Fluminense e Vasco são os representantes cariocas na disputa
Foto de capa: Lucas Figueiredo/CBF
Por Thalis Nicotte
Neste sábado, começa o Campeonato Brasileiro Feminino Série A1. Serão 36 equipes disputando o título e quatro vagas para a elite do futebol feminino nacional. Os representantes são escolhidos da seguinte forma:
- Os quatro rebaixados da Série A1 de 2020;
- Um representante de cada uma das 27 federações;
- Os cinco melhores no ranking de futebol masculino da CBF (que não estiverem na Série A1 e nem nos outros dois quesitos citados acima).
As equipes se dividem em seis grupos, conforme ilustração abaixo:

Modelo de disputa
Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às oitavas de final, assim como os quatro melhores terceiros colocados. Dessa forma, 16 equipes chegam a fase mata-mata. Um novo sorteio é realizado para definir os confrontos da 2ª fase da competição.
A fase mata-mata é disputada com partidas de ida e volta. Caso a soma dos placares agregados dê empate, o regulamento prevê disputa de pênaltis. Não há critério de gol qualificado fora de casa. As quatro equipes que alcançarem as semifinais ganham vaga na elite do futebol feminino em 2022.
Entre os dias 15 de maio e 26 de junho será disputada a fase de grupos. As oitavas acontecem entre os dias 27 de junho e 4 de julho. Já as partidas das quartas, que definem as equipes que vão subir à elite ocorrem entre os dias 11 e 18 de julho. O campeonato tem previsão de encerramento no dia 5 de setembro.
Não foram divulgados detalhes referentes à premiação da competição. O Em Todo Lugar entrou em contato com o Napoli para descobrir o valor recebido pela equipe em 2020, mas, até a publicação desta reportagem, não obtivemos retorno.
Campeões do torneio
Desde 2017, a competição é realizada. Nesses quatro anos, tivemos um campeão de cada estado:
2017 – Pinheirense (PA)
2018 – Minas Brasília (DF)
2019 – São Paulo (SP)
2020 – Napoli (SC)

Rebaixamento e acesso
Na edição passada, o título ficou com o Napoli (SC). Mas Botafogo (2º), Bahia (3º) e Real Brasília (DF) também conquistaram a sua vaga na elite.
Por outro lado, Iranduba (AM), Audax (SP), Ponte Preta (SP) e Vitória (SP) foram as equipes de pior campanha na Série A1 e foram rebaixadas para a disputa da segunda divisão em 2021.
Fluminense e Vasco
As equipes cariocas terão dificuldades em seus grupos. Isso porque enfrentam equipes com um investimento considerável no futebol feminino. As guerreiras têm pela frente o Red Bull Bragantino e sua grande injeção de recursos e o Sport, time de tradição, que já disputou quatro vezes a Série A1.
As vascaínas encaram duas equipes que estão dando trabalho e sempre chegam nas fases mata-mata: América-MG e Chapecoense. Além disso, tem a Ponte Preta, recém-rebaixada, e o Athletico-PR que também vem de bons investimentos financeiros. É o grupo da morte!

Transmissão
A CBF TV, através da plataforma Mycujoo, transmite todas as partidas de forma gratuita na internet. Ainda não há informações de outras empresas que tenham interesse em transmitir a competição. No ano passado, a TV Bandeirantes exibiu uma parte por rodada nas fases mata-mata.
Confira a primeira rodada detalhada da competição:
Sábado, 15/05
14h – Atlético (MG) x Aliança (GO)
15h – Botafogo (PB) x Santos Dumont (SE)
15h – ESMAC (PA) x São Raimundo (RR)
19h – Assemurb (AC) x Real Ariquemes (RO)
Domingo, 16/05
15h – Vitória (BA) x Paraíso (TO)
15h – Ceará (CE) x América (RN)
15h – Fortaleza (CE) x Tiradentes (PI)
15h – Náutico (PE) x UDA (AL)
15h – Fluminense (RJ) x Vila Nova (ES)
15h – Sport (PE) x Atlético (GO)
15h – Red Bull Bragantino (SP) x Criciúma (SC)
15h – Juventude Esportiva (BA) x Mixto (MT)
15h – CRESSPOM (DF) x SERC (MS)
15h – Vasco da Gama (RJ) x América (MG)
15h – Ponte Preta (SP) x Brasil de Farroupilha (RS)
15h – Chapecoense (SC) x Athletico (PR)
16h – Iranduba (AM) x Oratório (AP)
16h – EPD JC (AM) x Cefama (MA)
Você já sabe que o Em Todo Lugar cobre o futebol feminino, então não perca nenhum só detalhe. Até a próxima!