Flamengo conquista o 37º título carioca e alcança hegemonia no Rio de Janeiro

Foto de capa: Thiago Ribeiro/AGIF

Por Rafael Cruz

O Flamengo venceu o Fluminense por 3×1, neste sábado (23/05), no Maracanã, e se sagrou tricampeão carioca (2019, 2020 e 2021), pela sexta vez em sua história. O rubro-negro chegou ao seu 37º título estadual. Gabi marcou duas vezes no final do primeiro tempo e João Gomes, no final do segundo tempo. Fred marcou o gol tricolor. 

Pré jogo 

Flamengo e Fluminense fizeram as duas melhores campanhas da fase classificatória e tiveram confrontos difíceis no meio da semana pela Libertadores. Mesmo assim, com a indefinição deixada após o empate por 1×1 no jogo de ida, as equipes entraram em campo com força máxima. 

Gabriel Batista mantido no gol. Diego Alves ainda se recupera de lesão.
Crédito: Twitter/ Flamengo.
Nenê e Fred titulares. Cazares e Abel Hernández no banco. Crédito: Twitter/Fluminense.

O jogo 

O time da Gávea começou a construir o resultado com um domínio amplo durante o primeiro tempo inteiro, com muita posse de bola e jogadas de perigo. O primeiro gol só saiu em cobrança de pênalti do artilheiro e craque do campeonato, Gabi, aos 43 minutos. O atacante recebeu na intermediária, lançou para Arrascaeta, que driblou o goleiro Marcos Felipe e foi derrubado. Logo na sequência, aos 46, o camisa 9 apareceu de novo na área, e mesmo sem ângulo fuzilou o goleiro, que aceitou. 

Após terminar a primeira etapa sem finalizar ao gol, o time de Roger Machado melhorou na segunda parte do jogo e diminuiu com o também artilheiro Fred, também de pênalti, logo aos 6 minutos. O Fluminense buscou o empate, mas sem levar muito perigo. Em uma jogada de contra-ataque Pedro finalizou, o goleiro Marcos Felipe deu rebote e o volante rubro-negro, João Gomes, que tinha acabado de entrar, empurrou para o fundo da rede, garantindo a vitória, o título e o seu primeiro gol como profissional. 

Pós Jogo 

Com esse título, o Flamengo chegou ao 37º título Carioca e conquistou o “hexa tri”, tricampeonato pela sexta vez na história. Antes, o clube havia conseguido a façanha em: 1942/43/44, 1953/54/55, 1978/79/79(especial), 1999/2000/2001 e 2007/08/09. O Flamengo chegou também a 21 títulos no século. É o maior campeão do século e igualou a “Era Zico” em números de títulos. De 2019 para cá, o time de ‘Gabigol’ conquistou nove títulos, a mesma quantidade que a geração de Zico conseguiu entre 1978 e 1983. 

Legenda: Flamengo se torna o maior campeão do século.
Crédito: Twitter/Espião Estatístico.

A dupla FlaxFlu dominou a seleção do campeonato. O Flamengo teve cinco jogadores na lista e o Fluminense quatro. O time da Gávea ainda teve o craque do campeonato, Gabi, e o Fluminense a revelação, Kayki. Vasco e Botafogo finalistas da Taça Rio não tiveram nenhum nome na lista, enquanto os semifinalistas do Carioca, Portuguesa e Volta Redonda tiveram um nome cada, Chay e Alef Manga, respectivamente. O ex-atacante do Voltaço, agora no Goiás, foi também o artilheiro do campeonato, com nove gols. 

Seleção carioca 

Flamengo e Fluminense dominam seleção do campeonato.
Crédito: Divulgação/ FERJ 

Taça Rio 

Crédito: Úrsula Nery/Agência FERJ 

Antes da finalíssima entre Flamengo e Fluminense, Vasco e Botafogo fizeram o clássico vovô pela final da Taça Rio. O Vasco, que tinha vencido o primeiro jogo, perdeu para o Botafogo por 1×0, em São Januário. O resultado levou a decisão para os pênaltis. O goleiro do Vasco Vanderlei foi herói e pegou os três pênaltis do alvinegro. O Vasco venceu a disputa por 3×0 e conquistou o título da Taça Rio. 

Próximos compromissos 

Flamengo e Fluminense voltam a campo de novo no meio da semana pela Libertadores. O Flamengo, já classificado para as oitavas de final, enfrenta o Vélez no Maracanã para garantir o primeiro lugar do grupo, e o Fluminense vai tentar buscar sua classificação contra o River Plate, na Argentina. As equipes estreiam no Campeonato Brasileiro no final de semana, enquanto Vasco e Botafogo disputam a Série B. O alvinegro enfrenta o Vila Nova na sexta e o cruzmaltino o Operário, no sábado. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s