FIFA e COI realizam o sorteio da fase de grupos do torneio de futebol masculino e feminino nos Jogos Olímpicos

Foto de capa: Reprodução/Agência Olímpica 

Por Gabriel Orphão 

Na madrugada desta quarta-feira (21/04), a FIFA, juntamente com o Comitê Olímpico Internacional (COI), realizou o sorteio da fase de grupos do torneio de futebol, masculino e feminino, das olimpíadas de Tóquio. O evento ocorreu na sede da entidade máxima do futebol, em Zurique, na Suíça, e contou com transmissão online para todo o planeta. 

Gianni Infantino, presidente da FIFA, durante o sorteio da fase de grupos do torneio de futebol masculino e feminino das olimpíadas de Tóquio – Foto: Reprodução/Twitter FIFA 

No dia 16 de abril, a FIFA havia divulgado a configuração dos potes para os sorteios. No futebol masculino, os 16 participantes foram divididos em quatro potes com quatro times em cada um, levando em consideração o desempenho nos últimos cinco torneios de futebol nos Jogos Olímpicos. As participações mais recentes tiveram maior peso. Os cabeças de chave foram Brasil, Argentina, Coreia do Sul e Japão, por ser o anfitrião.

Pelo torneio feminino, foi utilizado como critério o ranking mundial da FIFA, que fez com que os cabeças de chave fossem: Estados Unidos, Holanda e o Japão, por ser o anfitrião. O Brasil ficou no pote 2, ao lado de Suécia e Grã-Bretanha.

Futebol Masculino 

O primeiro sorteio realizado foi do grupo A, B, C e D, que são do futebol masculino. O Brasil será cabeça de chave do grupo D, que marcará o reencontro da seleção olímpica com a Alemanha, reeditando a final do torneio das Olimpíadas Rio 2016. Na ocasião, os europeus acabaram sendo derrotados nas cobranças de pênalti e a equipe comandada por André Jardine (que possuía Neymar, Gabigol, Rodrigo Caio, Thiago Maia e diversos atletas conhecidos hoje em dia) conquistou o 1º ouro olímpico da história do futebol masculino brasileiro. 

Os grupos ficaram da seguinte forma: 

  • Grupo A: Japão, África do Sul México e França. 
  • Grupo B: Nova Zelândia, Coreia do Sul, Honduras e Romênia. 
  • Grupo C: Egito, Espanha, Argentina e Austrália. 
  • Grupo DBrasil, Alemanha, Costa do Marfim e Arábia Saudita. 

O primeiro duelo da competição será entre Japão e África do Sul, no dia 22 de julho, no Estádio Nacional de Tóquio. O Brasil irá estrear no mesmo dia, e enfrentará a Alemanha logo de cara. Além de reeditarem a final da última Olimpíada, mais um fato histórico chamou a atenção: o confronto será disputado no Estádio Nacional de Yokohama, que foi palco da final da Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão, em 2002, onde o Brasil venceu os alemães por 2 a 0, com grande atuação de Ronaldo Fenômeno, e se sagrou a primeira seleção a se tornar pentacampeã mundial. A partida será realizada às 5h30 no horário de Brasília. 

Depois, a seleção voltará a campo no dia 25, para enfrentar a Costa do Marfim, também no Estádio Nacional de Yokohama. As duas seleções não se enfrentavam desde a Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, quando o Brasil venceu por 3 a 1, gols de Luís Fabiano, Elano e Kaká, que acabou sendo expulso na mesma partida. Didier Drogba, considerado o maior jogador da história da Costa do Marfim, descontou. A partida será realizada às 5h30 no horário de Brasília. 

O último jogo do Brasil na fase de grupos da competição será no dia 28, contra a Arábia Saudita, no Estádio de Saitama. As duas equipes se enfrentaram pela última vez em um amistoso em 2018, quando a seleção brasileira venceu por 2 a 0, com gols de Gabriel Jesus e Alex Sandro. A partida pelas Olimpíadas será realizada às 5h no horário de Brasília. 

Grupos da primeira fase do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos de Tóquio – Foto: Reprodução/Twitter FIFA 

Futebol Feminino 

Em seguida ao sorteio da modalidade masculina, foram sorteados os grupos E, F e G, que são do futebol feminino: 

  • Grupo E: Japão, Canadá, Grã-Bretanha e Chile. 
  • Grupo F: China, Brasil, Zâmbia e Holanda. 
  • Grupo G: Suécia, Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia. 

A seleção brasileira caiu em um grupo bem complicado e terá pela frente a Holanda, que no momento ocupa a 3ª colocação do ranking mundial da FIFA e foi vice-campeã mundial em 2019. As holandesas perderam a final para os Estados Unidos, que são as primeiras do Ranking. 

Além da Holanda, o Brasil também conta com a principal equipe asiática em seu grupo: a China, que está na 14ª colocação no ranking da FIFA. A última equipe integrante do grupo F, a Zâmbia, é a 104ª colocada no ranking, e conquistou sua vaga através do torneio pré-olímpico da África.  

A China será a primeira adversária do Brasil, em partida que será disputada no dia 21 de julho, no Estádio de Miyagi, às 5h de Brasília. As brasileiras voltam a campo 3 dias depois, no dia 24, para enfrentar a poderosa Holanda, também no Estádio de Miyagi. Desta vez, a partida será às 8h, no horário de Brasília. O último confronto da seleção brasileira feminina será no dia 27 de julho, contra a Zâmbia, no Estádio Nacional de Yokohama, às 8h30, no horário de Brasília. 

Grupos da primeira fase do torneio de futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Tóquio – Foto: Reprodução/Twitter FIFA 

Um comentário sobre “FIFA e COI realizam o sorteio da fase de grupos do torneio de futebol masculino e feminino nos Jogos Olímpicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s