Os primeiros meses de Eduardo Paes a frente da Prefeitura do Rio pela 3a vez

Foto de Capa: Eduardo Paes no evento Blocos de Rua Unidos pelo Distanciamento em 27 de janeiro (Crédito: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Por Marcos Oliveira

Assim que assumiu a prefeitura, o prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD) estabeleceu um plano de ação a ser cumprido nos primeiros 100 dias de mandato. No dia 10 de abril, o prefeito divulgou um balanço alegando ter cumprido 83% do total dos objetivos.  

Os principais temas assumidos para a campanha dos 100 dias foram: Saúde, Transporte, Educação, Planejamento Urbano, Ordem Pública, Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico.  

Um setor em que foi bastante reivindicado melhorias pela população foi o da saúde, e neste, a prefeitura estabeleceu 8 ações emergenciais, e cumpriu 7. Tendo como o principal desafio a pandemia do novo coronavírus. Desde então, o prefeito tem mostrado bastante compromisso com a população com plano de vacinação eficaz, gerando a cada dia boas expectativas quanto à aceleração no calendário. Além disso, dentre as ações realizadas, está a retomada do pleno funcionamento do Cegonha Carioca, que é um programa que amplia e qualifica o atendimento oferecido às gestantes da cidade. 

Ana Rita (31) está no quinto mês da sua segunda gestação e afirma ser muito grata ao excelente atendimento e revela sentir alívio em poder ter tal assistência, 

“A minha primeira gestação foi em 2012 logo após a criação do programa, e eu fui muito bem assistida, me senti privilegiada, porque tive atendimento que pôde ser considerado melhor do que um particular. Assim que descobri minha segunda gravidez, confesso que tinha ficado preocupada, porque a saúde da cidade estava caótica, mas o prefeito trouxe um alívio para nós, restaurando o que estava se perdendo”. 

Tema também muito repercutido, o transporte público contou com 6 ações propostas, tendo apenas 1 não realizada e 1 parcialmente realizada. Com foco no pleno funcionamento do BRT, logo nos primeiros 30 dias já era possível ver estações que estavam destruídas, sendo revitalizadas e voltando a funcionar. Foi apresentado o planejamento para a conclusão das obras do BRT Transbrasil, com a promessa que ele esteja em pleno funcionamento até o final de 2022. 

Ao ouvir a opinião de usuários deste transporte, foi possível perceber que apesar dos feitos, há uma grande insatisfação com o modo operante do sistema. Para Carlos Henrique (36), morador da Taquara, bairro de Jacarepaguá, é inadmissível e muitas das vezes revoltante as condições de organização do transporte.  

“ Todo dia, a gente tem que enfrentar BRT superlotados, indo contramão a toda recomendação sanitária, em relação à pandemia. Lógico que a revitalização das estações é algo bom, mas falta organização superior para que a gente tenha um transporte digno”. 

 
Estação da Zona Oeste do Rio. Foi a terceira estação a ser reaberta neste ano (Foto: Divulgação/BRT) 

No setor de infraestrutura, o Centro da cidade por exemplo, pôde ser visto de forma mais iluminada, isso porque a ação proposta de revisar o cronograma de implantação de lâmpadas de LED na cidade, a fim de priorizar as áreas mais afetadas por problemas de segurança, foi concluído com sucesso.  

Apesar do saldo positivo, em relação ao cumprimento das ações dos 100 dias, recentemente o prefeito Eduardo Paes, anunciou que irá lançar um plano estratégico no mês de julho, com metas a serem cumpridas pela prefeitura, e reconheceu que a realidade da cidade ainda é de dificuldades e problemas fiscais e de serviços público.  

Para sabe sobre as realizações da Prefeitura, acesse: https://prefeitura.rio/ 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s