O vestido de Jennifer Lopez que deu origem ao Google Imagens

Roupa da cantora ajudou a criar a ferramenta de imagens

Por: Ludmila Barros

O que um vestido e o Google Imagens tem a ver? Tudo! O ano era 2000 quando o Grammy Awards, uma das mais importantes premiações da indústria musical, acontecia nos Estados Unidos. No evento estava a cantora Jennifer Lopez, com um deslumbrante e decotado vestido verde estampado, da grife italiana Versace. Na ocasião, o público ficou curioso para saber mais detalhes sobre a peça.

Jennifer Lopez e o clássico vestido Versace na cerimônia do Grammy, em 2000.
Arquivo: tecmundo

A ferramenta disponível para busca era o Google em texto, que havia surgido dois anos antes, em 1998. Em um artigo para site Project Syndicate, em 2015, o diretor executivo da gigante de tecnologia Eric Schmidt afirmou que as pessoas queriam mais do que apenas um texto. Imagens eram necessárias. Ele diz que “isso ficou claro na celebração do Grammy de 2000 onde o vestido verde de Jennifer Lopez chamou atenção do mundo”. Schmidt acrescenta: “Naquela época, o vestido foi o termo mais buscado que nós tivemos, porém não tínhamos nenhuma forma infalível de dar aos usuários o que eles realmente queriam: JLo usando aquele vestido. Então nasceu o Google Imagens”.

De acordo com Cathy Edwards, diretora de engenharia e produtos do Google Imagens, em entrevista à revista GQ em 2019, o surgimento da ferramenta de busca não resultou da noite para o dia, mas Jennifer Lopez definitivamente foi um impulso: “não aconteceu no dia seguinte, e nós dissemos oh, nós precisamos construir uma ferramenta de busca de imagens! Na época a companhia só tinha dois anos de vida e poucos funcionários. É claro que a gente precisava construir um mecanismo desses, mas não sabíamos a prioridade que daríamos”. A engenheira conta que quando o momento do vestido Lopez aconteceu, em fevereiro de 2000, “ficou muito claro que isso era importante, mas eles não tinham ninguém para fazê-lo”. Meses depois o Google contratou engenheiros para a tarefa e em julho de 2001 nascia o instrumento de busca de imagens. Jennifer Lopez e o vestido Versace marcaram a história. É poderosa que chama, né?

Na Semana de Moda de Milão, em 2019, a cantora desfilou para a grife Versace ostentando um vestido verde inspirado no mesmo modelo usado por ela no Grammy de 2000.

Jennifer Lopez e a estilista Donatella Versace na Semana de Moda de Milão, em 2019.
Arquivo: Instagram/ @donatella_versace

De lá para cá o Google Imagens vem auxiliando as nossas buscas e mudou para sempre a forma como a sociedade navega na Internet, oferecendo um vasto acervo de fotos e democratizando a informação. Obrigada, JLo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s