Em Tóquio 2020 nas Paralimpíadas – Dia 12: no penúltimo dia da competição, Brasil consegue superar o recorde histórico de 21 ouros

Foto de capa: Rebeca Doin 

Por Armando Edra e Henrique Teixeira 

Atletismo 

Mais uma medalha de bronze foi conquistada para o atletismo paralímpico brasileiro. Dessa vez, Ricardo Gomes superou os seus limites ao alcançar a melhor marca de sua carreira nos 200m da classe T37, com o tempo de 22s49. 

Infelizmente, Thiago Paulino não é mais campeão paralímpico do arremesso de peso F57. A China entrou com um protesto diante do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), que aceitou o pedido e negou o recurso do comitê brasileiro.  

Após a revisão dos lançamentos, Thiago teve as marcas acima de 15 metros anuladas, modificando assim o pódio que deu o ouro para o chinês Guoshan Wu, que fez 15m na final. Já a prata é do brasileiro Marco Aurélio Borges, com 14,85m, e Thiago passou a ser medalhista de bronze com 14,77m de marca. 

Na final dos 400m, pela classe T47, o pódio contou com a presença de dois brasileiros. Petrúcio Ferreira e Thomaz Moraes conquistaram as medalhas de bronze e prata, respectivamente. E outra dobradinha aconteceu nos 200 m da classe T11, com a prata para Thalita Simplício e o bronze para Jerusa Geber

Ricardo Gomes comemorando o bronze conquistado com sua melhor marca da carreira – Foto: Alê Cabral/CPB 

Canoagem 

O atleta Fernando Rufino, mais conhecido como “Cowboy de Aço”, conquistou a medalha de ouro na classe VL2 da canoagem velocidade, com a marca de 53s077. Esta foi a primeira medalha do atleta em Jogos Paralímpicos. 

Giovane Vieira cruzou a linha de chegada em segundo lugar e levou a prata com a marca de 52s148, conquistando-a na canoagem classe VL3. 

Fernando Rufino celebrando sua primeira conquista dourada nas Paralimpíadas – Foto: Miriam Jeske/CPB

Futebol de 5 

Em jogo emocionante, a seleção brasileira conquistou mais um ouro para a coleção, após vencer a Argentina por 1 a 0, confirmando seu favoritismo na modalidade.  

Favoritismo esse que se dá pelo fato de o Brasil nunca ter perdido uma partida sequer na história dos Jogos Paralímpicos, mantendo assim sua incrível invencibilidade.  

No segundo tempo, Nonato puxou a responsabilidade e marcou um golaço, dando a vitória ao time. Outro importante destaque foi o goleiro Luan, que fez três grandes importantes defesas, preservando a meta brasileira.  

Vôlei Sentado 

O time masculino enfrentou a Bósnia, atual vice-campeã paralímpica, e perdeu por 3 sets a 1, terminando a modalidade na quarta competição, sem medalha.  

Por outro lado, o time feminino deu orgulho e venceu mais uma vez o Canadá. Após superar a derrota para as norte-americanas, na semifinal, as brasileiras não perdoaram e fizeram uma apresentação de gala. Assim, o time subiu mais uma vez ao pódio e conquistou a medalha de bronze.  

Vale lembrar que as brasileiras já haviam vencido as canadenses na primeira fase, por 3 sets a 2. 

Parataekwondo 

Modalidade que já trouxe duas medalhas para o Brasil em Tóquio (um ouro e um bronze), o parataekwondo brasileiro tem chance de alcançar o lugar mais alto do pódio novamente, com Débora Menezes, atual campeã mundial. 

Pela categoria até 58kg, nossa representante venceu a ucraniana Yuliya Lypetska pelo elástico placar de 55 a 10, mas perdeu para a uzbeque Guljonoy Naimova por 8 a 4 na final e ficou com a prata.  

A medalha colocou a campanha brasileira como o país líder no quadro de medalhas do esporte estreante das Paralimpíadas . Além da prata de Débora, Nathan Torquato conquistou o ouro na categoria K44 até 61kg na quinta e Silvana Fernandes o bronze na categoria K44 até 58kg, na sexta. 

Parabadminton 

Único brasileiro no parabadminton, modalidade que faz estreia nas Paralimpíadas de Tóquio, Vitor Tavares foi derrotado por Man Kai Chu, de Hong Kong, e disputará o bronze contra o britânico Krysten Coombs, que foi derrotado pelo indiano Krishna Nagar. O combate acontecerá às 21h de sábado (04/08), pelo horário de Brasília.   

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s