A Copa do Mundo de Futsal vem aí e o Brasil vai em busca do sexto título 

Foto de capa: Divulgação/MKT Esportivo.

Por Tadeu Martins

A Copa do Mundo de Futsal vai reunir 24 seleções, que estarão divididas em seis grupos com quatro equipes. A competição vai ocorrer entre os dias 12 de setembro a 3 de outubro, na Lituânia. Na última edição da Copa do Mundo, em 2016, a Argentina garantiu o seu primeiro título mundial e o Brasil acabou sendo eliminado nas oitavas de final. As equipes se enfrentam apenas uma vez na primeira fase.  

A Seleção Brasileira já conheceu seus adversários nessa competição e em qual grupo ele vai jogar. O Brasil jogará no Grupo D e terá como adversários o Panamá, Vietnã e República Tcheca. O time do técnico Marquinhos Xavier entra em campo no dia 13 de setembro contra o Vietnã, no dia 16 de setembro vai enfrentar a República Tcheca e fecha a fase de grupos no dia 19 contra o Panamá.

Crédito: Thaís Magalhães/CBF.

Nessa Copa do Mundo teremos cinco representantes asiáticos, três africanos, quatro da CONCACAF, quatro sul-americanos, um da Oceania, seis europeus e o país sede (Lituânia). Além do Brasil, as outras equipes que vão participar da competição também já conheceram seus grupos e adversários, confira: 

– Grupo A: Lituânia, Costa Rica, Cazaquistão e Venezuela; 

– Grupo B: Rússia, Egito, Guatemala e Uzbequistão; 

– Grupo C: Portugal, Tailândia, Ilhas Salomão e Marrocos; 

– Grupo D: Brasil, República Tcheca, Panamá e Vietnã; 

– Grupo E: Espanha, Paraguai, Japão e Angola; 

– Grupo F: Argentina, Irã, Sérvia e Estados Unidos 

A Copa do Mundo de Futsal foi fundada pela FIFA em 1989 e teve como primeira sede a Holanda, onde o esporte é o mais popular no país. De lá para cá, o campeonato é disputado de quatro em quatro anos, no mesmo intervalo da Copa do Mundo de Futebol.  

A Seleção Brasileira foi a primeira campeã e ocupa o posto de país com mais títulos; são cinco. Confira os maiores campeões da Copa do Mundo de Futsal: 

– Brasil – 5 títulos (1989, 1992, 1996, 2008 e 2012) 

– Espanha – 2 títulos (2000 e 2004) 

– Argentina – 1 título (2016) 

REGRAS

A partida é dividida em dois tempos de 20 minutos. Diferente do futebol de campo, o único jogador que pode colocar a mão na bola é o goleiro, ou seja, o lateral é cobrado com os pés. Se um jogador cometer alguma falta durante jogo, ele pode levar um cartão amarelo como advertência ou o vermelho como expulsão. Caso o atleta leve três cartões amarelos, ele é expulso. Cada time possui cinco jogadores em quadra, sendo um o goleiro. No futsal, não há limites para substituições; elas podem ocorrer em qualquer momento do jogo. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s