Max Verstappen vence Grande Prêmio de Mônaco e assume a liderança do mundial de pilotos

Foto de capa: Gonzalo Fuentes/Pool via Getty Images 

Por Gabriel Orphão 

O tão esperado Grande Prêmio de Mônaco terminou com uma vitória do holandês Max Verstappen, da Red Bull Racing, que praticamente liderou a corrida de ponta a ponta. Além de Max, o pódio do circuito contou com a presença do espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, e do britânico Lando Norris, da McLaren. O monegasco Charles Leclerc, que foi o pole position, teve problemas na caixa de câmbio e não participou da corrida. 

Com a vitória deste domingo (23/05), Max Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton e assumiu a liderança no campeonato mundial de pilotos. 

Tristeza para a Ferrari antes da largada 

Charles Leclerc iria correr pela terceira vez em sua cidade natal pela Fórmula 1, e de forma ainda mais especial: o monegasco fez o melhor tempo do treino classificatório e largaria na pole position, o que animou ainda mais o piloto e seus admiradores. Porém uma batida, ainda no final do treino classificatório, prejudicou seu carro, e o representante da Ferrari não pôde disputar a prova. 

Neste sábado (22/05), durante o Q3 do treino classificatório, Leclerc, que estava fazendo a volta mais rápida até ali, errou na segunda perna dos S da Piscina, um dos trechos em que mais ocorrem acidentes em Mônaco. Bateu com força no guard rail, obrigando a direção de prova a decretar bandeira vermelha e encerrar os treinos. 

A princípio, a Ferrari havia inspecionado o carro e não detectou nenhum problema. Porém, durante a volta de apresentação, em que os carros se alinham antes da largada, o eixo de transmissão do lado esquerdo do carro de Leclerc se quebrou, fazendo com que o monegasco abandonasse a corrida antes mesmo do início. 

Nitidamente chateado, Charles Leclerc teve de abandonar a corrida antes mesmo do início da prova – Foto: Mario Renzi/Fórmula 1 via Getty Images 

Azar de uns, sorte de outros 

Enquanto Charles Leclerc não disputava a prova por conta do problema no carro, o holandês Max Verstappen, que foi prejudicado no treino classificatório por conta da batida de Leclerc e que largaria em segundo, acabou sendo o pole position da corrida. 

Numa largada agressiva, Verstappen conseguiu defender sua posição, enquanto Valtteri Bottas vinha logo em seguida tentando assumir a liderança da prova. O australiano Daniel Ricciardo errou na primeira curva e perdeu duas posições, caindo para a 13ª colocação. 

Com o abandono de Leclerc, a esperança de pontuação da Ferrari era com o seu segundo piloto, Carlos Sainz, que largou na terceira colocação, logo atrás de Bottas. O espanhol passou boa parte da corrida defendendo a posição de Lando Norris e conseguiu garantir uma boa pontuação para a Ferrari. 

Carlos Sainz durante o Grande Prêmio de Mônaco – Foto: Clive Rose/Fórmula 1 via Getty Images 

Um trágico fim de semana para a Mercedes 

A Mercedes, equipe do britânico heptacampeão mundial Lewis Hamilton e do finlandês Valtteri Bottas, teve uma corrida para se esquecer. Uma estratégia errada da equipe alemã contribuiu para o resultado ruim de Hamilton. O britânico parou nos boxes na volta 30 e colocou pneus duros. Na volta seguinte, foi a vez de Pierre Gasly parar. Três voltas depois, Sebastian Vettel também foi para os boxes e voltou na frente de Gasly e Hamilton, na quinta colocação. Com isso, o britânico perdeu duas posições e ficou em sétimo após a primeira rodada de paradas nos boxes. 

Se as coisas eram ruins com Hamilton, com Bottas foram ainda piores. O finlandês parou nos boxes na volta 31 e teve problemas com a porca de sua roda dianteira direita, que, mesmo com a troca da pistola, não conseguiu ser solta, impedindo a troca dos pneus. Com isso, Valtteri foi obrigado a abandonar a corrida. 

Perfil oficial da Fórmula1 posta sobre a saída de Bottas da corrida e seus problemas mecânicos – Créditos: Reprodução/Twitter F1 

Mas nem tudo foi ruim para a equipe da Mercedes. Na volta 69, Lewis Hamilton retornou aos boxes, desta vez para colocar, novamente, os pneus macios e buscar o ponto extra dado ao piloto que fizer a volta mais rápida da corrida. O britânico anotou o tempo de 1m12s909 e conseguiu a vantagem de pontuação, algo muito importante tanto para a briga no mundial de pilotos, quanto no de construtores. 

Temos um novo líder 

Max Verstappen venceu, com uma certa tranquilidade, o Grande Prêmio de Mônaco. Foi a primeira vez em que o piloto holandês chegou ao pódio no tão temido circuito. Com a vitória, a colocação não muito favorável de Hamilton e o abandono de Bottas, Verstappen assumiu a liderança no mundial de pilotos e ainda fez com que a Red Bull Racing assumisse a liderança do mundial de construtores. 

Ao final da corrida, Verstappen, Sainz e Norris deram rápidas palavras sobre a sensação de subir no pódio no tão temido circuito de Mônaco: 

“Não sei o que dizer. Sempre foi um sonho estar no pódio aqui… É especial. Eu vou valorizar isso”, disse Lando Norris, terceiro colocado.  

“É um bom resultado. Se você me dissesse, antes de vir para Mônaco, que eu terminaria em segundo, eu já teria aceitado feliz. A Ferrari, como equipe, precisa se orgulhar do carro e do passo que demos”, afirmou o segundo colocado, Carlos Sainz. 

“É tão especial vencer aqui. A primeira vez (para mim) no pódio aqui”, comemorou Max Verstappen, o vencedor do Grande Prêmio de Mônaco de 2021. 

Max Verstappen, Carlos Sainz e Lando Norris fizeram parte do pódio do Grande Prêmio de Mônaco – Foto: Gonzalo Fuentes/Pool via Getty Images 

A Fórmula 1 volta no dia 6 de junho, no Grande Prêmio do Azerbaijão, disputado no circuito de Baku. A corrida está marcada para as 9h da manhã, horário de Brasília. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s