres em sua vida. Um dos seus primeiros pratos foi o bolo de cenoura, receita de sua avó, que ele observava cozinhar entre uma partida ou outra de futebol com as crianças na rua, durante suas férias, que passava em uma pequena cidade no interior de Minas Gerais, chamada Cambuquira.  

Foto: Reprodução/ Instagram Brownie Casa Spagola

Mas nem sempre tudo foi gastronomia. Marcus passou anos trabalhando em uma grande empresa de telecomunicações. Viajou Brasil a fora para compromissos, porém a paixão pela gastronomia sempre andava ao seu lado de alguma forma. “Toda vez que tinha um churrasco entre amigos, fazia uma torta, fazia um bolo e as pessoas ficavam falando ‘Ah você deveria abrir um negócio!’”, contou. 

Seguidamente ele resolveu acreditar nessa ideia e abriu um bistrô com um amigo, para a felicidade de quem já conhecia o seu trabalho. Lá eles vendiam doces, tortas, bolos, salgados e cativavam um público fiel. Mas os negócios acabaram não indo muito bem e o bistrô fechou por problemas financeiros. “Não é fácil empreender no Brasil, não tem incentivo, não tem facilidade. Se você não tiver muito dinheiro para colocar na frente, você não consegue se estabelecer”, revelou Marcus. 

Logo após o fechamento do bistrô, veio a ideia de continuar com as vendas dos doces apenas de casa, virando um empreendedor individual. Criou páginas para a divulgação do seu trabalho e assim funcionaram as vendas sob encomenda. Mas as condições tiveram que ser reduzidas, a variedade de produtos oferecidos também, porque o espaço era menor e iria fazer tudo sozinho. Marcus resolveu focar então apenas em um produto: o brownie

“O produto, que estava na moda graças ao Luiz (fundador do  Brownie do Luiz), era o brownie. Então eu tinha uma receita, que eu vendia na loja, mas não era o carro chefe. Era bolo de cenoura, torta alemã e então comecei a fazer o brownie. Eu consegui ver que aquilo iria disparar mesmo e foquei no brownie”, disse. 

Foto: Reprodução/ Instagram Brownie Casa Spagola

As vendas dos brownies começaram a ser um sucesso entre os clientes mais antigos e os novos, recém chegados. A partir dessa receita, Marcus conseguiu ampliar seu cardápio acrescentando o bolo de brownie com brigadeiro de colher recheado de chocolate, torta alemã e o bolo de cenoura, que se tornou cativo pela receita de sua avó. “Não tem uma vez que eu não coma o meu bolo de cenoura, que eu não lembre da primeira vez que comi o bolo de cenoura da minha vó”, conta. 

Atualmente vive do seu próprio negócio e revela, “eu trabalhei muitos anos em telecomunicação, fui consultor, trabalhei na África… Larguei isso tudo porque eu gosto de cozinhar. Quando estava em Luanda, na Angola, não tinha hotel para todo mundo, não tinha estrutura. O que eles faziam era alugar casas enormes com quartos e colocavam os contratados para morarem lá. E quando eu não estava trabalhando, ia para a cozinha, me pediam pra fazer pastel, eu fazia a massa do pastel, o pastel. É um país que não tem infraestrutura, não tem farinha, não tem feijão, tudo lá é enlatado e importado”. 

Com a pandemia esse ano, as pessoas ficaram muitos meses confinadas em casa e fez com que a procura pelos brownies aumentasse e suas vendas, consequentemente, também. Porém, Marcus conta que preferia o volume de venda habitual do que ter que conviver com a crise sanitária do coronavírus. “Isso mexe com o psicológico das pessoas. Eu preferia ter o número de vendas normal, do que vender muito com a pandemia. O fato de as pessoas quererem presentear os outros, a saudade, faz as pessoas quererem presentar alguém. Eu costumo dizer que um dos slogans que uso é: eu faço doces com sabor de infância!”.  

Mesmo com todas as dificuldades para manter seu próprio empreendimento durante o ano de 2020, que vem sendo conturbado para pessoas autônomas, ele afirma, “poucas pessoas estão se importando com quem tem empreendimento pequeno”. O ator Lázaro Ramos abriu seu Instagram para fazer lives com micro empreendedores e Marcus foi um dos participantes, e aproveitou a oportunidade para divulgar seu trabalho.

Foto: Reprodução/ Instagram Brownie Casa Spagola

Por fim, ele ressalta que “cozinhar é o ato de espalhar amor! Não existe nada melhor do que juntar as pessoas na cozinha, cozinhar, tomar uma cerveja ou um vinho, seja lá o que for e jogar conversa fora!”. 

11 comentários sobre “Como a cozinha transformou a vida de Marcus Spagola e se tornou paixão

  1. Interessante a história, dá água na boca, principalmente porque o bolo de cenoura é o meu preferido. Texto muito bem estruturado. Gastronomia é uma área encantadora.

    Curtir

  2. O meu objetivo aqui é a visão de um leitor sobre um trabalho de uma futura jornalista. Para ser eficaz, preciso ser imparcial. Dizer o que gostei, mas também o que não gostei. Gosto da simplicidade e objetividade. Mas cuidado com a necessária atenção a revisão de texto.

    Curtir

  3. Excelente matéria…. além de contar a estória de quem acredita e luta para manter vivo o talento e o amor pela gastronomia que vem desde a sua infância, em seu contexto também nos dá o alerta para nunca desistirmos dos nossos sonhos …. Parabéns a todos …

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s