Por Leonardo Rodrigues e Thais Gouvea
O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), dará início ao seu terceiro mandato em 01 de Janeiro de 2021 e já concluiu a escolha dos 23 nomes que serão responsáveis pela gestão das secretarias de governo. A nova gestão possui oito secretarias a mais do que na prefeitura atual.
A montagem do quadro possui nomes técnicos, indicações de aliados e alguns dos escolhidos já fizeram parte dos governos anteriores de Paes. Desta vez, ele também investiu em nomes jovens, mas muito conhecidos no cenário político, e nomeou seis mulheres para liderar pastas. Eduardo Paes já havia declarado que em seu novo governo iria “trabalhar por um governo antirracista” e lembrou que em seus primeiros governos não havia negros entre os escolhidos para o primeiro escalão.
A primeira reunião com os 23 secretários, subprefeitos e presidentes de empresas públicas aconteceu em 13 de dezembro, na ocasião, o prefeito eleito disse que, mesmo diante das dificuldades, é hora da população carioca “olhar para frente e avançar” em termos de cidadania e em relação à diversidade.
O futuro prefeito também falou sobre as medidas do seu governo no combate ao Novo Coronavírus e afirmou que na próxima reunião, que deverá acontecer ainda este ano, o secretário de Saúde, Daniel Soranz, vai anunciar um plano de vacinação e de contingência da Covid-19.
Movido pela experiência de suas últimas gestões, desde que foi eleito, Paes vem reforçando a importância do combate à corrupção e a criação de um relatório anticorrupção elaborado pela Secretaria de Integridade.
Arte: Lucas Furtado Isaias
Foto de Capa: Reprodução