Capa: Imagem do filme “Mil vezes boa noite”
Por: Carolina Paiva
Em 1880 a imprensa foi renovada quando o jornal Daily Herald, de Nova York, colocou imagens no jornal para chamar a atenção do leitor, o que transformou uma das maiores evidências para uma notícia. A fotografia, assim, se tornou um importante complemento para os fatos e, por isso, o profissional Repórter Fotográfico foi mais e mais requerido.
O repórter fotográfico é uma função com o objetivo de registrar a situação a partir das lentes da câmera fotográfica, momentos os quais podem variar, como política, esportes, cultura, natureza, etc. Essa profissão pode ser muitas vezes arriscada, quando os profissionais se submetem a situações complicadas, expondo suas vidas para registrar aquele importante momento da história.
Em homenagem ao dia 02 de setembro, dia do repórter fotográfico, hoje as dicas são produções que mostram a vida e o trabalho desses profissionais. Com o mundo contemporâneo, a internet tornou-se de fácil acesso para compartilhar imagens, comprometendo o espaço dos fotojornalistas. Então, lembre-se: um verdadeiro repórter fotográfico irá registrar os fatos, colocando sua visão do acontecimento em uma foto, mas imagens pela internet já podem ser manipuladas e editadas, ajudando na disseminação da fake news. Por isso, é importante valorizarmos esses profissionais!
Twitter: @emtodolugar_ofc
Ficha Técnica:
Pesquisa: Carolina Paiva
Roteiro: Flavia Messeder
Apresentadores: Alice Matos e Lucas Furtado
Arquivo: Carolina Paiva
Edição: Carina d’Alverga
Editor Júnior: Carolina Paiva