Max Verstappen vence o GP da Emilia-Romagna, em corrida marcada por chuva e muitos acidentes

Foto de capa: Hasan Bratic/picture alliance via Getty Images

Por Gabriel Orphão 

O segundo Grande Prêmio da temporada 2021 da Fórmula 1 foi de emoção desde antes do começo da corrida, até o seu final. O holandês Max Verstappen, da RBR, fez uma atuação praticamente perfeita e garantiu a vitória na Itália. Lewis Hamilton teve problemas na 32ª volta, mas conseguiu chegar na segunda colocação. O britânico Lando Norris, da McLaren, completou o pódio. 

Problemas antes da largada 

Por causa da pista molhada devido à chuva, Fernando Alonso, bicampeão mundial da F1 e atual piloto principal da Alpine, perdeu o controle do carro e bateu no muro de proteção quando estava se dirigindo ao grid de largada. O Incidente foi de pequenas proporções, e a equipe trocou a asa dianteira do espanhol logo em seguida. 

Perfil oficial da Fórmula 1 mostra o incidente de Fernando Alonso – Crédito: Reprodução/Twitter F1 

Ainda antes da largada, dois grandes problemas com freios trouxeram preocupações para a equipe da Aston Martin: o alemão Sebastian Vettel teve problemas nos freios traseiros e teve que largar do pit lane. Já o canadense Lance Stroll teve um princípio de incêndio no freio traseiro direito de seu carro e preocupou a equipe. Porém, a equipe conseguiu resolver tudo antes do início do GP. 

Na volta de apresentação, mais um problema: Charles Leclerc, da Ferrari, rodou sozinho na curva conhecida como Acqua Minerale e teve que recuperar sua posição antes de chegar ao grid. 

Emoções na primeira volta 

Quando finalmente a largada foi autorizada, Lewis Hamilton, que havia largado na Pole Position, perdeu a posição rapidamente para Max Verstappen, que largou na terceira posição. Tal fato obrigou o britânico a passar por cima da zebra, o que danificou sua asa dianteira. 

Nicholas Latifi, da Williams, escapou em uma curva e, ao retornar para a pista, foi tocado pelo russo Nikita Mazepin, da Haas, se chocando no muro. O safety car fez sua primeira participação na corrida. O piloto canadense foi obrigado a abandonar o circuito. 

Carros de Bottas e Russell logo após a batida que levou a paralisação da corrida
Crédito: Hasan Bratic/picture alliance via Getty Images

Mais erros após a relargada 

O GP teve uma paralisação de pouco mais de 30 minutos e retornou com mais confusões: Kimi Raikkonen, da Alfa Romeo, rodou sozinho durante a volta de aquecimento, assim como o japonês Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, que também rodou e perdeu posições. Com a bandeira verde decretada, Lando Norris ultrapassou Charles Leclerc e assumiu a segunda posição da corrida. Na volta 38, Sergio Pérez escapou da pista sozinho, e caiu da 4ª para a 14ª colocação. 

Sergio Pérez se complica sozinho e perde 10 posições – Crédito: Reprodução/Twitter F1 

Lewis Hamilton, que havia relargado na 8ª colocação, conseguiu ultrapassar 6 adversários e chegar na segunda posição, onde finalizou a corrida. 

O alemão Sebastian Vettel, que teve problemas nos freios antes do início do GP, teve que abandonar a prova na penúltima volta. Junto da saída de Vettel, a penúltima volta também teve Hamilton fazendo o melhor tempo da corrida, assumindo assim a liderança do campeonato de pilotos por 1 ponto de diferença em relação à Max Verstappen. 

Max Verstappen, Lewis Hamilton e Lando Norris completaram o pódio no GP da Emilia-Romagna Crédito: Hasan Bratic/picture alliance via Getty Images 

A terceira etapa da Fórmula 1 será realizada no dia 02 de maio, no Grande Prêmio de Portimão, no Autódromo do Algarve, em Portugal. 

Deixe um comentário