FACHA Lives aborda as transformações e o futuro da publicidade

Foto de Capa: Divulgação

Por Carina Mattos

O FACHA Lives apresentou, nesta quinta-feira (25), às 9h, um bate-papo sobre o futuro da Publicidade com a participação da coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda Renata Nogueira e com o publicitário Marco Antonio Vieira Souto. 

Logo nos primeiros minutos da transmissão, Renata falou um pouco sobre a FACHA e sobre o curso de Publicidade e Propaganda, destacando o ambiente da faculdade e os recursos que são oferecidos aos alunos e que os colocam na prática do que estão estudando. 

O convidado do dia, Marco Antonio, é formado em Publicidade e Propaganda e Relações Públicas pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Marco iniciou sua carreira na agência Sales e, ao decorrer de sua trajetória, passou por grandes marcas que possuem grande representatividade no Brasil, como: Coca-Cola, Brahma, DPZ, Lojas Americanas, Itaú e Artplan, trabalhando como head de Estratégia do Grupo Artplan. Além disso, ele faz parte do projeto planeta.com e é mentor da plataforma Top2You. 

O visitante iniciou a conversa trazendo uma linha do tempo da Publicidade: “Para entender o futuro, uma rápida olhada no passado”. O convidado mostrou as mídias que eram presentes em 1980: TV, Rádio, Jornal, Revista, Cinema e Outdoor e as comparou com as mídias que temos atualmente, destacando, principalmente as mídias digitais e enfatizando sua complexidade e o seu volume de possibilidades. 

Na apresentação visual, o convidado destacou “Publicidade = Conteúdo”. No passado, você podia, em teoria, comprar atenção. Mas isso não é mais possível, então, a única coisa que chama atenção é aquilo que é bom (o conteúdo). Partindo dessa teoria, o que deveria chamar a atenção do outro é para onde se move a publicidade: a internet, por exemplo, que evolui cada vez mais no consumo de mídia no Brasil. 

Dentro da publicidade, o palestrante defendeu que devemos entender a jornada de nossos consumidores, isto é, quais conteúdos ele consome ao longo do seu dia. Esse entendimento é essencial não só para saber qual é o meio mais adequado, mas, também, qual é o momento mais adequado e qual é a mensagem mais adequada para ser transmitida no meio publicitário. 

Na apresentação ainda foi reforçado que devemos entender sobre cada mídia, cada rede social, como os recursos que elas oferecem, a forma como a mensagem é transmitida, como aquela rede é consumida, para, assim, conseguirmos atingir o nosso objetivo dentro de uma campanha. 

head de Estratégia da Artplan trouxe uma reflexão comprovada por dados, que, antigamente, as novelas pautavam as conversas e hoje em dia, as conversas é que pautam as novelas, como por exemplo, o BBB (Big Brother Brasil), que atualmente está pautando todas as redes sociais. 

Para finalizar, o publicitário compartilhou de uma crença sua: “A aprendizagem deve ser contínua” e explicou que as mídias estão em constante evolução e que os publicitários precisam acompanhar essas mudanças e adaptarem-se a elas. 

Para conferir este debate e uma série de exemplos e ensinamentos do publicitário Marco Antonio Vieira Souto, assista à Live completa que está disponível no canal da Facha no YouTube: 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s