Botafogo e Flamengo perdem novamente e seguem distantes da zona de classificação no Brasileirão Feminino A1

Foto de capa: Reprodução/CBF 

Por Júlia Nascimento 

Botafogo e Flamengo deram continuidade à sequência negativa de ambos no Brasileirão Feminino Série A1. Pela 11ª rodada, os dois cariocas da competição perderam fora de casa, para Ferroviária e Palmeiras respectivamente. Dessa forma, seguem mais perto da zona de rebaixamento que da classificação à próxima fase, de quartas de final, principalmente o Alvinegro. Foi a terceira derrota seguida do time da estrela solitária, enquanto o Rubro-negro não vence há quatro jogos (duas derrotas e dois empates). Já no primeiro lugar da tabela, sem novidades: o Corinthians venceu mais uma e segue firme na liderança.  

As Meninas de General Severiano viajaram até Limeira (SP) para um grande desafio no último domingo (30/05): enfrentar a Ferroviária, atual campeã da Libertadores Feminina. Apesar da qualidade da equipe campeã da América, as cariocas conseguiram competir à altura, chegando a largar na frente no placar e a exigir atuação milagrosa da goleira Luciana. Na primeira etapa, as Guerreiras Grenás começaram melhores, marcando a saída de bola adversária e impondo-se ofensivamente. Mas o Botafogo conseguiu se organizar na defesa e encaixar contra-ataques perigosos. 

Logo aos três minutos, Rafa Mineira cobrou falta no travessão de Rubi e quase abriu o marcador. A partir dos 30, as chances foram alvinegras: Juliana, Mylena e Kelen tentaram com perigo, mas Luciana estava muito atenta. Na volta do intervalo, os gols do jogo. Aos nove minutos, Brenda marcou um golaço: arrancou ainda do campo de defesa, driblou as marcadoras no meio-campo, invadiu a área e concluiu na saída da goleira (artilheira do Botafogo na competição). Porém a técnica Lindsay Camila fez substituições que mudaram o rumo do resultado. Leidiane entrou no lugar de Aline Milene e, aos 17, deixou tudo igual: Carol Tavares cruzou da direita, e a substituta cabeceou nas costas da marcadora para balançar a rede.  

Leidiane saiu do banco para marcar os dois gols da virada da Ferroviária – Foto: Reprodução/Ferroviária 

A partida, então, ficou pegada, com ambas as equipes buscando os três pontos. Após alternâncias de chegadas ao ataque, as paulistas conseguiram ser eficientes já nos últimos minutos. Aos 41, Rafa Mineira encontrou um passe espetacular, do campo de defesa, para Leidiane, que partia em velocidade na direção do gol, deixou a bola quicar e chutou firme para tirar de Rubi e virar: 2 a 1 Ferroviária. Anda deu tempo de Luciana salvar mais uma, garantindo a virada. O próximo compromisso alvinegro, que estaciona na 12ª posição com os mesmos oito pontos do primeiro integrante do Z-4, é contra o São José na quarta-feira (02/06) às 15h no Nilton Santos.  

Os gols de Ferroviária 2×1 Botafogo 

Já na capital paulista, as Meninas da Gávea chegaram para o confronto contra o Palmeiras também no último domingo (30/05). Outro desafio para um time carioca, pois as alviverdes ainda estão invictas no campeonato, além de serem as mais próximas das líderes. Nos 45 minutos iniciais, domínio das mandantes, apesar de a primeira oportunidade ter sido das visitantes com Darlene em chute que passou perto da trave. As jogadoras do Verdão tiveram dois gols anulados pela arbitragem. Mas, aos 20 minutos, conseguiram enfim abrir o placar com Bia Zaneratto, a artilheira da noite, convertendo pênalti.  

Retornando dos vestiários, as equipes vieram se lançando mais ao ataque. E, aos 17, Bia Zaneratto ampliou a vantagem fazendo mais um. Darlene assustou outra vez aos 29, agora em chute que carimbou o travessão. E, com 36 minutos, o Flamengo descontou com Cida. As cariocas sentiram, então, que poderiam continuar a reação e sair do Canindé pontuando. Porém as paulistas seguraram o resultado e jogaram um balde de água fria nos acréscimos, aos 48, de novo com Bia Zaneratto marcando: 3 a 1 Palmeiras, terceira vitória seguida. As rubro-negras, em décimo lugar com 11 pontos e a três dois oito primeiros clubes, voltam a campo também na próxima quarta-feira (02/06) às 17h, quando visitam o Cruzeiro em Belo Horizonte.  

Bia Zaneratto fez um hat-trick pelo Palmeiras contra o Flamengo – Foto: Reprodução/Palmeiras Feminino 

Os outros resultados da rodada foram: 

São Paulo (Glaucia, Duda e Carol) 3×0 Minas Brasília-DF 

Internacional (Leidi) 1×0 Cruzeiro  

Avaí Kindermann 0x1 Napoli-SC (Pâmela) 

Corinthians (Poliana e Jheniffer) 2×0 Bahia 

Grêmio (Lais duas vezes) 2×1 São José (Fernanda) 

Santos (Karen, Camila e Júlia) 3×0 Real Brasília-DF 

Confira como ficou a classificação completa após a rodada 11: 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s