Em casa, Alice Powell vence etapa da Inglaterra da W Series 

Foto de capa: Reprodução/Fórmula 1

Por Lucas Furtado Isaias 

Num autódromo de Silverstone cheio, o público pôde prestigiar uma corrida de W Series com seis britânicas. Abbie Pulling, uma das pilotos reservas da categoria, estreou e teve um bom desempenho na prova. Alice Powell, que conquistou o primeiro lugar no treino classificatório, passou boa parte da prova em segundo, mas, na reta final, conseguiu virar e vencer sua segunda prova no ano. A etapa teve poucos acontecimentos em seus mais de 32 minutos de duração, porém teve festa britânica no final com duas compatriotas no pódio.  

A corrida começou com uma disputa intensa entre Wohlwend e Powell, com a britânica perdendo a liderança nas primeiras curvas da corrida. Beitske Visser teve dificuldades com o carro no começo e perdeu diversas posições. Miki Koyama também teve problemas com o seu veículo no início e demorou para conseguir começar a prova. A brasileira Bruna Tomaselli fez uma boa largada e conseguiu subir duas posições no começo da etapa.  

Os primeiros dez minutos de corrida foram sem grandes movimentações e a disputa principal foi pelo nono lugar entre Belen Garcia e Abbie Eaton, a qual se seguiu até os 12min, quando a britânica conseguiu ultrapassar a piloto espanhola e assimiu a posição. Wohlwend e Powell seguiram brigando pela liderança, disputando voltas mais rápidas, mas a atleta de Liechstein, que representa a Suíça na categoria, conseguiu segurar o primeiro lugar.  

Aos 16min, Koyama precisou abandonar o carro diante de problemas com o veículo, e foi acionada a bandeira amarela no primeiro setor da pista. Três minutos depois, o safety car entrou e ficou até os 23min de prova.  

A relargada foi sem grandes movimentações. Wohlwend conseguiu largar bem, mas, aos 25min, o seu carro teve problemas e “fritou” na pista, o que o fez deslizar, abrindo espaço para Powell fazer uma manobra, recuperar a liderança e abrir uma vantagem de cerca de um segundo. No minuto final de prova, Moore e Visser disputaram, ferrenhamente, o sexto lugar, com ultrapassagens de ambas aos lados, e a holandesa conseguiu assumir a sexta posição. Um pouco antes, Jessica Hawkins ultrapassou a italiana Vicky Piria e assumiu o 11° lugar.  

Na última volta da corrida, o carro de Belen Garcia teve um problema e precisou abandonar a prova, abrindo caminho para Hawkins conseguir entrar na zona de pontuação e abrir uma nova bandeira amarela no primeiro setor. 

Alice Powell venceu a corrida e abriu uma emocionante disputa pela liderança do campeonato. Com o resultado, ela reassume o primeiro lugar da tabela em uma grande disputa com Jamie Chadwrick, que terminou em terceiro lugar. Fabienne Wohlwend ficou em segundo. A brasileira Bruna Tomaselli terminou em 12° lugar.  

Nas noves corridas da história da W Series, o Reino Unido esteve presente em todas as provas no pódio. Nas seis corridas da categoria em 2019, Chadwick esteve em cinco pódios, e Powell, em quatro. Nesta temporada, até aqui, Powell e Chadwick estiveram em duas oportunidades, e Sarah Moore, em uma. 

Crédito: Lucas Furtado

As pilotos reservas da W Series  

Um dos momentos mais marcantes da corrida foi a presença de Abbi Pulling, que debutou na categoria fazendo uma boa prova e na zona de pontuação, ficando em oitavo lugar na corrida e na classificação do campeonato. Ela é uma das cinco pilotos reservas da categoria que entraram substituindo alguma das 16 pilotos titulares. Nesta prova, Pulling substituiu Gosia Rdest, que também é uma reserva e participou das duas provas na Áustria. Naomi Schiff, Tasmin Pepper e Caitlin Wood também são as pilotos que estão prontas para qualquer emergência na categoria.  

Resultado da Corrida  

  1. Alice Powell – 32:39:244 
  1. Fabienne Wohlwend – 32:41:163 
  1. Jamie Chadwick – 32:43:274 
  1. Emma Kimilainen – 32:45:028 
  1. Nerea Marti – 32:47:527 
  1. Beitske Visser – 32:48:334 
  1. Sarah Moore – 32:49:735 
  1. Abbi Pulling – 32:50:735 
  1. Abbie Eaton – 32:51:389  
  1. Jessica Hawkins – 32:53:235  
  1. Vicky Piria – 32:53:739 
  1. Bruna Tomaselli – 32:54:266 
  1. Marta Garcia – 32:55:131 
  1. Sabré Cook – 32:55:733 
  1. Irina Sidorkova – 32:56:346 
  1. Ayla Agren – 33:09:092 
  1. Belen Garcia – 30:52:092 (Abandono) 
  1. Miki Koyama – 16:32:116 (Abandono)  

Classificação Geral  

  1. Alice Powell – 54 Pontos 
  1. Jamie Chadwick – 48 Pontos 
  1. Sarah Moore – 36 Pontos  
  1. Fabienne Wohlwend – 34 Pontos  
  1. Emma Kimilainen – 27 Pontos 
  1. Irina Sidorkova e Nerea Marti – 22 Pontos 
  1. Belen Garcia – 14 Pontos 
  1. Abbie Eaton, Miki Koyama e Bruna Tomaselli – 10 Pontos 
  1. Beitske Visser – 08 Pontos 
  1. Abbi Pulling – 04 Pontos 
  1. Gosia Rdest – 02 Pontos  
  1. Ayla Agren e Jessica Hawkins – 01 Ponto  
  1. Sabré Cook, Marta Garcia e Vicky Piria – 00 Ponto  

Programação da Próxima Etapa – Hungria (horário de Brasília)  

Dia 30/07  

7h55 – Treino Livre  

11h30 – Treino Classificatório  

Dia 31/07 

11h30 – Corrida  

Um esclarecimento: nas duas matérias sobre as corridas na Áustria, Gosia Rdest foi considerada como uma das titulares da categoria. Na verdade, ela é uma piloto reserva, como foi esclarecido nesta matéria. A todos os leitores, pedimos desculpas pelo erro.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s