Grupo que mudou a história do tênis e da luta por igualdade, Original 9 entra para o hall da fama do tênis

Foto de capa: Reprodução/Tennis Fame

Por Lucas Furtado Isaias  

Billie Jean King, Rosie Casals, Julie Heldman, Nancy Richey, Peaches Bartkowicz, Kristy Pigeon, Judy Tegart Dalton, Val Ziegenfuss e Kerry Meville Reid formaram um grupo que mudou a história do tênis e da luta por igualdade de oportunidades: o The Original 9, que criou o primeiro torneio feminino de tênis valendo apenas um dólar como forma de protesto às diferenças de premiação entre homens e mulheres. Cinquenta e um anos depois da criação do torneio que deu origem à Women’s Tennis Association (WTA), elas foram homenageadas e entraram no Hall da Fama do Tênis em celebração realizada na cidade estadunidense de Newport no sábado (17/07).  

Em 1970, as tenistas participaram do Virginia Slims Circuit, cujo primeiro torneio foi no Texas, também tendo contratos de apenas um dólar como forma de protesto contra as premiações menores para mulheres em comparação aos homens e as poucas oportunidades de avançar na carreira profissional, já na Era Aberta. 

A ideia do torneio surgiu após um incômodo de King com a premiação desigual das competições. Ela se juntou a Casals e Richey em uma conversa com a Publisher da Tennis Magazine, na época Gladys Heldman, para criar uma revolta no circuito feminino. Com a diferença chegando a 12 vezes mais para os homens em comparação à premiação das mulheres, as nove tenistas boicotaram o torneio de Los Angeles e criaram um torneio em Houston, que teve vitória de Casals sobre Dalton por 2 sets a 1 (5/7, 6/1 e 7/5).  

A partir de 1971, elas seguiram com o circuito, que teve o apoio financeiro da marca de cigarros Philip Morris durante todo o ano, de maneira independente e seguindo a luta por igualdade. Dois anos mais tarde, surgiu a WTA, responsável hoje por operar todo o circuito do tênis feminino. A luta por igualdade teve sua grande vitória no US Open de 1983, com o torneio anunciado premiação igual para homens e mulheres, regra que hoje todos os grand slams seguem.  

Além do grupo de tenistas, Lleyton Hewitt e Denis Van Der Meer foram os atletas que entraram para o hall neste ano. Em função da pandemia do novo coronavírus, excepcionalmente, a premiação também contemplou os homenageados de 2020: Conchita Martínez e Goran Ivanisevic. As quatro personalidades foram decididas em uma votação popular organizada pela International Tennis Hall of Fame, que faz uma lista de tenistas que podem ser homenageados, e o público vota pela internet. A entrada da Originals 9 foi uma decisão da organização do evento, que também cuida do ATP 250 Newport.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s