Nada mudou! Hamilton supera Verstappen e vence o primeiro GP do ano na Fórmula 1

Foto de capa: Reprodução/Flickr

Por Gabriel Orphão 

O GP do Bahrein contou com emoções antes mesmo da corrida começar: Sergio Perez, da Red Bull Racing, teve uma pane elétrica no seu carro ainda na volta de aquecimento, e não pôde conclui-la. Porém, seu veículo voltou a funcionar antes do início da corrida, e o mexicano teve que largar dos boxes, na última colocação. Anteriormente, Perez largaria na 11ª posição. 

Na largada, o holandês Max Verstappen, que saiu na pole position, manteve sua liderança, seguido logo atrás por Hamilton. Charles Leclerc, da Ferrari, ultrapassou Valtteri Bottas, da Mercedes, e assumiu o 3º lugar. 

Largada do GP do Bahrein de Fórmula 1, com Sergio Perez largando dos boxes – Foto: Divulgação/FIA 

Problemas iniciais 

Na segunda volta da corrida, o russo Nikita Mazepin perdeu o controle do carro e bateu com força na curva 3, fazendo com que o estreante abandonasse a prova. Curiosamente, é a segunda vez que um carro da Haas sofre um acidente na curva 3. Na última temporada, o suíço Romain Grosjean bateu no mesmo local desta corrida, causando um grande incêndio em seu carro.  

Na relargada, mais confusões: Lando Norris e Daniel Ricciardo ultrapassaram o francês Pierre Gasly, que acabou batendo na roda de Ricciardo, e perdeu sua asa dianteira. Com isto, o piloto da AlphaTauri caiu para a última colocação, forçando a volta do safety car virtual. 

Paradas nos boxes foram essenciais 

Na 14ª volta, Lewis Hamilton fez sua parada nos boxes, e voltou com os pneus duros. Verstappen, que estava na liderança, parou apenas na 18ª volta, e colocou pneus médios. O holandês voltou para a corrida na segunda colocação, porém, a 7 segundos de Hamilton. 

Crédito da foto: Pixabay/Katherine Lake

Na 29ª volta, Lewis Hamilton foi para os boxes pela segunda vez, e retornou com outro jogo de pneus duros. Duas voltas depois, foi a vez de Bottas parar. Porém, a Mercedes teve dificuldades para remover o pneu que o finlandês estava usando, e a parada levou pouco mais de 9 segundos. Com isso, o companheiro de Hamilton retornou para a corrida com pneus duros e na 5ª colocação. 

Depois de anunciar sua aposentadoria em 2018, e em 2020 anunciar seu retorno ao automobilismo, Fernando Alonso, da Alpine, não teve um bom resultado na sua volta à F1: parou nos boxes na 34ª volta, por conta de problemas nos freios, e foi obrigado a abandonar a prova.

Na 40ª volta, foi a vez de Max Verstappen voltar aos boxes, dessa vez, para colocar pneus duros. O piloto da RBR volta a pouco mais de 8 segundos de Hamilton. Na primeira volta com seu novo jogo de pneus, Verstappen fez a volta mais rápida da corrida, com o tempo de 1m33s328, reduzindo a desvantagem para o líder para 6s1. 

Batendo recordes 

Na volta 43, Lewis Hamilton fez história mais uma vez: o inglês quebrou o recorde de voltas na liderança, alcançando 5.112 voltas, superando as 5.111 do alemão Michael Schumacher. 

Um final emocionante 

Três voltas depois, Esteban Ocon ultrapassou o alemão Sebastian Vettel, que bateu na traseira do francês, e os dois acabaram rodando. Contudo, os pilotos seguiram na corrida. 

Na 53ª volta da corrida, Verstappen ultrapassou Hamilton e assumiu a liderança do GP. Porém, o holandês utilizou a área externa da pista, e, para evitar punições, devolveu a posição para o piloto da Mercedes. Os dois foram para a última volta com apenas 0s8 de diferença. No fim, o piloto da RBR não foi capaz de superar Lewis Hamilton, que garantiu sua 96ª vitória na carreira. Verstappen terminou na segunda colocação, e Valtteri Bottas completou o pódio.  

Lewis Hamilton comemora sua vitória do Grande Prêmio do Bahrein – Foto: LAT

A segunda etapa da Fórmula 1 será realizada no dia 18 de abril, em Imola, na Itália, para o Grande Prêmio Emilia Romagna. Vale lembrar que este foi o circuito em que morreu o ídolo brasileiro Ayrton Senna e o piloto austríaco Roland Ratzenberger, ambos em 1994. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s