Em corrida marcada por problemas de Verstappen e Hamilton, Sergio Perez vence o Grande Prêmio do Azerbaijão

Foto de capa: Peter Fox/Getty Images 

Por: Gabriel Orphão

O sexto Grande Prêmio da temporada da Fórmula 1 foi de emoção até os momentos finais da corrida, e teve um final pouco esperado: o mexicano Sérgio Perez, da Red Bull Racing, venceu sua segunda corrida da carreira na F1. O piloto, teve ao seu lado no pódio o experiente alemão Sebastian Vettel, da Aston Martin, e o francês Pierre Gasly, da Toro Rosso. Max Verstappen liderou a corrida da 12ª até a 47ª volta. Porém, seu pneu traseiro esquerdo estourou, fazendo com que o holandês batesse no muro e tivesse que abandonar a corrida. Já Lewis Hamilton errou uma curva logo após a relargada, caindo para a última colocação. 

Mercedes se atrapalha, e Hamilton é prejudicado pela própria equipe 

O heptacampeão mundial da Fórmula 1, Lewis Hamilton, teve um belo começo de corrida. Logo na segunda volta, o britânico conseguiu a ultrapassagem em cima do monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, e, mesmo sem utilizar a asa-móvel, assumiu a liderança da corrida. 

O holandês Max Verstappen também teve um excelente começo de corrida. Na 6ª volta, o piloto da Red Bull Racing garantiu a ultrapassagem em cima de Leclerc, e assumiu a segunda colocação. Ficou a apenas 1s4 do líder Lewis Hamilton, travando mais uma vez a briga pela liderança entre os dois, algo que foi visto em praticamente todas as corridas da temporada. 

Lewis Hamilton e Max Verstappen protagonizaram uma briga pela liderança no começo da corrida – Foto: Dan Mullan/Formula 1 via Getty Images
Lewis Hamilton e Max Verstappen protagonizaram uma briga pela liderança no começo da corrida – Foto: Dan Mullan/Formula 1 via Getty Images 

Porém, na 12ª volta Hamilton entrou nos boxes para realizar a troca de pneus. Todavia, a equipe da Mercedes fez um PitStop muito lento, fazendo com que o piloto ficasse parado por 4,6s. Na volta seguinte, Verstappen parou e trocou os pneus em apenas 1,9s, e voltou na liderança, com uma certa vantagem sobre o piloto britânico. Ainda na 13ª volta, Sergio Perez parou, e, mesmo com um pequeno erro da RBR que atrasou o piloto, o mexicano voltou na terceira colocação, também na frente de Lewis Hamilton. 

Enquanto Hamilton, Verstappen e Perez paravam, a liderança era do alemão Sebastian Vettel, que havia largado na 9ª colocação. O piloto da Aston Martin segurou a liderança até a volta 18, quando parou nos boxes, e retornou na 7ª colocação. 

Lance Stroll e Max Verstappen tiveram o mesmo problema 

Na 31ª volta, o canadense Lance Stroll, da Aston Martin, que havia largado em penúltimo e chegado até a 4ª colocação, teve um problema gigantesco e teve que abandonar a corrida: seu pneu traseiro esquerdo estourou e danificou a suspensão, fazendo com que o piloto batesse frente ao muro de proteção. Com a batida, a direção de prova solicitou a bandeira amarela e a presença do Safety Car na pista. 

Carro de Lance Stroll é retirado da pista após batida – Crédito: Joe Portlock/Formula 1 via Getty Images.
Carro de Lance Stroll é retirado da pista após batida – Crédito: Joe Portlock/Formula 1 via Getty Images. 

Na relargada, 6 voltas após a batida de Lance Stroll, o trio da frente se manteve: Max Verstappen, Sergio Perez e Lewis Hamilton. Enquanto a briga pela liderança se mantia entre os três, o alemão Sebastian Vettel, que estava na sétima colocação, foi ultrapassando, um a um, os demais pilotos e assumiu a quarta posição. 

Na volta de número 47, Max Verstappen teve o mesmo problema que Stroll: o holandês estava em linha reta quando, de repente, seu pneu traseiro esquerdo estourou, fazendo com que o piloto da Red Bull Racing, que estava liderando a corrida, batesse de frente ao muro de proteção e tivesse que abandonar o grande prêmio que poderia aumentar sua distância para Hamilton no campeonato mundial de pilotos. Nitidamente irritado, Verstappen jogou o volante para fora do carro ao se levantar, e, antes de se retirar da pista e ir de volta a(à) garagem da RBR, chutou a roda traseira do veículo. Com a batida, a direção de prova sinalizou bandeira vermelha, interrompendo a prova. 

Max Verstappen chuta a roda traseira de seu veículo, após se chocar no muro de proteção da pista – Foto: Clive Rose/Getty Images
Max Verstappen chuta a roda traseira de seu veículo, após se chocar no muro de proteção da pista – Foto: Clive Rose/Getty Images 

Após 30 minutos de paralisação, a corrida retornou, e dessa vez com carros parados no grid de largada. Ao apagarem as bandeiras vermelhas e os pilotos retornarem à corrida, um fato inexplicável aconteceu: Lewis Hamilton ultrapassou Sergio Perez e assumiu a liderança, mas errou o ponto de frenagem, fritou os pneus e passou reto na curva 01, fazendo com que todos os pilotos do grid o ultrapassassem.  

Lewis Hamilton não conseguiu virar na curva 01, e acabou caindo para a última colocação - Foto: Clive Rose/Getty Images
Lewis Hamilton não conseguiu virar na curva 01, e acabou caindo para a última colocação – Foto: Clive Rose/Getty Images 

Um pódio inédito 

Com todos os problemas envolvendo Lewis Hamilton e Max Verstappen, o pódio do Grande Prêmio do Azerbaijão foi bem diferente do acostumado: a vitória ficou com o mexicano Sérgio Perez, da Red Bull Racing. A segunda colocação foi do alemão Sebastian Vettel, da Aston Martin, e a terceira posição do francês Pierre Gasly, da Toro Rosso. 

Com a vitória, Sérgio Perez empatou com Pedro Rodríguez, e se tornou o piloto mexicano com o maior número de corridas vencidas na Fórmula 1. Pedro venceu os GPs da África do Sul, em 1967 e da Bélgica, em 1970. Já Perez, venceu no Sakhir, em 2020, e agora no Azerbaijão. 

Pódio do GP do Azerbaijão contou com Perez, Vettel e Gasly – Foto: Dan Istitene/Formula 1 via Getty Images
Pódio do GP do Azerbaijão contou com Perez, Vettel e Gasly – Foto: Dan Istitene/Formula 1 via Getty Images 

A próxima etapa da Fórmula 1 é o Grande Prêmio da França, disputado no Circuito de Paul Ricard, na cidade de Le Castellet. A corrida está marcada para o domingo, 20/06, e terá início às 10h (horário de Brasília). 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s