Moda Militante e Pink Money

Se vestir de ideias nunca saiu de moda 

Por Ludmila Barros

Moda vai muito além do vestuário, já que ela também é liberdade, estilo de vida e comportamento. A linguagem das roupas dialoga com as pautas que estão em destaque na sociedade. Estampas e cores funcionam como um emissor de ideias, pensamentos e informações sobre a pessoa que está vestindo determinado modelo. O avanço da Internet e principalmente das redes sociais ampliou discussões de temas pertinentes como o feminismo, o respeito aos grupos minoritários, a crença na ciência dentre vários outros. Sites de roupas, acessórios e artigos decorativos com um tom militante pipocaram nos últimos anos. Variedade é o que não falta! Tal fenômeno é interessante e confirma que vestir o que pensamos nunca saiu de moda. 

E você, já desfilou com alguma roupa que representa a sua visão de mundo? A seguir, trazemos looks de camisetas para te inspirar.  

Reprodução Instagram/ @vistapoemese 
Reprodução Chico Rei/ @chicorei 
Reprodução Instagram/ @usebrusinhas  

E neste universo de possibilidades e sem barreiras físicas que é a Internet, geralmente em consonância com as transformações sociais, a preocupação em oferecer produtos para o público LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais/transgêneros/ queer/ intersexo/ assexual) cresceu. O chamado pink money (“dinheiro rosa”), que é o dinheiro gasto em produtos e serviços por essa parcela da comunidade, movimenta milhões de reais todos os anos. Dados da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo mostram que a parada LGBTQIA+ de 2019 movimentou R$403 milhões. As corporações que têm comprometimento com a bandeira arco-íris e lutam contra todas as discriminações que esse grupo enfrenta costumam ser bem vistas na mídia, consequentemente, gerando lucros e investimento em publicidade e programas que debatem tal temática.  

Vale lembrar que o Brasil é um dos países que mais matam pessoas LGBTQIA+ no mundo. Todos os esforços que promovam consciência e respeitem a pluralidade das pessoas são válidos e necessários. É importante que as empresas sejam éticas e transparentes com os consumidores, refletindo seus valores e, assim, contribuindo para um mundo mais tolerante, empático e promovendo a quebra de estereótipos. A seguir, algumas marcas que apoiam à causa LGBTQIA+.  

A sorveteria Ben & Jerry’s. Reprodução Instagram/ @benandjerrysbr 
Os salgadinhos Doritos. Foto: Divulgação 
A Avon lançou a coleção “Pride” em 2021 

Esperamos que você tenha gostado da matéria. Seguimos juntes por uma sociedade melhor! 

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