Botafogo passa pelo Ceará e confirma vagas na semifinal do Brasileirão Feminino A-2 e na elite em 2021

Por Júlia Nascimento

O futebol do Rio de Janeiro tem mais um representante na elite da modalidade feminina para a próxima temporada. Após mais uma vitória sobre o Ceará pelas quartas de final do Brasileirão Feminino Série A-2, o Botafogo confirmou sua vaga nas semifinais da competição e na primeira divisão, ou Série A-1, em 2021 de forma inédita, juntando-se ao Flamengo.  

Botafogo classificado às semifinais e garantido na elite após superar o Ceará – Foto: Reprodução/Twitter do Botafogo Futebol Feminino 

O jogo de volta entre os times alvinegros, no domingo (20), foi o último da fase e do ano para a A-2. Isso porque Bahia, Real Brasília-DF e Napoli-SC, os outros três semifinalistas e com acesso garantido, já haviam se classificado na semana anterior, e os confrontos que decidem os grandes finalistas ocorrem apenas em janeiro do ano que vem.  

No primeiro encontro entre Botafogo e Ceará, emoção e virada no Estádio Nilton Santos: 2 a 1 a favor das gloriosas, levando vantagem para a decisão no mando de campo cearense. Os gols foram de Jady para as visitantes no primeiro tempo e de Vivian e Juliana para as mandantes virarem no segundo. E, no Vovozão, as meninas de General Severiano já começaram no mesmo ritmo com o qual terminaram a partida de ida. Com menos de 30 segundos de jogo, logo após o apito inicial, a atacante Kelen marcou o primeiro e único gol da decisão, o segundo mais rápido da edição: 1 a 0 Botafogo. 

Os 90 minutos que ainda estavam por vir depois da abertura do placar de modo relâmpago foram de superioridade botafoguense. Diferentemente do que se viu no primeiro jogo, no qual a equipe cearense dominou os 45 minutos iniciais, e a carioca, os finais. No Ceará, o Botafogo conseguiu uma atuação mais organizada e ofensiva, além de não apostar na boa vantagem construída no agregado (3 a 1). Do outro lado, o time da casa não repetiu a performance técnica e tática que segurou as adversárias durante a primeira etapa no Rio de Janeiro, apesar de ter tentado os gols até o fim na busca de reverter o resultado final.  

Ceará para nas quartas de final diante do Botafogo no Brasileirão Feminino A-2 – Foto: Stephan Eilert / Ceará SC 

As gloriosas encaram agora outra equipe nordestina em uma das semifinais: o Bahia. As meninas do Esquadrão de Aço tiveram um empate sem gols e uma vitória por 1 a 0 contra o Fortaleza pelas quartas. Apesar dos últimos resultados modestos, os números da campanha baiana impressionam: oito vitórias em nove jogos, um empate, 28 gols marcados e apenas dois sofridos, além de contar com a artilheira do campeonato até aqui, Evelyn, com 11 gols. 

Os confrontos de ida e volta da fase semifinal estão previstos para os dias 10 e 17 de janeiro de 2021, ainda sem horário e local definidos. Confira os embates:  Bahia x Botafogo e Real Brasília-DF x Napoli-SC 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s