Festival de Cultura e Arte, conhecido como CUCA da UNE chega a sua 12ª Bienal

Por Marcos Oliveira e Renato Galardo 

Estão abertas as inscrições para a etapa estadual do Festival de Cultura e Arte, que é considerado o maior evento estudantil da América Latina, e é desenvolvido e realizado pelo Circuito Universitário de Cultura e Arte, também conhecido como CUCA da UNE.  

Circuito Universitário de Cultura e Arte - CUCA da UNE: QUEM SOMOS?

A etapa estadual é uma Pré-Bienal da UNE. A Bienal é realizada sempre nos anos impares e este ano será a 12º edição, e tem como objetivo central, criar redes de contato e produção cultural entre os estudantes universitários de todo o país. 

O festival que será realizado entre os dias 19 e 23 de maio terá o seguinte tema: “Brasil: um povo que resiste”, e vai homenagear Nelson Sargento (compositor, cantor, artista plástico, ator e escritor), Martinho da Vila (músico e compositor) e Tia Surica (Iranette Ferreira Barcellos, sambista, cantora e intérprete de samba-enredo). 
 

Já a pré-bienal será realizada entre os dias 10 e 15 de maio no Rio de Janeiro. E recebe o nome de M.A.R.E (Mostra de Arte Estudantil). Com o tema: “Se o riso é mais do que cansaço, Brasil cabe em nosso abraço”, letra de uma música de Nelson Sargento, um dos homenageados. Serão aceitos trabalhos nas seguintes linguagens: mostras de músicas, artes visuais, audiovisuais, cênicas, literatura e fotografia.

Segundo Rebeca Belchior, uma das organizadoras do evento, em cada edição há um tema que dialoga com processos políticos, culturais e sociais que o país esteja vivendo no momento:  

 “Como a Bienal é um espaço também de formulação política, é muito importante que estejamos de acordo com o momento que estamos vivendo, e essa é a função do tema; apontar. Se a escolha nacional vai de encontro ao que vivemos nacionalmente, aqui estamos olhando para o nosso estado, para o nosso povo e nossa cultura que são profundamente reprimidos e criminalizados: o samba, os bate bolas, o funk, o rap, o slam, e o pagode…” 

Assim como diversos setores culturais, devido à pandemia do novo corona vírus,o festival também precisou se reinventar, Rebeca afirma que os eventos são realizados há muito tempo de maneira presencial para que possam promover efetivamente o contato dos estudantes que tenham tido suas mostras selecionadas com os artistas e curadores, porém neste ano, este também tenha sido o maior empecilho: criar e reinventar formas de conectar os estudantes com seus artistas referências, e levar os debates realizados entre a organização sobre arte e cultura aos artistas. 

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é image-13.png

“ É difícil porque estamos na pandemia, e refletimos várias vezes sobre manter ou não, tanto na Bienal Nacional, quanto as etapas estaduais. Mas decidimos tentar fazer de forma remota com algumas pequenas instalações presenciais, como artes visuais que conseguimos ao ar livre no MAC. (Museu de Arte Contemporânea – Niterói RJ) ” 

A organizadora conclui que para integrar o público com as mostras na dinâmica remota, a entidade escolheu priorizar debates virtuais que girem em torno da linguagem. Assim, cada uma terá sua mesa com cinco convidados que tenham a ver com a linguagem apresentada e o conceito do evento, para que possamos debater com os artistas e com o público as obras. 

Ei, você artista universitário, achou interessante a dica e quer saber mais sobre o festival? Acesse o site https://bienaldaune.org.br/  

Quer fazer a inscrição do seu trabalho na etapa estadual? Acesse o link https://linktr.ee/CUCARJ  e não deixe o seu talento de fora! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s