Paralimpíadas de Tóquio 2020 dia 3: Daniel Dias brilha, prata na esgrima e resultado inédito no Hipismo

Foto de capa: Rebeca Doin

Por Matheus Carvalho

Natação 

Vieram das piscinas duas medalhas para o Brasil em seis finais disputadas. E quando você pensa em natação, medalha e Paralimpíadas… se pensou em Daniel Dias, acertou em cheio. O multicampeão paralímpico disputou a prova dos 100m livre da classe S5 (para atletas com deficiência física/má formação congênita) e conquistou sua vigésima sexta medalha em Jogos, um bronze. Em uma prova de total recuperação, fechou em 1min10s80. O ouro ficou com o italiano Francesco Bocciardo (1min09s56) e a prata com o chinês Lichao Wang (1min10s45). 

Daniel Dias ainda disputou mais uma prova no dia, o revezamento 4x50m livre misto até 20 pontos (referência ao somatório das classes dos participantes) e conquistou mais uma medalha! A equipe formada por Patrícia Santos (S4), Daniel Dias (S5), Joana Maria (S5) e Talisson Glock (S6) levou o bronze com tempo de 2min24s82. O ouro foi da China (2min15s49) e a prata da Itália (2min21s45). 

Da esquerda pra direita: Patrícia, Daniel, Joana e Talisson posam com a medalha de bronze. Foto: Alê Cabral/CPB.

Além do revezamento, tivemos brasileiros que disputaram outras provas. Na final dos 100m livre S5 feminino, Joana Euzébio fechou a prova na oitava colocação. Esthefany Rodrigues e Susana Schnarndof disputaram a mesma categoria, mas não conseguiram classificação para a final e terminaram na décima segunda e décima sexta posição no geral respectivamente. 

Nos 100m livre S4 masculino, Eric Tobera não conseguiu tempo para disputar a final e fechou na décima colocação no geral. Na categoria 100m peito SB9, Ruan Felipe de Souza foi o quinto colocado. Já nos 200m medley SM5, Talisson Glock fechou participação no sextou lugar. Por fim, Matheus Rheine foi o quinto na categoria 400m livre S11. 

Tênis de Mesa 

Ao todo dez brasileiros estiveram em ação entre masculino e feminino na fase de grupos: 

  • Bruna Alexandre 3 – 0 Melissa Tapper (AUS) / classe 10 – fase de grupos – rodada 1 
  • Carlos Carbinatti 3 – 0 Theo Cogill (RSA) / classe 10 – fase de grupos – rodada 2 
  • Joyce Fernanda 3 – 0 Faten Elelimat (JOR) / classe 4 – fase de grupos – rodada 2 
  • Israel Stroh 3 – 1 Sayed Youssef (EGI) / classe 7 – fase de grupos – rodada 2 
  • Welder Knaf 3 – 0 Colin Judge (CIM) / classe 3 – fase de grupos – rodada 2 
  • Paulo Salmin 0 – 3 Yan Shuo (CHI) / classe 7 – fase de grupos – rodada 2 
  • Luiz Filipe Manara 1 – 3 Linus Karlsson (SUE) / classe 8 – fase de grupos – rodada 2 
  • Marliane Amaral 0 – 3 Alena Kanova (ESL) / classe 3 – fase de grupos – rodada 2 
  • Jennyfer Parinos 1 – 3 Karolina Ped (POL) / classe 9 – fase de grupos – rodada 3 
  • David Andrade 0 – 3 Yuttajak Glinbauncheun (TAI) / classe 3 

De todos os resultados, considerando o estágio em que já está cada competidor, Jennyfer Parinos, Marliane Amaral e Luiz Filipe Manara não conseguiram classificação à próxima fase. Enquanto Joyce Fernanda e David Andrade avançaram às oitavas de final. 

Halterofilismo 

Mais conhecido como levantamento de peso, tivemos disputas nas categorias até 41kg, 49kg e 54kg. Na primeira categoria, Lara Aparecida de Lima encerrou sua participação na sétima colocação ao levantar 88 kg. A campeã foi a chinesa Lingling Luo (108kg), a prata com Ni Nengah Widiasih, da Indonésia (98kg) e o bronze para a venezuelana Clara Fuentes Monasterio (97kg). 

Na categoria até 49kg masculino, João Maria França foi o sexto colocado ao levantar 144kg. Ouro para Omar Qarada, da Jordânia, prata com Le Van Cong, do Vietnã e o bronze para Parvin Mammadov, do Azerbaijão. 

No 54kg masculino, Bruno Carra ficou no oitavo lugar, no entanto não conseguiu registrar nenhuma marca válida. Falhou nas três tentativas ao tentar levantar 157kg. O pódio foi formado pelo cazaque David Degtyarev (174kg) com o ouro, o francês Axel Bourlon levou a prata (165kg) nos critérios de desempate e o grego Dimitrios Bakochristos com o bronze (165kg). 

Ciclismo de pista 

No ciclismo contrarrelógio 1000m categoria C4-5 masculino, tivemos dois representantes brasileiros. Lauro Chaman ficou na nona colocação e André Luiz Grizante foi o vigésimo primeiro. Enquanto nos 3000m categoria C1, Carlos Alberto Gomes ficou em nono lugar. 

Esgrima em cadeira de rodas 

Veio da esgrima, uma medalha de prata para o Brasil na espada categoria B. Jovane Guissone, ouro em Londres 2012, foi derrotado na final para o russo Alexander Kuzyokov por 15 a 8 e ficou com a prata. Até a conquista do segundo lugar, Jovane, vice-líder do ranking mundial, disputou oito lutas e venceu seis na campanha até o pódio. 

Jovane Guissone conquista a prata em Tóquio. Foto: Takuma Matsushita/CPB.

Já Carminha Oliveira não obteve o mesmo desempenho de Guissone na espada categoria A. A brasileira perdeu os quatro confrontos que disputou e não chegou a se classificar às eliminatórias e lutar por uma medalha. 

Goalball masculino 

No goalball masculino, após vitória na estreia, o Brasil foi derrotado pelos EUA por 8 a 6. A seleção está em segundo e com grandes chances de classificação no grupo A junto de Japão, Lituânia, Argélia e Estados Unidos. O próximo compromisso será contra os argelinos e em caso de vitória, avança às quartas de final. 

Hipismo 

Veio do hipismo a última e inédita medalha para o Brasil no segundo dia de competições. Rodoplho Riskalla levou a prata no Adestramento Individual classe 4 (comprometimento moderado dos quatro membros) – misto. O paulista montado sobre Don Henrico conquistou o melhor resultado do Brasil na história do adestramento paralímpico. A prata foi possível com o conjunto de 74,659%. 

Rodolpho Riskalla comemora a prata sobre Don Henrico. Foto: Wander Roberto/CPB.

O ouro foi conquistado por Voets/Demantur N.O.P da Holanda, que fechou a apresentação com 76,585% e o bronze ficou com a belga Clayes/San Dior 72.853%.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s