III Jornada de Cinema da FACHA analisa o Cinema e a trajetória dos longa-metragem

Foto: Divulgação

Por Júlia Fonseca

Nesta sexta-feira (28/05), realizou-se a penúltima live da Jornada de Cinema da FACHA, mediada pelo professor de Cinema da Facha, Marcelo Augusto, e trouxe como convidada a roteirista, figurinista e produtora, Denise Bernardes, para uma conversa sobre a trajetória do longa-metragem e sua experiência com o audiovisual.  

Denise Bernardes, que possui uma vasta vivência no mundo artístico, revelou que começou sua caminhada no Sul. Inicialmente, como estudante de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, acabou migrando para o curso de Artes Cênicas após encontrar um grupo de estudantes interessados em arte e educação. Ao longo da transmissão, a produtora falou bastante sobre sua carreira e os lugares pelos quais passou, demonstrando sua experiência na área. Dessa maneira, a profissional produziu grandes feitos ligados ao campo visual, de figurino e direção de arte. 

A roteirista iniciou o bate-papo comentando sobre as dificuldades e barreiras impostas durante a pandemia no meio das produções audiovisuais, “eu sou sócia de uma produtora, nós íamos lançar o filme quando estourou a pandemia”. Denise comentou também que, com o isolamento social, sua empresa decidiu reabrir o filme e não o lançar digitalmente, e aproveitou o tempo para que assim pudesse corrigir uma falha no desenho de som.  

“Eu acho muito importante que os alunos criem um banco de imagem desde a faculdade. (…) Agora, isso tem me salvado muito na pandemia, eu tirei dois projetos pela Lei Aldir Blanc justamente só a finalização, eu fiz tudo em casa, remotamente, só com as imagens que eu já tinha. Então, isso se mostrou bastante eficaz”, aconselhou Deise, que acredita no auxílio dessa ferramenta na montagem de filmes, principalmente em meio a uma pandemia.  

Sobre as adversidades das produções, a produtora artística relatou os empecilhos de produzir um projeto ambicioso com baixo orçamento. Uma de suas últimas produções, o filme de linguagem gestual, ganhou um edital do Fundo Setorial e do Ministério da Cultura, obtendo nota máxima no roteiro. No entanto, mesmo com o plano ambicioso, a produtora ainda teve que lidar com as dificuldades do econômico investimento.  

No decurso de sua carreira, Denise observou a importância de trabalhar com influentes do meio, declarando que foi muito enriquecedora a experiência que adquiriu ao ter a oportunidade de trabalhar com uma de suas inspirações, o grande montador de cinema, Luis Paulo de Carvalho.  

O professor Marcelo Augusto conduziu o papo, e Deise revelou que começou a fazer figurino e cenografia dentro de um coletivo, reforçando o papel fundamental que os coletivos audiovisuais exercem na formação profissional dos estudantes. Para mais, ainda acrescentaram a relevância de ter um pitching – apresentação verbal de uma ideia para um filme ou série de TV – bem-preparado.  

Em seu percurso, a produtora narrou sua experiência na Rede Globo, local onde trabalhou durante 15 anos. Por lá, ela conviveu com grandes nomes, como a figurinista Luciana Cardoso, que a convidou para participar da produção do programa Casseta & Planeta. 

O elenco do Casseta & Planeta, humorístico exibido pela TV Globo de 1992 a 2010 e em 2012 Foto: Reprodução

 “Tudo dá muito trabalho nesse meio, era um programa com poucos recursos. Todo mundo acha que todos os programas têm tudo na TV Globo, mas eu fiz todo o figurino com restos de tapeçaria e estofaria” expôs ela. 

Nos minutos finais da live, a dupla finalizou a conversa e disponibilizou o teaser de “Poropopó”, produção de Denise Bernardes, Rodrigo Parra, Cadu Amazonas e Paulo Farias. 

Logo de “Poropopó”, o mais novo trabalho de Denise Bernardes Foto: Reprodução

Aqui, você pode conferir a transmissão:  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s