Vida saudável: cresce o número de estabelecimentos no Rio de Janeiro para o público vegetariano

Paveg.com

Por: Arlan Almeida 

A tendência mundial de redução do consumo de carne e produtos de origem animal na alimentação vai ao encontro do estilo de vida saudável do carioca, por isso, cada vez mais surgem bistrôs, cafés e restaurantes com menu vegetariano e/ou totalmente vegano no Rio de Janeiro. 

Segundo pesquisa feita pelo Ibope em 2021, 14% da população é vegetariana, o  que corresponde a cerca de 30 milhões de brasileiros, sendo que deste número, a SVB  (Sociedade Vegetariana Brasileira) calcula que 8 milhões sejam veganos. 

Pensando nisso, elegemos os lugares mais cool que você precisa conhecer na cidade maravilhosa, para fazer um programa gastronômico no Rio sem carne. Seus pratos modernos e variados, fazem destes locais os mais procurados no Rio, no segmento de vegano e vegetariano, muitos destes com avaliações de 5 estrelas. 

Segundo o site Tripadvisor, os restaurantes que mais tiveram procuras e um aumento de 80% entre 2016 até 2021. Pensando nisso, abaixo vamos falar sobre alguns dos restaurantes que mais cresceram na gastronomia no segmento vegetariano nos últimos anos, informando seu endereço e o horário de funcionamento de cada um deles. 

• Teva 

O cardápio é 100% vegetal e nem um pouco limitado. O Teva é um daqueles lugares em que bar e restaurante se fundem em um menu de drinks e pratos sofisticados. Entradinhas de tartare de tomates frescos ou os brócolis grelhados na char broiler são excelentes opções para degustar com os amigos. Para acompanhar, experimente a limonada de lavanda ou um dos vinhos da carta de rótulos biodinâmicos e naturais. 

Onde? Avenida Henrique Dumont, 110 Loja B, Ipanema 

Horário de funcionamento: de terça à quinta-feira das 12h às 16h / 18h às 00h, sexta-feira das 12h às 16h / 18h à 01h, sábado das 12h à 01h e domingo das 12h às 22h 

 Spazziato 

O almoço do Spazziato segue a linha de alimentação funcional. As entradinhas, as saladas e os pratos principais são feitos apenas com produtos orgânicos. O restaurante fica dentro do Spa Maria Bonita, em Ipanema, mas tem acesso livre ao público. 

Onde? Rua Prudente de Morais, 729, Ipanema 

Horário de funcionamento: todos os dias das 12h às 16h 

• Bistrô Vegano 

É um restaurante especializado em comida vegana, a casa oferece lanches, refeições, tortas e cafés, tudo em um ambiente super aconchegante. Em seus pratos mais famosos está paella vegana, um prato leve e 100% natural, que agrada a todos os visitantes do local. 

Onde: Av. Roberto Silveira, 366 – Icaraí, Niterói. 

Horário de funcionamento: todos os dias das 10h30 às 21h30

 Genzai Caxias 

Genzai Caxias é uma ótima opção para os amantes de comida japonesa, mas que não comem nada de origem animal. O restaurante usa em seu cardápio os mais diversos tipos de pratos da culinária oriental, tudo vegano e com um sabor de deixar qualquer um com água na boca. 

Onde: Rua General Câmara, 404 – Jardim Vinte e Cinco de Agosto, Duque de Caxias – RJ. 

Horário de funcionamento: de quarta a domingo das 18h às 23h30 

• Org Bistrô 

O restaurante Org Bistrô é um dos queridinhos da zona leste do Rio, com pratos orgânicos e vegetarianos, o lugar agrada em cheio aos amantes da boa comida vegetariana moderna, tudo isso em um espaço aconchegante, o local ainda conta com uma loja de produtos naturais para o público. 

Onde: Av. Olegário Maciel, 175 – Loja G – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ. 

Horário de funcionamento: De terça a quinta: das 12h às 15h / Sexta e sábado:  das 12h às 21h30 / Domingo: fechado / Segunda-feira: das 12h às 15h30.  

Vegan Vegan 

O buffet tem sempre duas opções de pratos principais e duas entradinhas. O carro chefe é a feijoada light, queridinha dos clientes. O cardápio é pensado com os ingredientes sazonais e publicado nas redes sociais do restaurante. 

Onde? Rua Voluntários da Pátria, 402,  Botafogo – Loja B. 

Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira das 11h30 às 15h30 e sábado das 12h às 16h 

• Pura Raiz Burger 

Bateu aquela fome, mas a praia está ótima, deixando você dividido entre adiar o almoço ou ir até um restaurante? Problema resolvido: envie uma mensagem inbox para o perfil no Instagram do @puraraizburger e confira em qual posto o pessoal está. Do Leme ao Leblon, o pessoal passa pelas areias oferecendo três opções de sanduíches: grão de bico com mix de temperos especiais, feijão manteiga ao curry e lentilha picante.  

Onde? Itinerante pelas praias do Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon. 

Horário de funcionamento: de sexta-feira à domingo, a partir das 12h 

E aí, gostaram dessas dicas? então use a hashtag #segundasemcarne e ajude milhares de animais que são mortos diariamente.  

Deixe um comentário