Foto de capa: Reprodução/FIA Fórmula E
Por Lucas Furtado Isaias
A Fórmula E desembarcou em Roma no último fim de semana, com duas etapas realizadas no Circuito Cittadino dell’EUR, tendo várias ruas da cidade italiana em destaque na corrida. A chuva antes das provas também chamou atenção, uma vez que trouxe uma atmosfera diferente. O safety car, cujo novo modelo fez sua estreia nas pistas, foi bastante acionado no começo e no fim das provas. Ora para adaptar os pilotos ao clima da pista, ora para remover carros, ele trouxe momentos importantes. Na segunda etapa, a batida de Sébastian Buemi no carro de Lucas Di Grassi mudou, totalmente, os rumos da prova, levando Stofell Vandorme a liderar e vencer.
O fim de semana também teve surpresas como a de Lucas Di Grassi abandonando a corrida quando faltava pouco para o final devido a um problema técnico com o carro, o que custou a liderança. Também a do alemão Pascal Werhlein, durante a segunda etapa, que foi líder, mas, por conta da bandeira amarela enquanto usava o modo de ataque, perdeu o primeiro lugar e ainda foi ultrapassado duas vezes. Terminou a prova na quarta colocação, porém, devido a punições pós-prova, subiu para terceiro.
Com quatro corridas realizadas, a disputa pela liderança está acirrada, com o britânico Sam Bird na ponta graças ao bom desempenho na primeira etapa. O australiano Mitch Evans está em segundo, e apenas quatro pontos separam os dois pilotos. Jaguar e Mercedes estão brigando pelo topo do campeonato de equipes depois de venceram, respectivamente, primeira e segunda etapas em solo italiano.
Primeira Corrida
A prova de sábado (10) começou com chuva, o que fez o safety car já ser acionado na largada para adaptar os carros às novas condições de pista durante os primeiros cinco minutos da corrida. E, após a saída do veículo, já houve uma ultrapassagem de Sam Bird sobre Sebastián Buemi na briga pelo nono lugar, além de um choque entre Stoffell Vandorme e André Lotterer, que estavam nas primeiras colocações, o que mudou os rumos da prova. Com o acidente, Oliver Rowland assumiu a liderança da corrida, mas o piloto estava sendo investigado por excesso de uso de potência e, com dez minutos na pista, foi punido com drive thru, enquanto Lucas Di Grassi assumiu a liderança.
O primeiro lugar do piloto brasileiro foi regado a muita emoção com disputas com o francês Jean-Éric Vergne, que chegou a ficar a milésimos de segundo de fazer uma ultrapassagem assim que Di Grassi assumiu a liderança. Mas, em vários momentos, a diferença era de menos de um segundo. O predomínio do brasileiro durou até os 40 minutos e 10 segundos de prova, quando ele perdeu a potência do carro e ficou no meio do caminho. Ao mesmo tempo, Nick De Vires e Stoffel Vandorme se chocaram, e, com isso, a corrida foi encerrada em bandeira amarela, também com a presença do carro de segurança. Com o acidente, Vergne venceu a prova. Sam Bird ficou com a segunda posição e foi quem melhor utilizou os dois modos de ataque que tinha dever de usar, subindo oito posições durante a prova. O australiano Mitch Evans ficou com a terceira posição. Sérgio Sette Câmara, que teve problemas com o carro durante o treino classificatório e que foi punido durante a corrida por uso excessivo de potência, terminou na 16ª colocação.
Segunda Corrida
A corrida de domingo (11) começou igual a do dia anterior: com safety car, durante os primeiros três minutos, para adaptação dos pilotos a uma pista com umidade devido à chuva que caiu sobre a região antes da prova. Assim que a bandeira verde foi disparada, Nick Cassidy cometeu um erro ao frear o carro e foi para a área de escape, caindo da liderança para a 11ª posição. Nos minutos seguintes, a briga pelo primeiro lugar foi agitada. Nordan Nato assumiu a ponta, mas, pouco tempo depois, foi ultrapassado por Pascal Werhlein e por Stoffel Vandoorne. Com 10 minutos de prova, Cassidy, que vinha recuperando posições, bateu em Oliver Rowland, precisou ir até os boxes para reparar o carro e conseguiu retornar, porém na última posição.
Com 14 minutos de corrida, Sébastian Buemi bateu na traseira do carro de Lucas Di Grassi. Na sequência, o brasileiro se chocou com o muro, saiu da prova, e houve bandeira amarela. Isso mudou, drasticamente, os rumos da corrida e ajudou Vandoorne a assumir a ponta, já que Wehrlein tinha acionado o modo ataque e foi para o segundo lugar, a segurar-se na posição. E a liderança ficou consolidada com uma grande vantagem até os 37 minutos, quando Rene Rást perdeu o controle e bateu o carro na mureta. Para a remoção do carro, foi necessário o safety car entrar na pista, e a bandeira verde foi disparada na volta final. A disputa entre Vandoorme e Alexander Sims, que tinha assumido a segunda posição com 20 minutos de corrida, foi intensa, mas o belga conseguiu se segurar e vencer a prova. Nordan Nato terminou em terceiro, porém foi punido depois da prova por excesso no uso de potência e desclassificado. Dessa forma, Pascar Werhlein ficou com a posição.
O brasileiro Sérgio Sette Camara permaneceu, durante toda a corrida, no pelotão inferior e sem destaque, terminando a segunda prova na 12ª colocação e confirmando um fim de semana para esquecer dos brasileiros na categoria. A próxima parada será na Espanha e, novamente, com rodada dupla nos dias 24 e 25 de abril.
Classificação Geral – Pilotos
º | Piloto | Equipe | Ponto |
1 | Sam Bird | Jaguar | 43 |
2 | Mitch Evans | Jaguar | 39 |
3 | Robin Frijns | Envision Virgin | 34 |
4 | Stoffel Vandoorne | Mercedes | 33 |
5 | Nyck De Vires | Mercedes | 32 |
6 | Pascal Wehrlein | TAG Hauer Porsche | 32 |
7 | Edoardo Mortara | Rokit Venturi | 30 |
8 | Jean-Éric Vergne | Techeetah | 25 |
9 | Alexander Sims | Mahindra | 24 |
10 | António Félix da Costa | Techeetah | 21 |
11 | René Rast | Audi Sport | 21 |
12 | Oliver Rowland | Nissan | 15 |
13 | Sérgio Sette Câmara | Dragon/Penske | 12 |
14 | Nico Mueller | Dragon/Penske | 12 |
15 | Maximiliam Guenther | BMW I Andretti | 12 |
16 | Sébastian Buemi | Nissan | 11 |
17 | Oliver Turvey | Nio 333 | 9 |
18 | Lucas Di Grassi | Audi Sport | 6 |
19 | Tom Blomqvist | Nio 333 | 5 |
20 | Alex Lynn | Mahindra | 4 |
21 | Nick Cassidy | Envision Virgin | 3 |
22 | Norman Nato | Rokit Venturi | 1 |
23 | André Lotterer | TAG Hauer Porsche | 0 |
24 | Jake Dennis | BMW I Andretti | 0 |
Classificação Geral – Equipes
º | Equipe | Ponto |
1 | Jaguar | 82 |
2 | Mercedes | 65 |
3 | DS Techeetah | 46 |
4 | Envision Virgin | 37 |
5 | TAG Hauer Porsche | 32 |
6 | Rokit Venturi | 31 |
7 | Mahindra | 28 |
8 | Audi Sport | 27 |
9 | Nissan | 26 |
10 | Dragon/Penske | 24 |
11 | Nio 333 | 14 |
12 | BMW I Andretti | 12 |