Foto de Capa: Sede do Banco Central em Brasília (Marcello Casal Jr./Agência Brasil – 13/04/2020)
Por Lucas Furtado Isaias
A cada 45 dias, o Banco Central (BC) faz uma reunião dividida em dois dias para avaliar os rumos da economia, projetar caminhos e riscos diante dos cenários da economia. Este é o trabalho do Conselho de Política Monetária (Copom) da instituição que também define uma taxa muito falada, mas que pouca gente entende sua importância para a economia que é a Selic. Nesta quarta (05/05), o comitê aumentou a taxa em 0.75pp, ficando em 3,50%.
A Selic é um parâmetro para todas as taxas de juros do país. Ela também é um parâmetro para as cadernetas de poupança já que impacta nos rendimentos dos depósitos que, desde 2012, tem a composição de 70% da taxa básica mais a Taxa Referencial (TR) quando a Selic está em 8,5% ou com percentual menor. É apurada em operações de empréstimos de instituições que usam, como garantia, os títulos públicos por um dia. Existe também uma média diária ajustada que corresponde a todos os financiamentos que foram apurados pelo BC. O Tesouro Direto, considerado um dos valorosos investimentos hoje em dia, tem um título totalmente atrelado à taxa, o Tesouro Selic.
O impacto na nossa vida de uma alta de Selic é desestimular o consumo que está crescendo no Brasil e desacelerar a inflação e impacta também em taxas de banco para empréstimos pois, segundo o BC, com uma Selic maior o custo de captação dos bancos aumenta e isso é repassado para a oferta de taxas de empréstimo para o consumidor.
A taxa básica surgiu em 1996, como a Taxa Básica do Banco Central (TBC), e a nomenclatura Selic só surgiu em 1999. É a sigla de Sistema Especial de Custódia de Liquidação e Custódia que cuida da transação de títulos públicos. O Copom avalia e define a taxa, no segundo dia de sua reunião, sempre em uma quarta, de acordo com os dados econômicos recentes, as projeções da inflação e os riscos que o cenário econômico oferece e comunica a definição da taxa em um comunicado após o fechamento do mercado financeiro, ou seja, depois das 18h no mesmo dia e são revistas a cada 45 dias.
Um comentário sobre “Conheça a Taxa Selic e sua importância para a ecomomia”