Rússia vence Itália com tranquilidade e conquista ATP Cup 2021

Por Lucas Furtado Isaias  

Em cerca de três horas, a Rússia venceu a Itália por 2 a 0 e conquistou a ATP Cup 2021 em uma final tranquila e com domínio de Andrey Rublev e Daniil Medvedev. Os tenistas número quatro e oito do mundo venceram, respectivamente, Fábio Fognini e Matteo Berrettini, que tiveram atuações muito elogiadas durante a semana, mas foram neutralizados durante toda a decisão pelos adversários. Com o título sendo decidido nos jogos de simples, a partida de duplas entre Evgeny Donskoy e Aslan Karatsev contra Andrea Vavassori e Simone Bonelli não foi realizada. Com a vitória, os russos conquistaram 500 pontos na simples, e os duplistas ganharam 250 pontos.  

Os jogos aconteceram na manhã deste domingo (7) em um torneio marcado, também, pela interrupção do campeonato por um dia, devido a um caso de coronavírus envolvendo um dos funcionários do hotel onde estão hospedados os atletas que jogam os torneios da gira australiana. Os dois ATP 250 Melbourne Series e os dois WTA 500 também foram interrompidos e encerrados com um dia de atraso do que era previsto. Após o caso, todos os tenistas testaram negativo para Covid-19.  

A ATP Cup foi reduzida, por causa da pandemia, em quantidade de equipes (24 para 12), de premiação (US$ 7,5 milhões, o que representa queda de 40%), duração (de dez para cinco dias) e toda concentrada em Melbourne para evitar deslocamentos dos tenistas. Com um número muito baixo de casos do novo coronavírus, o governo australiano liberou a presença de público em todos os torneios desta temporada em Melbourne.  

Confira um resumo dos jogos:  

Andrey Rublev X Fábio Fognini  

Rublev não teve dificuldades para vencer Fognini por 2 sets a 0 (6/1 e 6/2) em 1 hora e 1 minuto com domínio do começo ao fim da partida. O número 17 do mundo se esforçou, tentou variar as jogadas com slices e diversificar nos lances, porém não foi o suficiente para derrotar o oitavo colocado no ranking da ATP. Com 85% de pontos ganhos em primeiro serviço, nove aces e nenhuma dupla falta no jogo, Rublev conquistou o primeiro ponto para a Rússia. 

Daniil Medvedev X Matteo Berrettini  

Em 1 hora e 20 minutos de partida, Medvedev venceu Berrettini também por 2 sets a 0 (6/4 e 6/2) em um jogo marcado por um equilíbrio no primeiro e pela superioridade do russo no segundo set. Erros e acertos foram vistos tanto do número quatro, quanto do número dez do mundo, mas o russo aproveitou-se dos deslizes do italiano no terceiro game e conseguiu uma quebra que foi decisiva em um set bastante disputado. No segundo, Berrettini cometeu muitos erros, e Medvedev aproveitou para liquidar a partida.

Contudo o italiano ainda conseguiu salvar dois championship points, forçando o russo a sacar para o campeonato e confirmar o game, o título para o seu país e a boa fase que o tenista vive desde o final da temporada passada, com os títulos do ATP Masters 1000 Paris e ATP Finals.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s