Etapas de Roma na Fórmula E têm surpresas, acidentes e atuações frustrantes de brasileiros

Foto de capa: Reprodução/FIA Fórmula E

Por Lucas Furtado Isaias  

A Fórmula E desembarcou em Roma no último fim de semana, com duas etapas realizadas no Circuito Cittadino dell’EURtendo várias ruas da cidade italiana em destaque na corrida. A chuva antes das provas também chamou atenção, uma vez que trouxe uma atmosfera diferente. O safety carcujo novo modelo fez sua estreia nas pistas, foi bastante acionado no começo e no fim das provas. Ora para adaptar os pilotos ao clima da pista, ora para remover carros, ele trouxe momentos importantes. Na segunda etapa, a batida de Sébastian Buemi no carro de Lucas Di Grassi mudou, totalmente, os rumos da prova, levando Stofell Vandorme a liderar e vencer.  

O fim de semana também teve surpresas como a de Lucas Di Grassi abandonando a corrida quando faltava pouco para o final devido a um problema técnico com o carro, o que custou a liderança. Também a do alemão Pascal Werhlein, durante a segunda etapa, que foi líder, mas, por conta da bandeira amarela enquanto usava o modo de ataque, perdeu o primeiro lugar e ainda foi ultrapassado duas vezes. Terminou a prova na quarta colocação, porém, devido a punições pós-prova, subiu para terceiro.   

Com quatro corridas realizadas, a disputa pela liderança está acirrada, com o britânico Sam Bird na ponta graças ao bom desempenho na primeira etapa. O australiano Mitch Evans está em segundo, e apenas quatro pontos separam os dois pilotos. Jaguar e Mercedes estão brigando pelo topo do campeonato de equipes depois de venceram, respectivamente, primeira e segunda etapas em solo italiano.  

Primeira Corrida 

A prova de sábado (10) começou com chuva, o que fez o safety car já ser acionado na largada para adaptar os carros às novas condições de pista durante os primeiros cinco minutos da corrida. E, após a saída do veículo, já houve uma ultrapassagem de Sam Bird sobre Sebastián Buemi na briga pelo nono lugar, além de um choque entre Stoffell Vandorme e André Lotterer, que estavam nas primeiras colocações, o que mudou os rumos da prova. Com o acidente, Oliver Rowland assumiu a liderança da corrida, mas o piloto estava sendo investigado por excesso de uso de potência e, com dez minutos na pista, foi punido com drive thru, enquanto Lucas Di Grassi assumiu a liderança.   

O primeiro lugar do piloto brasileiro foi regado a muita emoção com disputas com o francês Jean-Éric Vergne, que chegou a ficar a milésimos de segundo de fazer uma ultrapassagem assim que Di Grassi assumiu a liderança. Mas, em vários momentos, a diferença era de menos de um segundo. O predomínio do brasileiro durou até os 40 minutos e 10 segundos de prova, quando ele perdeu a potência do carro e ficou no meio do caminho. Ao mesmo tempo, Nick De Vires e Stoffel Vandorme se chocaram, e, com isso, a corrida foi encerrada em bandeira amarela, também com a presença do carro de segurança. Com o acidente, Vergne venceu a prova. Sam Bird ficou com a segunda posição e foi quem melhor utilizou os dois modos de ataque que tinha dever de usar, subindo oito posições durante a prova. O australiano Mitch Evans ficou com a terceira posição. Sérgio Sette Câmara, que teve problemas com o carro durante o treino classificatório e que foi punido durante a corrida por uso excessivo de potência, terminou na 16ª colocação.  

Segunda Corrida  

A corrida de domingo (11) começou igual a do dia anterior: com safety car, durante os primeiros três minutos, para adaptação dos pilotos a uma pista com umidade devido à chuva que caiu sobre a região antes da prova. Assim que a bandeira verde foi disparada, Nick Cassidy cometeu um erro ao frear o carro e foi para a área de escape, caindo da liderança para a 11ª posição. Nos minutos seguintes, a briga pelo primeiro lugar foi agitada. Nordan Nato assumiu a ponta, mas, pouco tempo depois, foi ultrapassado por Pascal Werhlein e por Stoffel Vandoorne. Com 10 minutos de prova, Cassidy, que vinha recuperando posições, bateu em Oliver Rowland, precisou ir até os boxes para reparar o carro e conseguiu retornar, porém na última posição.  

Com 14 minutos de corrida, Sébastian Buemi bateu na traseira do carro de Lucas Di Grassi. Na sequência, o brasileiro se chocou com o muro, saiu da prova, e houve bandeira amarela. Isso mudou, drasticamente, os rumos da corrida e ajudou Vandoorne a assumir a ponta, já que Wehrlein tinha acionado o modo ataque e foi para o segundo lugar, a segurar-se na posição. E a liderança ficou consolidada com uma grande vantagem até os 37 minutos, quando Rene Rást perdeu o controle e bateu o carro na mureta. Para a remoção do carro, foi necessário o safety car entrar na pista, e a bandeira verde foi disparada na volta final. A disputa entre Vandoorme e Alexander Sims, que tinha assumido a segunda posição com 20 minutos de corrida, foi intensa, mas o belga conseguiu se segurar e vencer a prova. Nordan Nato terminou em terceiro, porém foi punido depois da prova por excesso no uso de potência e desclassificado. Dessa forma, Pascar Werhlein ficou com a posição.  

O brasileiro Sérgio Sette Camara permaneceu, durante toda a corrida, no pelotão inferior e sem destaque, terminando a segunda prova na 12ª colocação e confirmando um fim de semana para esquecer dos brasileiros na categoria. A próxima parada será na Espanha e, novamente, com rodada dupla nos dias 24 e 25 de abril.  

Classificação Geral – Pilotos  

ºPilotoEquipePonto
1Sam Bird  Jaguar43
2Mitch Evans Jaguar39
3Robin Frijns  Envision Virgin  34
4Stoffel Vandoorne  Mercedes33
5Nyck De Vires Mercedes32
6Pascal Wehrlein  TAG Hauer Porsche   32
7Edoardo Mortara Rokit Venturi  30
8Jean-Éric Vergne  Techeetah  25
9Alexander Sims Mahindra  24
10António Félix da Costa Techeetah  21
11René Rast Audi Sport   21
12Oliver Rowland  Nissan15
13Sérgio Sette Câmara Dragon/Penske  12
14Nico Mueller Dragon/Penske 12
15Maximiliam Guenther  BMW I Andretti   12
16Sébastian Buemi  Nissan11
17Oliver Turvey  Nio 3339
18Lucas Di Grassi Audi Sport  6
19Tom Blomqvist  Nio 3335
20Alex Lynn Mahindra4
21Nick Cassidy  Envision Virgin   3
22Norman Nato  Rokit Venturi  1
23André Lotterer  TAG Hauer Porsche   0
24Jake Dennis BMW I Andretti   0

Classificação Geral – Equipes  

ºEquipePonto
1Jaguar82 
2Mercedes65
3DS Techeetah 46
4Envision Virgin 37
5 TAG Hauer Porsche  32
6 Rokit Venturi  31
7 Mahindra  28
8 Audi Sport  27
9 Nissan  26
10 Dragon/Penske  24
11 Nio 333  14
12 BMW I Andretti   12

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s