6 dicas de filmes, séries e documentários sobre Mentira

Por Beatriz Lemos 

O primeiro de abril foi ontem, mas o Em todo lugar não ia perder a oportunidade de indicar conteúdos audiovisuais sobre Mentira. Não se sabe ao certo como a comemoração dessa data surgiu, mas acredita-se que esteja relacionado às mudanças de calendário que ocorreram no reinado de Carlos IX, na França.   

Desde o século XVI, o Ano Novo era comemorado em 25 de março, quando se iniciava a primavera, e as festas e trocas de presentes duravam até o dia 1° de abril. Em 1562, o Papa Gregório XIII instituiu mudanças no calendário, o conhecido calendário gregoriano, em que o Ano Novo se iniciava no dia 1° de janeiro. Entretanto, muitas pessoas eram resistentes a adotar a mudança e continuaram comemorando a data no início de abril.   

No Brasil, o Dia da Mentira começou a ser difundido no ano de 1848, através do periódico sugestivamente chamado A Mentira, conhecido na época por tratar de assuntos efêmeros e sensacionalistas, que noticiou o falecimento de Dom Pedro II. O jornal precisou desmentir a notícia dois dias após a publicação, alegando ser apenas uma brincadeira de 1° de abril, visto que muitas pessoas realmente levaram a sério e acreditaram na morte do então imperador do Brasil. Na realidade, Dom Pedro II morreu na França, em 1891. 

Agora para você aproveitar o final de semana, vamos às dicas? 

FICHA TÉCNICA

Pesquisa: Beatriz Lemos

Roteiro: Maria Carolina Paiva

Apresentação: Ludmila Barros e Samara Pinhero

Arquivos: Bárbara Scarpa

Edição: Carina D’Alverga

Editor Júnior: Bárbara Scarpa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s