Nutricionistas falam sobre alguns mitos e verdades sobre alimentos

Fazer dieta sem acompanhamento médico pode prejudicar a saúde

Foto: Mundo Verde

Por: Alice Matos, Arlan Almeida e Rebeca Doin

A nutrição é uma das áreas mais sujeitas às notícias falsas, na internet é comum você se deparar com diversos anúncios sobre dietas e chás que emagrecem em até 30 dias, e, muita gente acredita nesses anúncios e acabam fazendo dietas para ter o corpo dos sonhos, porém nem sempre é isso que acontece.

A nutricionista Lucimere Almeida, de 25 anos, fala que muitas das suas pacientes chegam reclamando dessas dietas, e que em 90% das vezes deu errado. Ela conta que o efeito sanfona é comum, pois para perder peso não basta apenas comer bem, deve também fazer algum tipo de atividade física.

“Muitas mulheres chegam a mim falando que tentaram uma dieta que viu na internet, e que isso acabou prejudicando sua saúde. Uma paciente me relatou que, em uma das vezes que fez dieta, chegou a desmaiar na rua. Já outra me contou que sempre que tomava algum chá sentia algumas dores abdominais e que sentiu o efeito sanfona, aquele que você emagrece e volta ao peso rapidamente.

“É importante sempre ter um acompanhamento médico na hora de fazer qualquer tipo dieta, pois muitas que estão na internet acabam prejudicando sua saúde. Já tive pacientes que desenvolveram úlcera estomacal”

Lucimere Almeida

Já a nutricionista Kelly Brandão, de 32 anos, relata: “É comum que os pacientes cheguem ao consultório com dúvidas sobre alimentação, por encontrarem informações muitas vezes divergentes sobre os benefícios e malefícios”.

As nutricionistas abordaram o cuidado e às estratégias para perda de peso e a importância de ser crítico em relação às informações divulgadas nos meios de comunicação, que nem sempre são verdadeiras e não devem ser aplicadas para todos os indivíduos.

De forma geral, a orientação para todos é que o consumo de alimentos mais naturais possíveis seja a base da alimentação, tais como frutas, legumes, verduras, grãos, cereais, ovos, leite. Não há alimento específico para perda de peso, mas o equilíbrio e a variedade de alimentos mais naturais vão melhorar este processo.

Pensando nisso, as nutricionistas Lucimere Almeida e Kelly Brandão elaboraram uma lista de mitos e verdades sobre alimentação. Confira!

Mitos e verdades

Foto: Nutri.com

Os adoçantes são melhores para a saúde: Mito

Os adoçantes artificiais provocam danos lentos e silenciosos no sistema nervoso central, além de aumentarem a vontade de comer doces, elevando assim a glicemia. Podem provocar espasmos musculares, estado confusional, cefaleias, queda de cabelo e fibromialgia.

Trocar sal comum pelo gourmet baixa a pressão: Mito

A presença de sódio nas versões gourmet é praticamente idêntica à do sal normal. E é esse o nutriente que, em excesso, faz a pressão disparar, aumentando o risco de hipertensão. Ou seja, não importa o tipo, maneire nas pitadas.

Comer antes de deitar engorda: Mito

O ganho de peso não se dá com o ato de comer antes de dormir, mas sim com a quantidade de calorias ingeridas durante o dia. E ir para a cama com fome por ter ingerido poucas calorias durante o dia aumenta o tempo em que o corpo ficará em jejum e desacelera o metabolismo, evitando a perda de peso.

Comer a cada três horas acelera o metabolismo e potencializa a redução de peso: Mito

A alimentação feita a cada três horas não acelera o metabolismo, nem potencializa a redução de peso. Na verdade, comer em menor quantidade, em intervalos mais frequentes, colabora para o maior conforto intestinal, controle dos hormônios responsáveis pela fome e saciedade, e maior conforto na digestão dos alimentos, já que o estômago não vai permanecer vazio, por muito tempo para, depois, receber grandes quantidades de alimento de uma só vez.

Comer maçã nos intervalos das refeições é útil para combater a fome. Mito

A maçã tem acidez que estimula a produção de ácido gástrico. E tem na sua composição o ácido málico, que faz com que a digestão seja mais rápida, aumentando a sensação de fome.

O leite auxilia no sono: Verdade

O leite tem propriedades promotoras do sono. É rico em triptofano convertido no organismo em serotonina, que ajuda a adormecer). Mas o leite deve ser sempre desnatado, pois a gordura estimula a atividade digestiva, mantendo-nos acordados à noite.

Cozinhar os alimentos sempre reduz seu teor de nutrientes: Verdade

De modo geral, o calor afeta a concentração de fibras e certas vitaminas nos vegetais. Mas tenha em mente que o cozimento é indispensável para que nosso corpo consiga absorver outras substâncias importantes à saúde.

Cafeína pode elevar a glicemia. Verdade

A cafeína pode diminuir a sensibilidade à insulina, aumentando os níveis glicémicos, principalmente nos diabéticos.

Ter uma alimentação rica em fibras auxilia no emagrecimento: Verdade

Uma alimentação rica em fibras pode prevenir ou auxiliar em tratamentos para a perda de peso. Alimentos ricos em fibras estimulam a mastigação, que exerce um efeito direto sobre o hipotálamo, produzindo sensação de saciedade, o que diminui a ingestão de outros alimentos. As fibras também auxiliam no funcionamento intestinal e podem interferir no tempo de absorção de nutrientes, especialmente gorduras e açúcares.

Produtos integrais são melhores: Verdade

Produtos integrais contém fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e ajuda no controle do colesterol alto. “Além de melhorar o trânsito intestinal, as fibras também ajudam a regular o nível de glicose. É sempre bem melhor optar pelo integral do que o refinado”, afirma Lucimere.

Água com limão emagrece: Mito

O limão é rico em vitamina C e em pectina, uma fibra que auxilia na saciedade. Os benefícios da água e do limão são comprovados de forma individual. Não há nenhum indício de que a água com o limão é capaz de emagrecer.

Pão engorda: Mito

O pão é um carboidrato refinado e de alto índice glicêmico e, quando há grandes níveis de insulina no corpo, pode ser armazenado como gordura. Entretanto, o pão não precisa ser colocado como um alimento vilão.

Cortar o glúten é uma forma de alimentação saudável: Mito

Cientificamente não há nada que comprove que o glúten traga malefícios para o corpo humano, a não ser que a pessoa tenha alergia ao alimento. Uma alimentação saudável depende de um todo.  

Agora que trouxemos à tona alguns mitos sobre alimentação que circulam na internet, você conseguiu identificar algum que achava que iria te ajudar a emagrecer ou estimular seu organismo, mas não se passava de uma Fake News? A verdade é que quando se trata de alimentação temos que tomar muito cuidado e sempre buscar a ajuda de um profissional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s