Campeonato Carioca Feminino 2020: veja tudo o que está em jogo

Foto de capa: Reprodução

Por Júlia Nascimento 

A bola está rolando no Campeonato Carioca Feminino, mas com uma curiosidade: válido pelas edições de 2020 e 2021. Isso porque a competição não foi disputada no último ano devido à pandemia do novo coronavírus. A previsão é de que as campeãs sejam conhecidas no dia 27 de março.  

Nove clubes brigam pelo título da temporada: America, Botafogo, Flamengo, Angra dos Reis, Fluminense, Vasco, Portuguesa, Boavista/Zico 10 e Pérolas Negras. Segundo o regulamento proposto para 2020, as nove equipes se enfrentam em turno único, e, após as nove rodadas da fase classificatória, o time com mais pontos conquistados será o campeão da Taça Guanabara. Na sequência, os quatro primeiros colocados na tabela disputarão as semifinais do Estadual, culminando na grande final. Vale destacar que todos os campeonatos estaduais dão acesso ao Brasileirão Feminino Série A-2. Como Botafogo e Flamengo disputarão a Série A-1 em 2021, no caso de chegarem até a final do Carioca, a vaga nacional ficará com o terceiro colocado.  

Os “quatro grandes” do Rio de Janeiro não ficam para trás na modalidade feminina, disputada pela primeira vez em 1983. O Vasco é o maior vencedor do campeonato estadual entre as mulheres, com oito títulos: um penta entre 1996 e 2000, 2010, 2012 e 2013.

Confraternização, em 2013, pelos sete títulos conquistados no ano pelas Meninas da Colina – Foto: Reprodução/Vasco

Em seguida, vem o Flamengo somando cinco taças, todas recentes e evidenciando o investimento do clube na modalidade durante os últimos anos: de 2015 a 2019, portanto o atual campeão.

Comemoração do pentacampeonato carioca do Flamengo em 2019 – Foto: Úrsula Nery/Agência FERJ

O Botafogo também já ergueu o troféu: em 2014, quando fez excelente campanha e foi campeão invicto. Já o Fluminense ainda não conta com o triunfo de já ter vencido a competição, porém é o atual vice-campeão e deve ir com força em busca da conquista inédita.  

O campeonato está se encaminhando para a quinta rodada, a ser disputada neste sábado (27). Nas quatro primeiras, o que chamou atenção foi a quantidade de goleadas aplicadas pelos grandes do Rio. Entre elas: Fluminense 21×1 Angra dos Reis na primeira rodada; Botafogo 11×1 Angra dos Reis na segunda rodada; Botafogo 6×0 Portuguesa na terceira rodada; e Vasco 0x4 Flamengo no Clássico dos Milhões pela quarta rodada.

Apesar de interessantes, tais placares elásticos obrigam a lembrar não apenas a disparidade entre clubes “grandes e pequenos” tão característica do futebol brasileiro, mas também, e principalmente, o atraso histórico de reconhecimento e investimento em relação à modalidade feminina. Se jogadoras que representam gigantes camisas nacionais ainda sofrem com questões básicas, como terem seu próprio uniforme de trabalho disponibilizado, que dirá as de instituições de menor poder aquisitivo. 

Vilmara e Michelle comemorando um dos 21 gols do Fluminense sobre o Angra dos Reis — Foto: Mailson Santana/Fluminense FC

Até o momento, a classificação traz o Fluminense na liderança com 12 pontos, seguido de perto pelo Botafogo também com 12, mas que fica atrás pelo saldo de gols (ambos estão com 100% de aproveitamento). Flamengo e Vasco também compartilham os mesmos nove pontos, em terceiro e quarto lugares respectivamente (o Rubro-negro com um jogo a menos, e o Cruzmaltino já com uma derrota). Portuguesa e Angra vêm na sequência, com três pontos cada. America, Pérolas Negras e Boavista ainda não pontuaram. 

Confira os confrontos da quinta rodada, todos no sábado (27) às 15h30:  

Botafogo x Pérolas Negras 

Boavista x America 

Angra dos Reis x Portuguesa 

Flamengo x Fluminense 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s