Entenda a história dessa tendência e como transformar seus looks de forma mais moderna
Por Samara Pinheiro e Ludmila Barros
Mais conhecido como “estampa de bolinhas”, o poá se tornou uma tendência atemporal. Popularizada durante os anos 1950, sua origem surgiu a partir de um ritmo musical europeu chamado Polka. Este possuía melodia alegre e era dançado em formas circulares, criando assim a inspiração para o termo Polka Dot, que é o significado de poá em inglês. Outra grande relevância para essa moda foi a personagem Minnie Mouse do produtor cinematográfico Walt Disney. O famoso vestido vermelho de bolinha colaborou para a popularização da então nova tendência.
Com passar dos anos, a estampa foi se tornando um símbolo de feminilidade, sendo usado com bastante frequência em vestidos e saias acinturadas que foram adotados até por ícones do cinema como Marilyn Monroe e Audrey Hepburn. Além das roupas, o poá também passou ser visto em acessórios e objetos de decoração, marcando uma era e sendo passada para outras gerações.
Hoje a tendência continua mais forte que nunca, aparecendo desde nas passarelas de moda até em blogs, redes sociais e no cotidiano de diversas pessoas. Contudo, a onda das bolinhas está com uma nova roupagem: mais colorida, diversa, e misturada com outras estampas e texturas, deixando os looks mais modernos e atuais parem serem usados com mais liberdade.
Trouxemos para vocês algumas formas de utilizar o poá. Mas lembre-se: a famosa “estampa de bolinhas” possui inúmeras possibilidades. Escolha a sua e se joga!
A cantora Katy Perry já foi clicada vestido roupas de poá diversas vezes. Aqui, ela aparece ao lado de Minnie Mouse em um evento de comemoração dos 90 anos da personagem, em Hollywood. Na mesma ocasião, foi comemorado o National Polka Dot Day, ou Dia Nacional do Poá. A data foi criada em 2016 pela Disney para celebrar o icônico estilo da ratinha mais famosa dos quadrinhos e das telinhas.

Nesta outra proposta, a cantora pop aparece com um vestido de poá rosa com bolinhas maiores.

O que é um pontinho colorido à beira mar? Estampa de poá, é claro! A cantora Gaby Amarantos investiu em um modelo amarelo com os pontinhos mais discretos. Tão bonito quanto os raios de sol.

Quando dizemos que o poá faz a cabeça da galera, não estamos brincando. É verdade este bilhete e nós iremos provar! Use o poá como preferir, desde o formato lenço/ bandana até na chamada scrunchie, que nada mais é do que um elástico de cabelo revestido com tecidos das mais variadas cores, estampas e texturas.

Quem disse que homem não pode usar poá? Pode e deve! A moda é livre! O importante é se sentir bem e confortável. O cantor Robert Smith, da banda de rock The Cure, usava o poá com frequência.

Já que estamos em uma pandemia, devemos nos proteger e proteger o próximo. Por isso, nada melhor do que uma máscara de poá para completar o visual com estilo e segurança.

A seguir, mais algumas ideias para usar e abusar da estampa maravilhosa que é o poá. E você, curte essa tendência? Conta pra gente.


