Foto de capa: Rebeca Doin
Por Maria Carolina Fernandes
A modalidade do handebol fez sua primeira aparição nas Olimpíadas em Berlim, no ano de 1936, apenas com os homens, e estará presente mais uma vez nas Olimpíadas de Tóquio.
As partidas das seleções masculinas começam no dia 25 de julho, e a final, no dia 8 de agosto. Já para as femininas, no dia 26, com a final dia 9.
Regras
As partidas são realizas em uma quadra de 40 metros de comprimento por 20 metros de largura.

A partida de handebol possui dois tempos de 30 minutos, com mais 10 minutos de intervalo. Cada equipe conta com sete jogadores na partida, sendo seis na linha e um goleiro.
Só se pode dar três passos com a bola na mão e segurá-la por no máximo três segundos, mesmo a bola estando no chão. Durante a partida, nenhum jogador da linha pode pisar dentro da área do goleiro. Caso isso aconteça, a equipe que comete a infração perde a posse de bola. Só é permitido invadir essa área se o jogador pular de fora para dentro na área e soltar a bola enquanto estiver no ar.

O tiro de 7 metros, que é equivalente ao pênalti do futebol, é cobrado quando ocorre uma agressão em uma chance clara de gol. Na cobrança, os jogadores de ataque e defesa ficam fora da linha dos 9 metros.
Seleção Brasileira
Nas Olimpíadas, a equipe feminina ainda não conseguiu nenhuma medalha, mas já conquistou um título muito importante quando, em 2013, conquistou o Campeonato Mundial pela primeira vez.

A Seleção Brasileira feminina conseguiu sua classificação com a conquista da medalha de ouro dos Jogos Pan-Americanos de Lima (2019), caiu no grupo B.
Já a Seleção masculina conseguiu a classificação no Pré-Olímpico disputado em Montenegro, caiu no grupo A.

A equipe masculina de handebol ainda não conquistou nenhum título, está indo em busca da primeira medalha de ouro em Tóquio.
Demais seleções

As Seleções femininas classificadas foram:
Grupo A: Angola, Coreia do Sul, Noruega, Montenegro, Países Baixos e Japão.
Grupo B: França, Hungria, Comitê Olímpico Russo, Espanha, Suécia e Brasil.
As equipes masculinas serão:
Grupo A: Brasil, Argentina, Espanha, Alemanha, França e Noruega.
Grupo B: Bahrain, Egito, Portugal, Suécia, Dinamarca e Japão.


Calendário (dia e horários locais de Tóquio)

