FACHArtistas apresenta: a fotografia de Josiane Santana

Por Valentina Sulam

A entrevista de hoje é com Josiane Santana, de 33 anos. Formada em Jornalismo pela FACHA, ela atua como fotógrafa e comunicadora comunitária. Moradora do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, seu trabalho é focado no registro documental de vivências cotidianas e culturais nas favelas cariocas, e já foi capa do Jornal O Globo e Folha de São Paulo, além de destaque em veículos internacionais como El País, El Correo da Espanha e CNN EUA.

Dedicada à fotografia popular desde 2013, quando concluiu o primeiro curso na área através de um processo seletivo da Nave do Conhecimento, Josiane faz parte do coletivo Favelagrafia, junto ao qual conquistou, em 2017, dois leões de bronze no Festival Cannes Lions, a mais importante premiação da publicidade mundial. O projeto, lançado em 2016, propõe ressignificar a percepção social sobre as favelas a partir do olhar afetivo de nove fotógrafos, moradores de nove comunidades (Complexo do Alemão, Santa Marta, Morro dos Prazeres, Cantagalo, Babilônia, Morro da Mineira, Borel, Rocinha e Providência). O objetivo é promover um retrato da potência presente nesses espaços, valorizando o talento, a criatividade e a arte.

Ao longo da carreira, Josiane teve suas fotos expostas em centros de referência no cenário cultural do país como o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Em 2020, ela participou da iniciativa de intervenção urbana O Real Resiste, que espalhou 120 lambe-lambes de 30 artistas contemporâneos pela cidade do Rio. A realização mais recente é a exposição virtual Infância, Juventude e Direitos Humanos, disponível na plataforma Arttere até 14 de setembro.

Quer conhecer um pouco mais o trabalho da Josiane? Confira a seguir o papo que ela bateu com a nossa repórter Giovanna Gouveia.

Gostou da entrevista? Siga a Josiane nas redes sociais!

Instagram: @josianesantanafoto

Facebook: Josiane Santana Fotografia

FICHA TÉCNICA

Pesquisa e perguntas: Júlia Fonseca

Repórter: Giovanna Gouveia

Roteiro: Tássia Antunes

Edição: Giovanna Gouveia

Editoras Júnior: Valentina Sulam e Carina d’Alverga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s