Por Beatriz Lemos
O primeiro de abril foi ontem, mas o Em todo lugar não ia perder a oportunidade de indicar conteúdos audiovisuais sobre Mentira. Não se sabe ao certo como a comemoração dessa data surgiu, mas acredita-se que esteja relacionado às mudanças de calendário que ocorreram no reinado de Carlos IX, na França.
Desde o século XVI, o Ano Novo era comemorado em 25 de março, quando se iniciava a primavera, e as festas e trocas de presentes duravam até o dia 1° de abril. Em 1562, o Papa Gregório XIII instituiu mudanças no calendário, o conhecido calendário gregoriano, em que o Ano Novo se iniciava no dia 1° de janeiro. Entretanto, muitas pessoas eram resistentes a adotar a mudança e continuaram comemorando a data no início de abril.
No Brasil, o Dia da Mentira começou a ser difundido no ano de 1848, através do periódico sugestivamente chamado A Mentira, conhecido na época por tratar de assuntos efêmeros e sensacionalistas, que noticiou o falecimento de Dom Pedro II. O jornal precisou desmentir a notícia dois dias após a publicação, alegando ser apenas uma brincadeira de 1° de abril, visto que muitas pessoas realmente levaram a sério e acreditaram na morte do então imperador do Brasil. Na realidade, Dom Pedro II morreu na França, em 1891.
Agora para você aproveitar o final de semana, vamos às dicas?
FICHA TÉCNICA
Pesquisa: Beatriz Lemos
Roteiro: Maria Carolina Paiva
Apresentação: Ludmila Barros e Samara Pinhero
Arquivos: Bárbara Scarpa
Edição: Carina D’Alverga
Editor Júnior: Bárbara Scarpa