#LookdaFacha: lembranças do carnaval

Alunos da Facha relembram seus looks do carnaval passado e as memórias de um carnaval antes da pandemia

Por Renato Galardo e Samara Pinheiro

As consequências do estado pandêmico que se estabeleceu há quase um ano no mundo inteiro são inúmeras. Elas se mostram amargamente presentes no nosso cotidiano, porém é ainda mais frustrante percebê-las em datas comemorativas, esperadas durante todo o ano e nas quais há todo um contexto sociocultural envolvido. Estamos falando do Carnaval. O cancelamento, devido à pandemia, das festividades da data que mais movimenta as ruas e aeroportos do Brasil traz uma tristeza muito grande. Dessa forma, o que nos resta é relembrar os bons momentos de Carnavais anteriores e encontrarmos novas maneiras, neste ano, de nos divertirmos de forma segura e pertinente às circunstâncias.

No ano passado, Anna Beatriz Ravazzano fez uma singela homenagem ao deus dos mares, Poseidon, ao mesmo tempo que procurou concretizar seu amor a looks monocromáticos, escolhendo o azul marinho. Ela diz sentir falta de todo o movimento que fazia em busca da fantasia perfeita: “eu e minhas amigas geralmente nos juntamos em um grupo enorme e vamos ao Centro do Rio para comprar adereços, glitter e tutus”. Anna planejava, neste ano, se fantasiar de alguma personagem do desenho animado “O Clube das Winx” e, em outro dia, recriar algum figurino icônico de Britney Spears. O look da cantora na apresentação na MTV em 2001 era sua principal aposta.

Anna Beatriz, pronta para um bloco em 2020.

Já Maria Clara Torres, estudante de jornalismo da FACHA, é uma verdadeira apaixonada pelo Carnaval de rua do Rio de Janeiro. Durante alguns anos vem participando como instrumentista do Bloco “Pipoca e Guaraná”, e no último Carnaval com o pipoca se vestiu do famoso personagem “Woody” do desenho animado “Toy Story”. Mesmo com as festividades com o público canceladas esse ano, a empolgação da foliã não diminuiu: “provavelmente vou assistir alguma live, como a do Agytoe, por exemplo. O bom é que são gratuitas!”. Planejando usar diversas perucas e muito brilho em cada dia de carnaval, Maria Clara é enfática ao dizer o que não pode faltar nas comemorações deste ano: “purpurina!”.

Maria Clara tocando no Bloco “Pipoca e Guaraná”

Com toda essa reviravolta, o público está buscando formas criativas e até mesmo mais tranquilas para curtir o feriado em casa. Este é o caso de Maria Carolina, que organizou um encontro online com os colegas para jogar e se divertir: “já é uma tradição nossa jogar, então vamos aproveitar também o Carnaval para isso”. No último Carnaval, Maria se fantasiou de “Darth Vader” da saga de filmes “Star Wars”, e contou sobre o que mais vai sentir falta do Carnaval tradicional: “vou sentir mais falta de estar com meus amigos e curtir com eles”.

       Maria Carolina no último Carnaval vestida de “Darth Vader”

Apesar de tudo, podemos tentar sanar minimamente a carência de blocos, música alta e alegria com as lives online que acontecerão. Preta Gil, por exemplo, adaptará seu tradicional Bloco da Preta para fazer uma transmissão ao vivo. Além de estimular os foliões a ficarem em casa, a cantora terá doações e patrocínios revertidos para cooperativas de catadores de lata e ambulantes do Rio, que sofreram muito diretamente as consequências da pandemia. A semana ainda contará com lives de Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Léo Santana, entre outros.

É muito importante respeitarmos as restrições impostas e promover um feriado com segurança a todos. Por isso, são necessárias ideias simples e confortáveis para looks e maneiras de comemorações em casa, criatividade é palavra-chave este ano. Aproveitem as lives, as programações na TV,  encontros online e reuniões com a família, e, claro, divirtam-se!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s