Curta produzido por alunos da FACHA traz premiação para casa

Foto de Capa: Divulgação com montagem de Luciana Alves

Por Bárbara Motta e Raphaella Machado 

Indicado no Festival de Vitória, o curta “Raízes” foi premiado pelo júri popular e teve menção honrosa pelo Júri Técnico na Mostra Ambiental do festival, em novembro de 2020. Além disso, o curta também teve mais indicações no mesmo ano: Festival de Curtas de Campos de Jordão, CUBO, FICASC e Festival de Cinema de Caruaru. Produzido pelo coletivo FemArte e pela produtora Projeto 6, composta de alunos de cinema da FACHA, os responsáveis pelo projeto trouxeram uma temática atual e necessária. A produção dá voz à “mãe natureza” e expõe a forma como a sociedade vem destruindo gradativamente o meio ambiente e como a natureza responde à exploração que sofre. Também faz refletir sobre os erros e as consequências das escolhas feitas pela humanidade. 

Raízes foi um projeto autoral de Amanda Braga, Ana Luísa Macedo, Bruna Eiras e Igor Mattos, alunos de Cinema da Facha, e surgiu no 4⁰ período, motivado pelo professor Guto Neto, na aula de Edição e Montagem II. Pensando nas tragédias ambientais, Bruna Eiras foi quem deu o primeiro passo ao refletir sobre as queimadas que estavam ocorrendo no mundo. O grupo se juntou para produzir o roteiro com o objetivo de expressar revolta diante do cenário de destruição ambiental.  

As gravações foram realizadas na segunda metade de 2019 no Bosque da Barra, Rio de Janeiro, e o grupo precisou superar alguns desafios como: deslocamento, dinheiro, empréstimo de equipamentos e tempo de set. Foi um aprendizado sobre dificuldades que produções independentes passam.  

Em entrevista para o Em Todo Lugar, Igor Matos, que faz parte do Projeto 6, falou sobre a escolha do nome do Curta: “uma palavra com potência e poder ancestral, retornamos às nossas “Raízes”, pois é a nossa “Mãe” falando. O nome representava a força envolta à narrativa fílmica”. Os alunos comentaram sobre a experiência de transmitir o que a “mãe natureza” gostaria de dizer: “acredito que foi reflexivo. As falas da Mãe natureza são um alerta para outros e um lembrete para a gente. Sabíamos que precisávamos, naquele momento, expressar nossa indignação perante o que estava acontecendo e nesse tempo refletimos sobre nossas próprias ações que são prejudiciais à natureza”, complementou Igor.  

Apesar dos impasses de se produzir de maneira independente, os alunos conseguiram produzir uma obra de imenso valor. Para eles, foi uma alegria ganhar a premiação, um presente que eles não esperavam conquistar antes de concluírem a graduação. 

O curta “Raízes” está disponível no Youtube, no link: https://youtu.be/M0X_EOTbxz8 . E caso queira saber mais sobre a produção e conhecer outros projetos do coletivo FemArte e da produtora Projeto 6, acesse as redes sociais: @fem.arte e @projetoseis6. Aproveite! 

Homem e mulher em pé posando para foto

Descrição gerada automaticamente
Cartaz de divulgação do curta Raízes (Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s