Flamengo perde para o São Paulo, mas fica com o título do Brasileirão, após empate do Internacional

Time de Rogério Ceni perde por 2×1, São Paulo garante vaga direta na fase de grupos da Libertadores e Inter de Abel Braga fica com o vice 

Foto de capa: Alexandre Vidal/CR Flamengo 

Por Rafael Cruz

O Flamengo conquistou o Campeonato Brasileiro de 2020, nesta quinta-feira (25), no Morumbi, mesmo com a derrota por 2×1 para o São Paulo, graças ao empate do Internacional com o Corinthians em 0x0, no Beira Rio. Com o título, o rubro-negro carioca conseguiu o bicampeonato em sequência e se tornou octacampeão brasileiro. O São Paulo garantiu a quarta e última vaga direta na fase de grupos, deixando o Fluminense na Pré Libertadores. 

Internacional não saiu do 0 a 0 com o Corinthians e ficou com o vice-campeonato 

Pré Jogo 

O Flamengo chegou na última rodada do Brasileirão como líder pela primeira vez e dependia de si para conseguir o título. Depois de ter sido campeão em 2019, o time da Gávea buscava o bi campeonato, que só havia conseguido com as conquistas de 1982 e 1983. Na história dos pontos corridos só o Cruzeiro, em 2013 e 2014, e o São Paulo, em 2006, 2007 e 2008 tinham conseguido o feito. 

O histórico pesava contra o rubro-negro carioca. O time não tinha vencido nenhum dos três jogos da temporada contra os paulistas e não vencia no Morumbi desde 2011. Além disso, o técnico e ídolo do rival nunca havia vencido o ex-time, contando também com os jogos no comando do Fortaleza. 

O Internacional tentava quebrar um jejum de 41 anos sem títulos do Campeonato Brasileiro e chegou na última rodada dependendo de uma vitória em cima do Corinthians e de um tropeço do Flamengo, apesar de ter sido o time que liderou o campeonato por mais rodadas.  

O jogo 

O primeiro tempo foi bastante truncado, o Flamengo teve maior posse de bola e controle do jogo, mas não foi agressivo. O São Paulo conseguiu abrir 1×0 na única chance que teve, no último lance antes do intervalo, em uma cobrança de falta de Luciano. O atacante bateu bem e a bola passou em um buraco na barreira mal posicionada do goleiro Hugo Souza. 

O Flamengo conseguiu empatar logo no início do segundo tempo, em cabeçada de Bruno Henrique, e parecia que ia buscar a virada, mas em nova falha de Hugo, o São Paulo fez 2×1. Em bola recuada de Gustavo Henrique, o goleiro chutou fraco pra frente, nos pés de Daniel Alves, que dominou e achou Pablo dentro da área. O atacante marcou na saída do arqueiro. 

Bruno Henrique marcou o único gol do Flamengo 

O gol foi um banho de água fria no time do Flamengo, que a partir daí passou a torcer mais para o Corinthians do que buscar o resultado com suas próprias pernas. Em Porto Alegre, o Internacional teve um pênalti e um gol anulado com ajuda do VAR, no primeiro tempo. 

Pós Jogo 

O pós jogo do Flamengo começou da mesma forma que o jogo terminou: com a torcida para o Corinthians. Os jogadores não relacionados e a diretoria acompanhavam o jogo do rival, na arquibancada. Com a partida já finalizada em São Paulo os jogadores e a comissão técnica assistiram o final da partida do Beira Rio de dentro do campo e aguardavam para comemorar ou não o título. 

Eles viram o Internacional ter mais um gol anulado, desta vez por impedimento, e uma chance do colorado em cobrança de escanteio que terminou com um chute por cima do gol. Com o empate confirmado, eles puderam comemorar. A celebração teve choro de Hugo Souza e consolo de Diego Ribas, provocação de Gabigol a Thiago Galhardo, do Internacional, lives dos jogadores, e claro, muita festa. 

Coletiva 

Na coletiva após o título, o treinador Rogério Ceni falou da importância do título, da conquista no Morumbi, da derrota no jogo decisivo, das críticas da torcida e de sua permanência no clube. Confira alguns trechos da entrevista: 

Título no Morumbi 

“Sem dúvida esse local é especial para mim, comecei como atleta aqui, joguei por 25 anos nesse clube, uma história que não vai se apagar nunca. Sou eternamente grato ao torcedor e ao clube que me projetou para o mundo do futebol. Essa segunda parte como treinador, começando no São Paulo e indo para o Fortaleza, tenho esse presente que é ganhar esse Brasileiro rubro-negro. Colocar uma estrela no peito das cores vermelha e preta do Flamengo. Então é especial pelo clube que comecei a minha vida aos 17 anos e hoje pelo clube que posso trabalhar com apenas quatro anos de carreira, e em quatro Brasileiros ter ganho dois, um com o Fortaleza, e outro hoje com o Flamengo.” 

Conquista no Flamengo 

“Eu sempre disse que não iria embora do Flamengo sem colocar a minha foto também na parede. Então fico feliz de ter conseguido esse título e com certeza que uma nova pintura, um novo pôster vai estar lá na parede. E quando você coloca seu nome na parede de um clube do tamanho do Flamengo, você fica eternizado.” 

Derrota e Permanência 

“Honestamente eu não gosto de perder. Não me conformo de ter perdido hoje. Novamente dominamos o jogo. Estou seguro que, apesar da derrota de hoje, isso me constrange, mas estou seguro de que estou feliz e quero desfrutar ao máximo esse momento.” 

Veja como foi a festa do Flamengo: 

Provocação de Gabigol 

Em uma live no Instagram do agora zagueiro Willian Arão, Gabigol devolveu uma provocação de Thiago galhardo, que fez um vídeo quando o Internacional era líder simulando o “cheirinho”, que ficou ligado ao Flamengo em 2017. O atacante do Flamengo pediu respeito e lembrou que Galhardo não foi campeão, nem artilheiro do campeonato: “Seu Galhardo, seu moleque, você tem que respeitar, não foi campeão e não foi artilheiro, beijo”- brincou o camisa 9 do Flamengo. 

Em outro vídeo, dessa vez ao lado de Diego, Gabi mandou um recado também para o meia Rodrigo Dourado, que em entrevista após o jogo entre Flamengo e Internacional disse que a CBF estava tentando beneficiar o Flamengo e não havia levado o título para o Maracanã mesmo com o Inter tendo chance de ser campeão na ocasião: “O Dourado é meu parceiro, amo ele, mas não pode ficar com o título na penúltima rodada”, afirmou o atacante. 

Provocação de Galhardo feita quando o Internacional liderava o brasileiro 
Gabigol devolve provocação de Galhardo em transmissão de Willian Arão no Instagram 

Euforia no gramado 

Jogadores comemorando no gramado ao som de hit que fez sucesso entre eles 

Banho no treinador 

Jogadores dão tradicional banho gelado no treinador 

Dança 

Jogadores também comemoraram com dança 

AeroFla 

Ainda na madrugada desta sexta-feira (26), por volta das 3h da manhã, os torcedores do Flamengo se aglomeraram no aeroporto Galeão para receber a delegação rubro-negra, que tinha voo previsto para sair de São Paulo às 3h15, atrasou e saiu apenas às 5h30. O avião pousou no Rio já pela manhã e ônibus do clube não teve contato com a torcida, devido ao bloqueio montado pela polícia. 

Torcida do Flamengo se aglomera para receber delegação no aeroporto do Galeão
Ônibus com os jogadores sai sem contato com a torcida 

O Campeonato 

Com os quatro rebaixados (Vasco, Goiás, Coritiba e Botafogo) e com o G8 definido (Flamengo, Internacional, Atlético-MG, São Paulo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e Santos), faltava definir o campeão (Flamengo), a última vaga para a fase de grupos da Libertadores, que ficou com São Paulo e o último classificado para a Copa Sul Americana. O Sport começou a rodada na zona de classificação, mas perdeu para o Athletico Paranaense e a vaga para o Bahia, que venceu o Santos por 2×0. 

A artilharia do campeonato ficou dividida entre Luciano do São Paulo e Claudinho do Bragantino, ambos com 18 gols. Thiago Galhardo, do Internacional, e Marinho, do Santos, tinham 17 gols e também estavam na briga. Galhardo passou em branco e Marinho diagnosticado com a Covid-19 não jogou. 

Confira a classificação final e a artilharia do campeonato: 

https://www.cbf.com.br/futebol-brasileiro/competicoes/campeonato-brasileiro-serie-a/2020

E agora? 

Ainda nesta sexta-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, às 20h30, acontecerá a cerimônia de premiação do campeonato. O evento coroa os destaques do Brasileirão Masculino e Feminino, e contará com presença restrita e protocolo de saúde por conta da pandemia do Coronavírus. Os Campeonatos Estaduais e a temporada 2021 se iniciam já na próxima semana. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s