Foto de capa: Octavio Passos/FIFA.
Por Tadeu Martins
Após uma partida bem disputada e dramática, os brasileiros perderam o tão sonhado hexa. O Brasil foi testado ao limite em toda a competição. Na primeira rodada da Copa, inclusive, perdeu para a Suíça e foi buscar a classificação apenas no último jogo contra Belarus.
A amarga eliminação nas quartas de final ocorre duas vezes seguidas na Copa do Mundo, já que em 2019 a seleção caiu para a Rússia. Essa será a primeira vez na história que a seleção de Senegal avança para as semifinais.
SOBRE O JOGO
Apesar de sair na frente do placar, o Brasil não conseguiu segurar a pressão dos senegaleses, que no tempo normal empataram o jogo em 3 a 3. Na prorrogação, Senegal conseguiu ser mais efetivo nas finalizações e ganharam por 2 a 1. A histórica classificação para a semifinal passa pelos pés de Mendy e Diagne, ambos marcaram dois gols e ajudaram muito para esse feito.
OUTROS RESULTADOS
Também pelas quartas de final, a Suíça goleou o Uruguai por 10 a 1 e avança para as semifinais e terá pela frente a Rússia, que eliminou a Espanha por 4 a 2. Do outro lado da chave, o Taiti perdeu para o Japão por 5 a 4, com isso, os japoneses vão enfrentar o Senegal nas semifinais. Os jogos serão disputados no dia 28/08.
Relembrando as regras
No beach soccer, jogam cinco atletas em cada lado; quatro atuando na linha e um no gol. O número de substituições é ilimitado, podendo alterar durante toda a partida. Os jogos são divididos em três períodos de doze minutos de bola rolando. O tempo para quando há uma falta ou tiro livre direto, quando sai um gol, ou quando um time faz cera. Há um intervalo de três minutos entre cada tempo.
No beach soccer não existe empate, ou seja, em caso de resultados iguais, o jogo irá para a prorrogação e, se persistir, a partida será decidida nos pênaltis. Em caso de vitória no tempo normal, a equipe conquista os três pontos. Caso a vitória venha na prorrogação, a equipe conquista dois pontos. Já com o vencedor nos pênaltis, a equipe conquista apenas um ponto.