Conheça a cultura gastronômica Brasileira

Saiba a origem e curiosidades de alguns dos mais pratos mais famosos

Foto de Capa: Pixabay

Por Maria Carolina Fernandes  

A culinária brasileira é rica em diversidade, tendo uma grande mistura de ingredientes europeus, africanos e indígenas.  A gastronomia é tão antiga quanto o país, possuindo pratos que surgiram há anos atrás.

Preparamos uma lista com alguns pratos típicos brasileiros, para mostrar como a cultura brasileira é rica e como sua gastronomia é diversa, podendo ter diferentes preparos em cada região.  

Trouxemos 4 comidas brasileiras que são bem conhecidas pelo nosso Brasil. Com isso, podemos conhecer um pouco mais sobre elas e suas curiosidades, e aprender mais sobre cultura riquíssima que possuímos em nosso país. 

Brigadeiro 

fonte: banco de imagens 

Origem: 

O tão famoso docinho brasileiro e queridinho das festas, foi criado em 1940 no Rio de Janeiro, que ficou conhecido como brigadeiro, menos no Rio Grande do Sul, onde é conhecido como “negrinho”. Segundo alguns estudiosos, o docinho tem origem no Sul, então fica essa dúvida de onde realmente  vem. 

O nome brigadeiro tem ligação com a campanha eleitoral de Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à Presidência da República em 1946. 

Ingredientes:  

Os ingredientes do brigadeiro são leite condensado, chocolate em pó, manteiga e chocolate granulado para a cobertura. 

Arte: Maria Carolina Fernandes 

Feijoada: 

foto: banco de imagens 

Origem: 

A feijoada é uma comida típica brasileira, que no mundo da gastronomia ainda há algumas hipóteses sobre seu surgimento. Uma diz que a feijoada teve origem no século XIX, a outra diz que ela foi criada nas senzalas, pelos escravizados, usando os restos de comidas dos senhores de engenho. 

Os portugueses foram os responsáveis por trazer ao Brasil a técnica e a combinação do cozido com carnes. O mais certo é que a feijoada é uma adaptação do cozido português. 

Resumindo: a feijoada não é essencialmente brasileira, e sim uma adaptação da gastronomia europeia. 

Ingredientes: 

Feijão, carnes e alguns acompanhamentos como arroz, farofa, couve, torresmo e laranja, que foram sendo acrescentadas com o passar do tempo. 

Arte: Maria Carolina Fernandes 

Açaí: 

foto: banco de imagens 

Origem: 

O açaí é um fruto brasileiro cultivado inicialmente na região amazônica. Atualmente, 95% da produção dele se concentra no Pará. 

 Ele se popularizou por todo Brasil e hoje é utilizado de diversas maneiras na gastronomia brasileira. Como mostra as curiosidades abaixo, podemos ver que em cada região o fruto é consumido de uma maneira diferente. 

Arte: Maria Carolina Fernandes  

Churrasco: 

foto: banco de imagens

Origem: 

O churrasco surgiu na América do Sul, junto com os Setes Povos das Missões — sociedade fundada por jesuítas no Rio Grande a fim de reunir indígenas na missão de catequizá-los. 

Os rebanhos que eram criados por eles conquistaram as regiões, tornando-se uma riqueza para se aproveitar, eles começaram a ser caçados, tornando-se a refeição básica dos moradores. O prato consistia em uma fatia de carne, que era assada no calor do fogo e temperada com um punhado de cinzas. 

Assim o churrasco foi incorporado na história do Rio Grande do Sul, e hoje é esse fenômeno que conhecemos por todo o Brasil, sendo o queridinho dos finais de semana. 

O tradicional churrasco gaúcho é realizado no fogo de chão em espetos de carne enterrados na terra próximos à brasa. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s