Ferroviária confirma evolução, derrota o River Plate e está nas semifinais da Libertadores Feminina 2020

Foto de capa: Reprodução/Twitter River Plate Fútbol Femenino

Por Júlia Nascimento

A Ferroviária venceu o River Plate pelo placar de 1 a 0 nesta segunda-feira pelas quartas de final da Libertadores Feminina 2020. Ana Alice foi a autora do único gol no Estádio Deportivo Morón, que classificou as paulistas para as semifinais da competição continental. 

As Guerreiras Grenás estão em busca do bicampeonato da América, e o objetivo tem ficado mais próximo a cada jogo. Antes de enfrentarem as argentinas, a campanha vinha em uma crescente: uma derrota, um empate e uma vitória, nessa ordem, e avançou em segundo lugar no Grupo D. Já as meninas do River passaram de fase na primeira colocação do Grupo C, com duas vitórias e um empate. 

Escalações

A partida

Já nos primeiros segundos, as meninas do River Plate optaram por postar marcação alta. E a pressão na saída de bola da Ferroviária surtiu efeito, atrapalhando a troca de passes das paulistas na defesa. O time argentino assustava mais, conseguindo jogadas ofensivas a partir, justamente, das marcadoras adiantadas. A goleira brasileira Luciana segurava firme chutes e cruzamentos argentinos pelos dois lados. 

Aos 14 minutos, bate-rebate na frente da pequena área e Aline concluiu, mas a bola saiu após desvio na adversária. Houve reclamação de pênalti no lance, antes da finalização, mas o jogo seguiu. Pouco depois, mais um pedido de penalidade, porém a árbitra considerou que a defensora do River foi na bola, não no corpo da brasileira. A partida era concentrada no meio-campo, com poucas chances de ambos os lados. O campo estava pesado pela chuva, o que pode ter feito as jogadoras cansarem cedo. 

A atacante Sochor apresentava muita movimentação, tentando dar opção no ataque. E ela mesma, aos 38, recebeu cruzamento rasteiro de frente para a pequena área pela esquerda, chutou firme, Chiribelo defendeu dando rebote, mas a defensora da equipe argentina despachou para longe. Até que, aos 44 minutos, cobrança de falta pelo bico esquerdo da grande área e Ana Alice apareceu livre por trás da marcação na segunda trave para balançar a rede sem chance para a goleira e colocar a Ferroviária à frente pelas semifinais. 

Gol de Ana Alice para a vitória e a classificação da Ferroviária sobre o River

Na volta do intervalo, as Guerreiras Grenás não se acomodaram no placar vantajoso. Contudo faltava a elas o acerto do passe no terço final para serem eficientes novamente. Ainda assim, estavam mais próximas do segundo gol que o River do empate. O clube argentino precisava correr atrás, mas mal chegava ao campo de ataque, muito pelo posicionamento adiantado das paulistas. 

Por volta da metade da segunda etapa, a equipe argentina começou a tentar deixar tudo igual, principalmente pela ponta-esquerda. Neste momento, conseguiu um chute perigoso de frente para o gol, mas desviado em escanteio. O jogo era de muitos passes errados, o que impossibilitava uma boa quantidade de finalizações. 

Aos 39 minutos, cobrança de falta frontal do River e Luciana saiu bem para abafar o bate-rebate na frente do gol. Em resposta, Rafa Mineira finalizou da entrada da área, mas por cima do travessão. Quando a classificação das Guerreiras parecia encaminhada, quase o gol de empate do time argentino em chute cruzado de Birizamberri dentro da área de novo pela esquerda, com a bola passando bem perto da trave. Mas fim de papo e mais uma equipe brasileira nas semifinais da grande competição continental.

Próximos jogos

A Ferroviária encara agora a Universidad de Chile, que passou pelo Santa Fé (vitória por 3 a 1), em uma das semifinais da Libertadores Feminina 2020 na quinta-feira (18). Na outra semi, enfrentam-se Corinthians e América de Cali no dia anterior, quarta-feira (17). A grande final, que pode ser brasileira, é no domingo (21). Os horários ainda serão confirmados.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s