Time de Rogério Ceni perde por 2×1, São Paulo garante vaga direta na fase de grupos da Libertadores e Inter de Abel Braga fica com o vice
Foto de capa: Alexandre Vidal/CR Flamengo
Por Rafael Cruz
O Flamengo conquistou o Campeonato Brasileiro de 2020, nesta quinta-feira (25), no Morumbi, mesmo com a derrota por 2×1 para o São Paulo, graças ao empate do Internacional com o Corinthians em 0x0, no Beira Rio. Com o título, o rubro-negro carioca conseguiu o bicampeonato em sequência e se tornou octacampeão brasileiro. O São Paulo garantiu a quarta e última vaga direta na fase de grupos, deixando o Fluminense na Pré Libertadores.
Pré Jogo
O Flamengo chegou na última rodada do Brasileirão como líder pela primeira vez e dependia de si para conseguir o título. Depois de ter sido campeão em 2019, o time da Gávea buscava o bi campeonato, que só havia conseguido com as conquistas de 1982 e 1983. Na história dos pontos corridos só o Cruzeiro, em 2013 e 2014, e o São Paulo, em 2006, 2007 e 2008 tinham conseguido o feito.
O histórico pesava contra o rubro-negro carioca. O time não tinha vencido nenhum dos três jogos da temporada contra os paulistas e não vencia no Morumbi desde 2011. Além disso, o técnico e ídolo do rival nunca havia vencido o ex-time, contando também com os jogos no comando do Fortaleza.
O Internacional tentava quebrar um jejum de 41 anos sem títulos do Campeonato Brasileiro e chegou na última rodada dependendo de uma vitória em cima do Corinthians e de um tropeço do Flamengo, apesar de ter sido o time que liderou o campeonato por mais rodadas.
O jogo
O primeiro tempo foi bastante truncado, o Flamengo teve maior posse de bola e controle do jogo, mas não foi agressivo. O São Paulo conseguiu abrir 1×0 na única chance que teve, no último lance antes do intervalo, em uma cobrança de falta de Luciano. O atacante bateu bem e a bola passou em um buraco na barreira mal posicionada do goleiro Hugo Souza.
O Flamengo conseguiu empatar logo no início do segundo tempo, em cabeçada de Bruno Henrique, e parecia que ia buscar a virada, mas em nova falha de Hugo, o São Paulo fez 2×1. Em bola recuada de Gustavo Henrique, o goleiro chutou fraco pra frente, nos pés de Daniel Alves, que dominou e achou Pablo dentro da área. O atacante marcou na saída do arqueiro.
O gol foi um banho de água fria no time do Flamengo, que a partir daí passou a torcer mais para o Corinthians do que buscar o resultado com suas próprias pernas. Em Porto Alegre, o Internacional teve um pênalti e um gol anulado com ajuda do VAR, no primeiro tempo.
Pós Jogo
O pós jogo do Flamengo começou da mesma forma que o jogo terminou: com a torcida para o Corinthians. Os jogadores não relacionados e a diretoria acompanhavam o jogo do rival, na arquibancada. Com a partida já finalizada em São Paulo os jogadores e a comissão técnica assistiram o final da partida do Beira Rio de dentro do campo e aguardavam para comemorar ou não o título.
Eles viram o Internacional ter mais um gol anulado, desta vez por impedimento, e uma chance do colorado em cobrança de escanteio que terminou com um chute por cima do gol. Com o empate confirmado, eles puderam comemorar. A celebração teve choro de Hugo Souza e consolo de Diego Ribas, provocação de Gabigol a Thiago Galhardo, do Internacional, lives dos jogadores, e claro, muita festa.
Coletiva
Na coletiva após o título, o treinador Rogério Ceni falou da importância do título, da conquista no Morumbi, da derrota no jogo decisivo, das críticas da torcida e de sua permanência no clube. Confira alguns trechos da entrevista:
Título no Morumbi
“Sem dúvida esse local é especial para mim, comecei como atleta aqui, joguei por 25 anos nesse clube, uma história que não vai se apagar nunca. Sou eternamente grato ao torcedor e ao clube que me projetou para o mundo do futebol. Essa segunda parte como treinador, começando no São Paulo e indo para o Fortaleza, tenho esse presente que é ganhar esse Brasileiro rubro-negro. Colocar uma estrela no peito das cores vermelha e preta do Flamengo. Então é especial pelo clube que comecei a minha vida aos 17 anos e hoje pelo clube que posso trabalhar com apenas quatro anos de carreira, e em quatro Brasileiros ter ganho dois, um com o Fortaleza, e outro hoje com o Flamengo.”
Conquista no Flamengo
“Eu sempre disse que não iria embora do Flamengo sem colocar a minha foto também na parede. Então fico feliz de ter conseguido esse título e com certeza que uma nova pintura, um novo pôster vai estar lá na parede. E quando você coloca seu nome na parede de um clube do tamanho do Flamengo, você fica eternizado.”
Derrota e Permanência
“Honestamente eu não gosto de perder. Não me conformo de ter perdido hoje. Novamente dominamos o jogo. Estou seguro que, apesar da derrota de hoje, isso me constrange, mas estou seguro de que estou feliz e quero desfrutar ao máximo esse momento.”
Veja como foi a festa do Flamengo:
Provocação de Gabigol
Em uma live no Instagram do agora zagueiro Willian Arão, Gabigol devolveu uma provocação de Thiago galhardo, que fez um vídeo quando o Internacional era líder simulando o “cheirinho”, que ficou ligado ao Flamengo em 2017. O atacante do Flamengo pediu respeito e lembrou que Galhardo não foi campeão, nem artilheiro do campeonato: “Seu Galhardo, seu moleque, você tem que respeitar, não foi campeão e não foi artilheiro, beijo”- brincou o camisa 9 do Flamengo.
Em outro vídeo, dessa vez ao lado de Diego, Gabi mandou um recado também para o meia Rodrigo Dourado, que em entrevista após o jogo entre Flamengo e Internacional disse que a CBF estava tentando beneficiar o Flamengo e não havia levado o título para o Maracanã mesmo com o Inter tendo chance de ser campeão na ocasião: “O Dourado é meu parceiro, amo ele, mas não pode ficar com o título na penúltima rodada”, afirmou o atacante.
Euforia no gramado
Banho no treinador
Dança
AeroFla
Ainda na madrugada desta sexta-feira (26), por volta das 3h da manhã, os torcedores do Flamengo se aglomeraram no aeroporto Galeão para receber a delegação rubro-negra, que tinha voo previsto para sair de São Paulo às 3h15, atrasou e saiu apenas às 5h30. O avião pousou no Rio já pela manhã e ônibus do clube não teve contato com a torcida, devido ao bloqueio montado pela polícia.
O Campeonato
Com os quatro rebaixados (Vasco, Goiás, Coritiba e Botafogo) e com o G8 definido (Flamengo, Internacional, Atlético-MG, São Paulo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras e Santos), faltava definir o campeão (Flamengo), a última vaga para a fase de grupos da Libertadores, que ficou com São Paulo e o último classificado para a Copa Sul Americana. O Sport começou a rodada na zona de classificação, mas perdeu para o Athletico Paranaense e a vaga para o Bahia, que venceu o Santos por 2×0.
A artilharia do campeonato ficou dividida entre Luciano do São Paulo e Claudinho do Bragantino, ambos com 18 gols. Thiago Galhardo, do Internacional, e Marinho, do Santos, tinham 17 gols e também estavam na briga. Galhardo passou em branco e Marinho diagnosticado com a Covid-19 não jogou.
Confira a classificação final e a artilharia do campeonato:
https://www.cbf.com.br/futebol-brasileiro/competicoes/campeonato-brasileiro-serie-a/2020
E agora?
Ainda nesta sexta-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, às 20h30, acontecerá a cerimônia de premiação do campeonato. O evento coroa os destaques do Brasileirão Masculino e Feminino, e contará com presença restrita e protocolo de saúde por conta da pandemia do Coronavírus. Os Campeonatos Estaduais e a temporada 2021 se iniciam já na próxima semana.