Lugares para conhecer no Rio de Janeiro

Imagem da capa: Google/ Carlos André Viana

Por Arlan Almeida 

O Rio de Janeiro é a cidade brasileira mais procurada por brasileiros e estrangeiros de todo mundo, quando se trata de lazer e diversão, segundo Ministério do Turismo. Muitos turistas chegam ao Rio de Janeiro sem ter planos no roteiro que incluam algo além do Morro do Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, a Pedra da Gávea e as praias mais famosas.  

Pensando nisso, daremos dicas de passeios no Rio de Janeiro, falando um pouco sobre suas atrações, as dicas clássicas, as melhores praias e até alguns pontos pouco visitados, mas que valem muito serem incluídos em seu roteiro pela cidade. 

As atrações clássicas que não podem faltar em seu roteiro são o Cristo e o Pão de Açúcar, que estão nesta lista, juntamente com o Jardim Botânico e o Parque Lage, que figuram como cenário na maior parte das fotos dos turistas que visitam a cidade, sendo os quatros locais obrigatórios a todos que chegam e querem descobrir o que fazer no Rio de Janeiro.  

O TripAdvisor, considerado o maior site de viagens do mundo, elegeu o Cristo Redentor do Rio de Janeiro a melhor atração turística do Brasil e o nono ponto turístico mais bem avaliado do mundo, em 2015. A estátua de 38 metros de Jesus Cristo, em estilo art-déco, colocada no topo do Morro do Corcovado, é a grande atração do Brasil e entrou para a lista das 7 maravilhas do mundo moderno, em 2007, após grande campanha nacional. 

Cristo Redentor (Foto: Arlan Almeida)

Existem cinco formas de ir ao Cristo Redentor:  

De trem: É o método mais famoso e mais bonito. O trem sai do Cosme Velho, que fica na Zona Sul do Rio, e passa por dentro da Floresta da Tijuca, em meio ao verde até chegar lá em cima. É a opção mais turística e agradável. 

De van: É a opção mais prática, pois sai de vários pontos da cidade, sendo todos eles próximos de estações de metrô, como a do Largo do Machado, da Praça do Lido, em Copacabana, e do Shopping Cittá América, na Barra. 

Em tours fechadas: Para quem quer ser guiado sem preocupações pelo Rio, existe um tour para o Cristo Redentor que busca o turista na porta do hotel. O valor inclui passagem pelo Sambódromo, Catedral Metropolitana, Escadaria Selarón e Arcos da Lapa. 

Fazendo trilha: A partir do Parque Lage são três horas de subida pela mata. 

De bicicleta: É possível seguir pela Estrada das Paineiras até a entrada por onde sobem as vans. Neste caso é preciso pagar a van para fazer a segunda parte do trajeto. 

Já o Pão de Açúcar é provavelmente uma das atrações mais procuradas, não só por turistas estrangeiros, mas por brasileiros e cariocas também. Por ano, cerca de 1,5 milhão de pessoas viajam pelo bondinho, fazendo o mesmo se tornar um dos cartões postais mais visitados da cidade. De acordo com Clear Channel, por dia recebe 4 mil visitantes. 

Como a atração é formada por dois morros, o da Urca e o do Pão de Açúcar, o turista é levado a viajar em teleféricos aéreos pelos 2 trajetos. Além da vista maravilhosa lá de cima, o passeio de bondinho entre um morro e outro é de tirar o fôlego. O turista se vê pairando no ar ao mesmo tempo em que fica deslumbrado com a paisagem lá debaixo.  

Pão de Açúcar (Foto: Arlan Almeida)

Outra atração muito procurada na cidade maravilhosa é o Jardim Botânico, por ser um dos  lugares com mais áreas verdes da cidade, não mais do que Floresta da Tijuca e conta também com diversos exemplares de plantas de várias partes do planeta. 

Seu corredor de palmeiras imperiais encanta a todos que vão visitá-lo, tornando-se um dos lugares preferidos tanto pelos cariocas, como para turistas de todo mundo. 

Outra atração que encanta a todos e vale muito a pena conhecer é o Parque Lage, localizado no bairro Jardim Botânico, quem visita fica encantado com a arquitetura exuberante e a trilha que leva até o Corcovado. O local é excelente para tirar belas fotos e fazer aquele piquenique com os amigos e a família.  

Parque Lage (Foto: Arlan Almeida)

Não é à toa que o Rio de Janeiro é considerado a Cidade Maravilhosa, isso porque temos as mais belas praias do mundo, parafraseando Tim Maia, “do Leme ao Pontal, não há nada igual”. 

A praia de Ipanema é famosa em todo mundo, tanto quanto a de Copacabana, em seu cantinho à esquerda fica o Arpoador, um pedaço de areia muito acolhedor e seleto, que os locais gostam de frequentar. Para coroar o panorama, a Pedra do Arpoador emoldura a praia, sendo um ponto altamente procurado no pôr do sol, quando todos sentam ali para ver o astro rei se despedindo atrás do Morro Dois Irmãos. O visual é tão lindo que é de praxe bater palma no fim do espetáculo. 

Pôr do sol no Arpoador (Foto: Bárbara Scarpa)

Para aqueles que gostam de aventura, a cidade é repleta de belas trilhas, que vão do morro Dois Irmãos até a Pedra Bonita. O morro Dois Irmãos é um morro com dois picos diferentes, cujo acesso é pelo Morro do Vidigal, uma das comunidades mais bonitas na cidade do Rio. A vista de lá é inenarrável de tão linda. Já a Pedra Bonita apresenta outros ângulos da Cidade Maravilhosa tão bonitos quanto os clássicos. De lá é possível ver o Morro Dois Irmãos de costas, a Pedra da Gávea e a Praia de São Conrado.  

Para aqueles que gostam de curtir uma bela visão da cidade e um lugar mais tranquilo, a opção é o Mirante Dona Marta, ele oferece um visual completo de boa parte da cidade e de lugares importantes como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. O Mirante Dona Marta fica localizado no bairro de Santa Teresa, nele você pode aproveitar a natureza e as belas paisagens para tirar fotos. Hoje o Mirante Dona Marta é um dos lugares do Rio de Janeiro  procurado por todos. 

Matéria publicada na página do Instagram @pegadaambientalrj 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s