Foto de capa: Reprodução/W Series
Por Lucas Furtado Isaias
A finlandesa Emma Kimilainen brilhou na chuva e, em uma atuação marcante no sábado (28/08), venceu a etapa da Bélgica na W Series, saindo de um quinto lugar para o primeiro. Conseguiu uma performance irretocável e entrou na briga pelo campeonato faltando três corridas para o fim. Duas primeiras colocadas na classificação geral, Jamie Chadwick terminou em segundo, e Powell, em quarto. A brasileira Bruna Tomaselli teve dificuldades com o circuito de Spa Francorchamps e concluiu a prova em 15°.
O fim de semana contou com um acidente envolvendo seis competidoras. Ayla Agreen e Beitske Visser foram hospitalizadas para observação após o treino classificatório e ausentaram-se do restante da corrida. Sarah Moore, Abbie Eaton, Belén Garcia e Fabienne Wohlwend também se envolveram no acidente, mas conseguiram participar da retomada do treino e participaram da prova. Irina Sidorkova testou positivo para o coronavírus e foi outra ausência na corrida, sendo substituída por Gosia Rdest.
A corrida começou com uma hora de atraso em razão do acidente envolvendo Nando Morris, que causou bandeira vermelha no treino classificatório da Fórmula 1, atrasando o encerramento da definição do grid da corrida. O começo teve a presença do safety car devido à pista molhada causada pela chuva que atingia a região do circuito de Spa Francorchamps, permanecendo na frente das competidoras durante 13 minutos.
Na relargada, Jamie Chadwick abriu vantagem sobre Alice Powell, e Wohlend conseguiu subir do 13° para o terceiro lugar, mas depois foi superada por diversas pilotos, caindo para 11°. No minuto seguinte, Emma Kimilainen superou Wood e assumiu a terceira posição. A australiana também foi superada por Marta Garcia, que tomou a quarta posição. A brasileira Bruna Tomaselli, nos primeiros minutos de prova, conseguiu se manter na 12ª posição.
E, com 21 minutos de corrida, Kimilainen aproveitou a perda de ritmo do carro de Alice Powell e ultrapassou a britânica, assumindo a segunda posição. Tomaselli também teve dificuldades no circuito e foi ultrapassada por Abbie Eaton e Sarah Moore. Faltando seis minutos para o fim da corrida, a finlandesa conseguiu tirar mais de um segundo de vantagem de Chadwick, com as duas fazendo ao mesmo tempo as voltas mais rápidas da prova e brigando, de maneira ferrenha, pela liderança. Dois minutos mais tarde, conseguiu fazer a ultrapassagem, assumir o primeiro lugar e abrir uma larga vantagem.
Simultaneamente à briga pela liderança, houve disputa pelo terceiro lugar entre Marta Garcia e Powell. Durante alguns momentos, a britânica ficou à frente, mas a espanhola superou no 30° minuto de corrida. Já na reta final da prova, uma briga também pelas últimas posições que pontuam, em especial do oitavo lugar, com Wohlwend assumindo a posição, e, em seguida, com Sabré Cook superando Vicky Piria na décima colocação. Com 30 minutos de corrida, a piloto italiana foi ultrapassada também por Abbie Eaton. Na penúltima volta, tivemos a disputa pela sétima posição, e Nerea Marti perdeu o lugar para Wohlwend já na volta final.
Emma Kimilanen venceu a corrida de maneira impecável e acirrou a briga do campeonato, que até então estava polarizada entre Chadwick e Powell. A diferença da piloto finlandesa para as duas é de, respectivamente, 31 e 24 pontos, faltando três provas para terminar a temporada. Já a diferença entre as duas britânicas foi de um para sete pontos com o resultado da corrida, o que abre possibilidade de mudanças nesta reta final.
Resultado da corrida
- Emma Kimilainen – 35:21:478
- Jamie Chadwick – 35:29:967
- Marta Garcia – 35:33:427
- Alice Powell – 35:39:660
- Caitlin Wood – 35:57:310
- Jessica Hawkins – 36:01:074
- Fabienne Wohlwend – 36:01:573
- Nerea Marti – 36:02:358
- Miki Koyama – 36:03:235
- Abbie Eaton – 36:04:467
- Sabré Cook – 36:05:179
- Vicky Piria – 36:07:810
- Sarah Moore – 36:08:656
- Belen Garcia – 36:09:258
- Bruna Tomaselli – 36:19:977
- Gosia Rdest – 36:35:333
Última corrida da temporada é adiada em uma semana
A Fórmula 1 anunciou ajustes em seu calendário de provas em 2021, e um deles impacta a W Series. A última prova da temporada, no México, foi adiada em uma semana e será realizada em 6 de novembro. A etapa dos Estados Unidos teve sua data mantida e acontecerá em 23 de outubro.
.png?web=1)
Classificação Geral
- Jamie Chadwick – 91 pontos
- Alice Powell – 84 pontos
- Emma Kimilainen – 60 pontos
- Nerea Marti – 41 pontos
- Fabienne Wohlwend – 40 pontos
- Sarah Moore – 36 pontos
- Irina Sidorkova – 34 pontos
- Marta Garcia – 31 pontos
- Beitske Visser e Belen Garcia – 18 pontos
- Bruna Tomaselli e Miki Koyama – 12 pontos
- Abbie Eaton – 11 pontos
- Caitlin Wood – 10 pontos
- Jessica Hawkins – 09 pontos
- Abbi Pulling – 04 pontos
- Gosia Rdest – 02 pontos
- Ayla Agren e Vicky Piria – 01 ponto
- Sabré Cook – 00 ponto
Programação da Próxima Etapa: Zandvoort – Holanda (horário de Brasília)
3 de setembro
7h55 – Treino Livre
11h30 – Treino Classificatório
4 de setembro
11h30 – Corrida