Com Gabigol, Daniel Alves, Gerson e Claudinho, Tite e André Jardine convocam suas seleções

Foto de capa: Lucas Figueiredo/CBF 

Por Gabriel Orphão 

Na manhã desta sexta-feira (14/05), em evento realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, os treinadores Tite e André Jardine divulgaram a lista de jogadores que farão parte de seus elencos nas disputas das próximas partidas, tanto para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, quanto para os últimos testes antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio. 

Convocação da seleção principal 

O técnico Tite convocou a seleção principal e trouxe grandes novidades para o seu plantel. Os 24 jogadores que defenderão o Brasil contra o Equador, no dia 4 de junho, em Porto Alegre, e contra o Paraguai, no dia 8 de junho, em Assunção, irão se apresentar à CBF no dia 27 de maio, na Granja Comary, desfalcando suas equipes por cerca de 12 jogos. Para o caso dos atletas que atuam no Brasil, estes estarão fora de suas equipes durante jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. 

As grandes novidades da convocação de Tite foram os retornos de Daniel Alves, lateral do São Paulo, e Gabriel Barbosa, atacante do Flamengo. Além disso, Lucas Veríssimo, do Benfica, foi convocado pela primeira vez em toda a sua carreira. 

Confira a lista completa dos relacionados: 

Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras); 

Laterais: Daniel Alves (São Paulo), Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus) e Renan Lodi (Atlético de Madrid); 

Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid), Lucas Veríssimo (Benfica), Marquinhos (Paris Saint-Germain) e Thiago Silva (Chelsea); 

Meias: Casemiro (Real Madrid), Douglas Luiz (Aston Villa), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United) e Lucas Paquetá (Lyon); 

Atacantes: Everton Cebolinha (Benfica), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Barbosa (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (Paris Saint-Germain), Richarlison (Everton) e Vini Jr (Real Madrid). 

Porém, Tite só poderá contar com os 24 atletas no jogo contra o Paraguai, isto porque Douglas Luiz está suspenso, e não poderá enfrentar o Equador. 

Técnico Tite convocou na manhã dessa sexta-feira (14/05), os 24 atletas que disputarão os jogos contra o Equador e o Paraguai – Foto: Lucas Figueiredo/CBF 

Convocação da seleção olímpica 

Logo após a convocação da seleção principal, o técnico André Jardine convocou os atletas que participarão da última bateria de testes antes da disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Os atletas ficarão com a seleção para a data FIFA entre 31 de maio e 8 de junho. Porém, a CBF ainda não fechou a programação de jogos durante este período: 

“Faltam alguns detalhes para os anúncios dos jogos, que estão bem encaminhados. Talvez nas próximas horas. Esperamos ter 100% de certeza das informações. E a data final da convocação das Olimpíadas ainda estamos definindo. Temos até o dia 30 (de junho), mas esperamos fazer isso antes disso”, disse o treinador André Jardine. 

As novidades desta convocação foram os atletas Gerson e Pedro, do Flamengo, Claudinho, do Red Bull Bragantino, Malcom, do Zenit, além do retorno de Reinier, do Borussia Dortmund.  

Reinier atuando pela seleção brasileira sub-23, também com André Jardine – Foto: Marcos Paulo Rabelo/CBF 

Confira a lista completa dos relacionados: 

Goleiros: Cleiton (Red Bull Bragantino), Breno (Grêmio) e Brazão (Real Oviedo). 

Laterais: Gabriel Menino (Palmeiras) e Emerson (Betis); Guilherme Arana (Atlético-MG) e Abner (Athletico-PR). 

Zagueiros: Gabriel Magalhães (Arsenal), Luiz Felipe (Lazio), Ibañez (Roma) e Nino (Fluminense). 

Meias: Bruno Guimarães (Lyon), Matheus Henrique (Grêmio), Reinier (Borussia Dortmund), Liziero (São Paulo), Gerson (Flamengo) e Claudinho (Red Bull Bragantino). 

Atacantes: Antony (Ajax), Malcom (Zenit), Pedro (Flamengo), Evanílson (Porto), Gabriel Martinelli (Arsenal) e Rodrygo (Real Madrid). 

Porém, a lista final para a disputa dos jogos olímpicos de Tóquio terá grandes mudanças, pois o Comitê Olímpico Internacional (COI) manteve a regra de que apenas 18 atletas poderão fazer parte do elenco que participará das Olimpíadas, incluindo 3 atletas com idades superiores a 24 anos. 

Os clubes não são obrigados a liberar seus atletas para a disputa dos jogos olímpicos, mas a CBF trabalha na tentativa de poder contar com Neymar para a disputa dos jogos. Para isto, o brasileiro necessitaria da liberação do seu clube, o Paris Saint-Germain. 

Neymar durante o ouro olímpico nos jogos do Rio de Janeiro, em 2016 – Foto: Ivan Pacheco/VEJA.com 

A seleção olímpica está no grupo D, e inicia sua trajetória no dia 22 de julho, contra a Alemanha. As demais informações sobre os jogos do Brasil nas Olimpíadas, estão disponíveis na matéria sobre o sorteio da fase de grupos feita pelo Em Todo Lugar. Para acessá-la, basta clicar aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s