Emma Kimilainen brilha em uma corrida com chuva, vence a etapa da W Series e acirra disputa pelo campeonato

Foto de capa: Reprodução/W Series

Por Lucas Furtado Isaias  

A finlandesa Emma Kimilainen brilhou na chuva e, em uma atuação marcante no sábado (28/08), venceu a etapa da Bélgica na W Series, saindo de um quinto lugar para o primeiro. Conseguiu uma performance irretocável e entrou na briga pelo campeonato faltando três corridas para o fim. Duas primeiras colocadas na classificação geral, Jamie Chadwick terminou em segundo, e Powell, em quarto. A brasileira Bruna Tomaselli teve dificuldades com o circuito de Spa Francorchamps e concluiu a prova em 15°.  

O fim de semana contou com um acidente envolvendo seis competidoras. Ayla Agreen e Beitske Visser foram hospitalizadas para observação após o treino classificatório e ausentaram-se do restante da corrida. Sarah Moore, Abbie Eaton, Belén Garcia e Fabienne Wohlwend também se envolveram no acidente, mas conseguiram participar da retomada do treino e participaram da prova. Irina Sidorkova testou positivo para o coronavírus e foi outra ausência na corrida, sendo substituída por Gosia Rdest.  

A corrida começou com uma hora de atraso em razão do acidente envolvendo Nando Morris, que causou bandeira vermelha no treino classificatório da Fórmula 1, atrasando o encerramento da definição do grid da corrida. O começo teve a presença do safety car devido à pista molhada causada pela chuva que atingia a região do circuito de Spa Francorchamps, permanecendo na frente das competidoras durante 13 minutos. 

Na relargada, Jamie Chadwick abriu vantagem sobre Alice Powell, e Wohlend conseguiu subir do 13° para o terceiro lugar, mas depois foi superada por diversas pilotos, caindo para 11°. No minuto seguinte, Emma Kimilainen superou Wood e assumiu a terceira posição. A australiana também foi superada por Marta Garcia, que tomou a quarta posição. A brasileira Bruna Tomaselli, nos primeiros minutos de prova, conseguiu se manter na 12ª posição.  

E, com 21 minutos de corrida, Kimilainen aproveitou a perda de ritmo do carro de Alice Powell e ultrapassou a britânica, assumindo a segunda posição. Tomaselli também teve dificuldades no circuito e foi ultrapassada por Abbie Eaton e Sarah Moore. Faltando seis minutos para o fim da corrida, a finlandesa conseguiu tirar mais de um segundo de vantagem de Chadwick, com as duas fazendo ao mesmo tempo as voltas mais rápidas da prova e brigando, de maneira ferrenha, pela liderança. Dois minutos mais tarde, conseguiu fazer a ultrapassagem, assumir o primeiro lugar e abrir uma larga vantagem.  

Simultaneamente à briga pela liderança, houve disputa pelo terceiro lugar entre Marta Garcia e Powell. Durante alguns momentos, a britânica ficou à frente, mas a espanhola superou no 30° minuto de corrida. Já na reta final da prova, uma briga também pelas últimas posições que pontuam, em especial do oitavo lugar, com Wohlwend assumindo a posição, e, em seguida, com Sabré Cook superando Vicky Piria na décima colocação. Com 30 minutos de corrida, a piloto italiana foi ultrapassada também por Abbie Eaton. Na penúltima volta, tivemos a disputa pela sétima posição, e Nerea Marti perdeu o lugar para Wohlwend já na volta final.  

Emma Kimilanen venceu a corrida de maneira impecável e acirrou a briga do campeonato, que até então estava polarizada entre Chadwick e Powell. A diferença da piloto finlandesa para as duas é de, respectivamente, 31 e 24 pontos, faltando três provas para terminar a temporada. Já a diferença entre as duas britânicas foi de um para sete pontos com o resultado da corrida, o que abre possibilidade de mudanças nesta reta final.   

Resultado da corrida  

  1. Emma Kimilainen – 35:21:478 
  1. Jamie Chadwick – 35:29:967  
  1. Marta Garcia – 35:33:427 
  1. Alice Powell – 35:39:660 
  1. Caitlin Wood – 35:57:310 
  1. Jessica Hawkins – 36:01:074 
  1. Fabienne Wohlwend – 36:01:573 
  1. Nerea Marti – 36:02:358 
  1. Miki Koyama – 36:03:235 
  1. Abbie Eaton – 36:04:467 
  1. Sabré Cook – 36:05:179 
  1. Vicky Piria – 36:07:810 
  1. Sarah Moore – 36:08:656 
  1. Belen Garcia – 36:09:258 
  1. Bruna Tomaselli – 36:19:977 
  1. Gosia Rdest – 36:35:333  

Última corrida da temporada é adiada em uma semana  

A Fórmula 1 anunciou ajustes em seu calendário de provas em 2021, e um deles impacta a W Series. A última prova da temporada, no México, foi adiada em uma semana e será realizada em 6 de novembro. A etapa dos Estados Unidos teve sua data mantida e acontecerá em 23 de outubro.  

Crédito: Lucas Furtado

Classificação Geral  

  1. Jamie Chadwick – 91 pontos 
  1. Alice Powell – 84 pontos 
  1. Emma Kimilainen – 60 pontos 
  1. Nerea Marti – 41 pontos 
  1. Fabienne Wohlwend – 40 pontos 
  1. Sarah Moore – 36 pontos 
  1. Irina Sidorkova – 34 pontos 
  1. Marta Garcia – 31 pontos 
  1. Beitske Visser e Belen Garcia – 18 pontos  
  1. Bruna Tomaselli e Miki Koyama – 12 pontos 
  1. Abbie Eaton – 11 pontos 
  1. Caitlin Wood – 10 pontos 
  1. Jessica Hawkins – 09 pontos 
  1. Abbi Pulling – 04 pontos 
  1. Gosia Rdest – 02 pontos 
  1. Ayla Agren e Vicky Piria – 01 ponto 
  1. Sabré Cook – 00 ponto  

Programação da Próxima Etapa: Zandvoort – Holanda (horário de Brasília)

3 de setembro  

7h55 – Treino Livre  

11h30 – Treino Classificatório 

4 de setembro  

11h30 – Corrida  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s